-
“Porque melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.” (Provérbios 8.11).
Os tesouros da terra são belos e atraentes. Fascinam os olhos, despertam desejos, mas não satisfazem a alma. Há coisas melhores do que riquezas: sabedoria, bom nome, paz de espírito e a piedade com contentamento. Mesmo assim, o homem corre sofregamente atrás de prata, ouro, joias e riquezas. Investe seu tempo, usa sua energia, devota sua inteligência e emprega todos os seus talentos para amealhar riquezas. Muitos chegam a alcançar sucesso nessa empreitada, porém, deixam ao longo do caminho os destroços de sua busca insaciável.
Há aqueles que destroem o casamento e a família para atingir o topo da pirâmide social. Acumulam bens, mas perdem a família. Ajuntam tesouros, mas perdem a alma. A sabedoria divina nos adverte dizendo que o ensino é melhor do que a prata; que o conhecimento é melhor do que o ouro escolhido; que a sabedoria é melhor do que joias e que nada neste mundo, nem as riquezas nem os prazeres podem ser comparados à sabedoria.
O néscio ajunta tesouros julgando que essa riqueza lhe dará felicidade e segurança. Porém, esses tesouros acabam se transformando no combustível de sua própria destruição. Quando o homem busca conhecimento e sabedoria em vez de correr atrás de prata, ouro e joias, encontra segurança, felicidade e riqueza.
Extraído do livreto Cada Dia – 08/05/24
Nenhum comentário:
Postar um comentário