-
“Não sejas frequente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça.” (Provérbios 25.17).
Cultivar boas amizades é uma das grandes bênçãos da vida. Mas como fazer isso? O escritor norte-americano Dale Carnegie diz que a melhor maneira de fazer um amigo é ser amigo. A melhor maneira de atrair as pessoas é investir nelas e valorizá-las. A melhor maneira de conquistar simpatia é semear afeto e respeito. A melhor maneira de colher bons frutos nos relacionamentos é honrar os amigos e ser leais a eles.
O amigo é aquele que está ao seu lado não apenas nas horas felizes, mas, também, e sobretudo, nas horas difíceis. O amigo é aquele que chega quando todos já se foram. Mas, até nessa relação mais próxima, de comunhão com o próximo, precisamos ter discernimento. Há momento de visitar um amigo e momento de respeitar sua privacidade. Há momentos de estar na casa do próximo e momentos de se ausentar de sua casa.
Uma pessoa sem limites, que está sempre na casa de seu próximo, torna-se inconveniente. Em vez de cativar simpatia, torna-se motivo de enfado. Em vez de ser bem-vinda quando chega, é um alívio quando sai. É melhor ser convidado pelo próximo à sua casa do que ser um intruso. O bom vizinho sabe respeitar o espaço e a privacidade do outro. Há pessoas que, embora distantes fisicamente, estão perto do coração; há outras que, embora grudadas fisicamente, são indesejáveis ao coração.
Extraído do livreto Cada Dia – 25/05/24
Nenhum comentário:
Postar um comentário