terça-feira, 11 de junho de 2024

QUAL É A SUA ESTAÇÃO DE VIDA?

 


tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras;
tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar…” (Eclesiastes 3.5).

Às vezes a gente mantém um ritmo que não é condizente com o nosso momento de vida. Existem jovens que vivem com o freio de mão puxado. E tem pessoas mais velhas que ainda não aprenderam a controlar a velocidade. Jovem quer ir mais rápido e fazer tudo. À medida que o tempo passa, aprendemos a ir mais devagar e a fazer menos; fazer menos para fazer melhor.

Larry Osbourne, pastor de uma igreja na Califórnia, Estados Unidos, conta que estava escrevendo o seu segundo livro quando, de repente, seu filho pequeno entrou correndo gritando: “Papai, papai vamos brincar?” Ele prontamente disse ao filho que estava ocupado e que naquele momento não podia. O menino, claro, saiu triste dali. Só que o pastor ficou ouvindo o filho brincar sozinho e isso pesou no seu coração. Então, ele ouviu o Espírito Santo falar com ele: “Larry, você vai ter muito tempo para escrever livros, mas daqui a pouco o seu filho não vai mais te chamar para brincar.”

Imediatamente ele saiu para brincar com o filho e decidiu que não ia escrever mais nenhum livro até que seu filho mais novo entrasse na faculdade. Existem projetos que só devem ser realizados numa determinada estação da vida. Em que estação da vida você está? É tempo de acelerar ou é tempo de diminuir? É tempo de começar ou é tempo de parar?

Extraído do livreto Cada Dia – 11/06/24

segunda-feira, 10 de junho de 2024

CELEBRE A VIDA

 


tempo de chorar e tempo de rir; tempo de
prantear e tempo de saltar de alegria…” (Eclesiastes 3.4).

A vida é uma gangorra que se alterna entre alegria e tristeza. Tem dias ensolarados e floridos. E tem outros em que o céu cinza e o clima invernal parecem intermináveis. E essas mudanças da vida são, por vezes, repentinas. Diante disso, aproveite os dias bons. Celebre cada vitória. Não permita que a ambição de querer ter mais roube a sua satisfação pelo que você já tem. Cuidado com a ganância.

O ganancioso está dobrando a meta o tempo todo. Ele nunca diz: “Basta! Estou satisfeito com o que tenho.” A ganância nunca sacia sua fome de, para ele, felicidade. Você já ouviu falar do livro “Um Mês Para Viver”? Os autores acompanharam diversas pessoas à beira da morte e aprenderam muito sobre viver com quem tinha plena consciência da brevidade da vida. Nesse livro eles propõem quatro princípios universais para viver bem. E um deles é: viva apaixonadamente. Viva cada dia como se fosse o último.

Se hoje alguém oferecesse a você 10 milhões de reais, você ficaria como? Provavelmente feliz. E se a condição para se tornar milionário fosse não acordar amanhã, você aceitaria? Acredito que não. Sabe por quê? Porque a vida com todas as suas dores vale mais do que qualquer dinheiro. Portanto, se você não tiver muitas razões para agradecer, celebre o simples fato de estar vivo.

Extraído do livreto Cada Dia – 10/06/24

domingo, 9 de junho de 2024

HÁ TEMPO PARA TUDO

 


Tudo tem o seu tempo determinado, e há
tempo para todo propósito debaixo do céu…” (Eclesiastes 3.1).

Há tempo para tudo. No mundo natural isso é óbvio. A terra se move no ritmo das estações. Mas o sábio rei Salomão, filho de Davi, está falando da vida. Ela também tem estações, períodos, fases, momentos, oscilações, mudanças. Tem mudanças que nós mesmos fazemos. Há mudanças que ocorrem à nossa revelia. A vida muda. E isso é inevitável.

Tem mudanças que trazem coisas boas e ruins ao mesmo tempo. Você pode perder e ganhar em cada mudança. E a gente, claro, quer abraçar apenas as coisas boas sem ter de conviver com as ruins. No entanto, relutar em aceitar o lado não prazeroso da mudança vai gradativamente produzindo em nós amargura, reclamação, murmuração e, por fim, infelicidade.

Não estou dizendo que você não tenha de lutar para mudar o que não está bom. Mas você precisa entender que sua vida mudou, e mesmo que você tente reverter essas mudanças, ainda que tente reconstruir o seu passado, sua vida jamais será como antes. Mudou. Quanto mais cedo você aceitar que a vida tem um ritmo e que você ganha e perde em cada mudança, vai ser melhor para você, para sua saúde emocional, espiritual, e para sua família também. Aceite o ritmo da vida. Há tempo para tudo. E viva cada tempo com a certeza de que Deus está com você tanto nos dias bons como nos dias ruins.

Extraído do livreto Cada Dia – 09/06/24

sábado, 8 de junho de 2024

EU VI O SENHOR

 


Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos:
Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.” (João 20.18).

Maria Madalena teve a experiência de literalmente ver Jesus. Uma experiência profunda, direta e pessoal com o Senhor ressurreto. E a vida dela mudou radicalmente a partir disso. Ela parou de olhar a vida com desespero e passou a enxergar a realidade com esperança. Coisas mortas dentro dela ganharam vida porque seus olhos viram o Senhor. Na tradição cristã essa frase de Maria Madalena “Vi o Senhor” se tornou símbolo de uma experiência pessoal com Jesus Cristo.

Neste sentido, há pessoas que já viram Jesus e outras que ainda não o viram. Há pessoas que estão na igreja, mas que não viram o Senhor. Elas acreditam em Jesus, elas concordam com as ideias de Jesus e com as afirmações teológicas sobre Jesus, elas cantam para Jesus, elas gostam de Jesus, elas admiram Jesus, mas ainda não viram o Senhor.

E você, já viu o Senhor? Você já teve uma experiência pessoal com ele? Você precisa passar por essa experiência. Quando isso acontecer você vai parar de olhar a vida com desespero e passar a enxergá-la com esperança. Coisas mortas dentro de você vão ganhar vida. A experiência com o Cristo ressurreto vai mudar você. A experiência com o Cristo ressurreto vai enxugar dos seus olhos toda lágrima de desespero, vai arrancar do seu coração o medo do amanhã e vai libertar você do pavor da morte.

Extraído do livreto Cada Dia – 08/06/24

sexta-feira, 7 de junho de 2024

VOCÊ ESTÁ PROTEGIDO

 


O meu socorro vem do Senhor,
que fez o céu e a terra.” (Salmo 121.2).

A vida é uma dádiva de Deus. Mas viver é uma aventura perigosa. Sobretudo porque estamos num mundo quebrado por causa da rebelião humana. Nós sabemos disso. Por isso temos medo. E o nosso medo nos lança a uma busca constante e frenética por segurança. De onde vem o seu socorro? De você, dos seus recursos, das pessoas que cercam você? Vai chegar uma hora em que você vai ganhar a consciência de que nada, dentro de você ou ao redor de você, pode lhe proporcionar real segurança.

Por isso que a melhor resposta é esta: “O meu socorro vem do Senhor.” O meu socorro não está dentro de mim. O meu socorro não está ao meu lado. Acima de qualquer coisa, o meu socorro vem do Senhor. Por que ter o socorro de Deus é melhor? Porque ele é a rocha que não se abala. Ele é o alto refúgio. 
O castelo forte e seguro.

Em certos momentos olhamos para a escuridão que nos cerca e, por falta de fé, não conseguimos encontrar Deus. Então, trememos de medo. Entramos em pânico e dizemos para Deus: “Eu não consigo ver você Pai.” Contudo, a boa notícia é que, embora não consigamos enxergar claramente Deus no meio de nossas noites mais escuras, ele sempre está ali, nos observando como um pai atento e amoroso e dizendo: “Eu estou vendo você meu filho, eu protejo você porque eu amo você.”

Extraído do livreto Cada Dia – 07/06/24

quinta-feira, 6 de junho de 2024

EXERCÍCIO PARA O CORAÇÃO

 


Bendizei ao Senhor, vós, todas as suas obras...
Bendize, ó minha alma, ao Senhor.” (Salmo 3.22).

A gratidão é uma decisão do coração, não é algo que flui naturalmente dentro de nós. Por mais que experimentemos do cuidado e da provisão de Deus, nossos olhos sempre se voltam para aquilo que não temos (na maioria dos casos, não precisamos), gerando ingratidão em nosso coração. Por isso precisamos exercitar gratidão a Deus.

A gratidão é um exercício do coração que celebra a Deus pelo sustento que ele nos tem provido, inclusive pelas pequenas coisas cotidianas com as quais nos presenteia. Dificilmente seremos agradecidos a Deus enquanto estivermos focados no que desejamos. Nem sempre temos tudo o que desejamos, e nem deveríamos querer satisfazer nossos desejos a qualquer custo. Há coisas que queremos que vão nos causar mais mal do que bem e nos afastar de Deus. Felizmente o Senhor sabe o que é melhor para nós e nos protege de nós mesmos dizendo não a algumas orações.

À medida que fundamentamos a nossa gratidão no que necessitamos, no pão nosso de cada dia, certamente vamos crescer em gratidão e em contentamento. Acima de tudo, porém, a ênfase deste salmo está na misericórdia e no amor de Deus, que não se esgotam. Este é o nosso maior motivo de celebração, pois ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

Extraído do livreto Cada Dia – 06/06/24

quarta-feira, 5 de junho de 2024

VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ

 


Por que rejeitas, Senhor, a minha
alma e ocultas de mim o rosto?”(Salmo 88.14).

Esse salmo é sombrio. O poeta expressa dor e tristeza como poucos na Bíblia. Ele se sente sozinho, distante das pessoas e, sobretudo, de Deus. Há lamento e questionamentos. Ele acha que seu sofrimento decorre do fato de Deus tê-lo abandonado. O salmo termina com a palavra trevas. Isso incomoda nosso coração porque aparentemente não há um final feliz. Mas será que não há um final feliz para você?

A palavra trevas aqui nos remete a outra ocorrência, só que no Novo Testamento. O evangelho de Mateus diz o seguinte: “Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra. Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?’” (Mt 27.45,46).

O Salmo 88 termina de modo sombrio. Entretanto, esse não é o fim da história; é apenas o fim de um capítulo. Esta história tem outros episódios e um dos mais importantes é quando Jesus, o Filho de Deus, se viu abandonado pelo Pai na cruz. Deus Pai fez isso para manifestar a glória e o amor dele por você. Jesus foi abandonado na cruz para que nós fôssemos acolhidos. Nossa solidão em relação a Deus foi definitivamente resolvida. Ele nos adotou. Ele é o nosso Pai. Estamos em paz com Deus. Por causa disso, jamais andaremos sós.

Extraído do livreto Cada Dia – 05/06/24