segunda-feira, 17 de março de 2025

A SEGUNDA FASE DO CASAMENTO

 



Herança do Senhor são os filhos;
o fruto do ventre, seu galardão.” (Salmo127.3).

A segunda fase do casamento é a chegada dos filhos. O casal começa sem filhos, cria os filhos, os filhos crescem, se casam e o casal volta a ficar sozinho. Os filhos vêm como herança do Senhor. Eles são presentes de Deus. Eles nos são confiados para que os eduquemos no caminho da verdade, nas veredas da justiça. Eles pertencem ao Senhor mais do que a nós. São filhos da promessa.

É fato que os nossos filhos são nosso maior tesouro. Eles devem vir depois do cônjuge e antes dos amigos e das coisas. Eles devem ser criados na disciplina e na admoestação do Senhor. Devem ser instruídos pelas sagradas letras desde a infância. Os filhos devem ser preparados para a vida. O poeta sacro os compara a flechas nas mãos do guerreiro. Um guerreiro não terceiriza suas flechas. Ele as carrega. Não as desperdiça. Lança-as no alvo certo.

Devemos criar os nossos filhos para a glória de Deus e lançá-los como uma flecha para que cumpram os propósitos de Deus. Os pais devem ser o espelho dos filhos. Os filhos observam os pais mais do que os escutam. Só quando os pais amarem a Deus é que estarão aptos para inculcar esses mesmos valores no coração dos filhos. O teólogo francês Albert Schweitzer diz: “O exemplo não é uma forma de ensinar; é a única forma eficaz de fazê-lo”.

Extraído do livreto Cada Dia – 17/03/25

Nenhum comentário:

Postar um comentário