quarta-feira, 31 de agosto de 2022

FUJA DA FRIEZA ESPIRITUAL

 


Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 João 1.9).

Ao final deste Cada Dia me lembro de um cântico maravilhoso baseado em 1 João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Esta é a hora de confessar os pecados ao Senhor. Diante desta exposição temos de fazer uma sincera análise como igreja nestes dias de pandemia. Por que o Senhor nos permitiu passar por tudo isso? Não temos acesso aos decretos soberanos de Deus, mas a Palavra revela que quando o povo se afasta de Deus o Senhor disciplina o seu povo. Que Deus tenha misericórdia de mim e de você!

Estes dias de pandemia vieram para que reconheçamos quem é o Senhor da igreja, para que entendamos que o Senhor julga a igreja pela sua Palavra. O Senhor avalia todas as igrejas do mundo pela sua Palavra. Ele confronta os nossos pecados, nos conclama ao arrependimento e nos promete recompensas e bênçãos maravilhosas!

Que o Senhor perdoe todos os nossos pecados! Que o Senhor transforme o nosso coração! Que o Senhor quebrante a nossa vida! Que o Senhor nos dê as suas bênçãos, o seu perdão, a sua bondade, a sua doce compaixão por sua doce e bendita graça! Clame hoje pelo perdão de Jesus Cristo. Volte ao primeiro amor! Volte para Jesus! Fuja da frieza espiritual!

Extraído do livreto Cada Dia – 31/08/22

terça-feira, 30 de agosto de 2022

UMA NOVA IDENTIDADE


Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe”. (Apocalipse 2.17b).

Nosso texto ensina que a última recompensa que o Senhor daria, juntamente com a pedrinha, é um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. Se você estuda as Escrituras saberá que nomes são muito importantes na Bíblia. No Antigo Testamento os pais davam nomes que tinham importante significado aos seus filhos. Daniel significa Deus é o meu juiz. David significa amado. Isabel significa mulher de Deus. Adão significa o homem. Judá significa louvor. Elias significa Javé é o meu Deus.

Cada nome tinha um significado e revelava a identidade da pessoa. O Senhor Deus nos ensina nos Dez Mandamentos que não se pode tomar o nome do Senhor em vão! O nome de Javé tem a ver com a sua identidade, com a essência de Deus! O seu nome tem a ver com sua identidade e tomar o nome de Deus em vão seria zombar da identidade, do caráter e da santidade do Deus Todo-Poderoso.

O nome novo que receberemos significa uma nova identidade e o texto diz que esse nome novo só conhece aquele que o tem. Por quê? Porque o nome novo escrito dentro do meu coração é o nome de Jesus e só pode saber o que significa ter um nome novo, uma nova identidade, aquele que conhece a Jesus. Conhecer significa ter um relacionamento íntimo e pessoal com Jesus!

Extraído do livreto Cada Dia – 30/08/22


segunda-feira, 29 de agosto de 2022

DECLARADO INOCENTE

 


... lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela 
inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe”. (Apocalipse 2.17).

Em nosso versículo outra recompensa que o Senhor promete aos fiéis é uma pedrinha branca. “Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca...”. Neste contexto, uma pedrinha branca poderia significar um convite que você tinha para entrar numa grande festa. Quando você entrasse naquele evento haveria alguém na porta, você entregava a pedrinha branca e isso mostrava que você era um convidado.

Entretanto, há outro significado da pedrinha branca que, acredito, se aplica muito mais ao nosso texto. No mundo antigo, quando alguém era julgado, a sentença era manifesta através de pedras brancas e pedras negras. Quando os jurados condenavam aquele réu, todos colocavam à vista pedras negras, que significava que ele estava condenado. Mas, quando todos colocavam as pedrinhas brancas à vista, significava que ele não era culpado daquela acusação, era inocente e estava livre. Quando Jesus dá a você uma pedrinha branca, isso significa que ele já pagou todos os seus pecados na cruz!

Talvez você diga: “Pastor, como posso receber uma pedrinha branca?” Arrependa-se dos seus pecados e creia hoje que Jesus Cristo é o Filho de Deus, aquele que morreu na cruz para salvar você! A pedrinha branca significa que todos os nossos pecados estão perdoados!

Extraído do livreto Cada Dia – 29/08/22

domingo, 28 de agosto de 2022

O SENHOR RECOMPENSA

 

   “Ao vencedor, dar-lhe-ei
 do maná escondido”. (Apocalipse 2.17).

Leiamos o versículo 17: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome escrito nela, conhecido apenas pelo que o recebe.” 
O Senhor mostra que ele vai recompensar os cristãos fiéis da igreja fiel. Quem é o Senhor da igreja? É aquele que recompensa os fiéis. O texto mostra que o Senhor dá três recompensas.

A primeira delas é o maná escondido. Você se lembra que o maná é o pão que caiu do céu e alimentava o povo de Deus enquanto estava no deserto. O maná escondido é uma promessa de alimentação. O Senhor promete que vamos participar de um banquete no reino celestial. O maná escondido é Jesus. Ele disse lá no Evangelho de João: “Eu sou o pão da vida.”

Ter o maná escondido significa que terá comunhão eterna com Deus e será alimentado pelo próprio Senhor Jesus. Ele satisfará o vazio da sua alma e encherá você de paz. Você já pode comer esse maná escondido aqui! Quem crê e está cheio da presença de Jesus, sabe que desfrutará de comunhão íntima com o Senhor. O Senhor recompensa os fiéis com o maná escondido, que é a comunhão íntima com Jesus. Busque ao Senhor e será alimentado pelo próprio Jesus!

Extraído do livreto Cada Dia – 28/08/22

sábado, 27 de agosto de 2022

VOLTE PARA JESUS

 

   “Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você
 e lutarei contra eles com a espada da minha boca”. (Apocalipse 2.16).

O Senhor da igreja conclama ao arrependimento. Leiamos o versículo 16: “Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.” Quando o nome do nosso Senhor é desonrado publicamente e não há arrependimento sincero, a igreja de Cristo, amorosamente, deve aplicar a disciplina.

Quando ovelhas são disciplinadas publicamente em nossas igrejas, isso é feito com muita dignidade, porque informamos que o irmão está afastado da comunhão por conduta irregular.

Não ficamos apontando o dedo, como se não fôssemos pecadores, não atiramos pedras, mas é com dor na alma que aplicamos a disciplina, por amor àquela pessoa faltosa e à igreja de Jesus. A disciplina sempre visa a restauração, mas não espere a disciplina à porta da morte. Arrependa-se logo! Volte-se para Jesus!

Se você for corrigido pelo seu irmão, disciplinado pela igreja, entenda que a disciplina é prova de amor para que a mão de Deus não pese sobre você. Deus disciplina a todo filho ao qual ama! Portanto, não sejamos rebeldes, julgadores e nem coniventes! Que Deus faça de nós cristãos amorosos! Que Deus faça de nós cristãos arrependidos que ajudam no pastoreio e no cuidado com seus irmãos! Que o Senhor tenha misericórdia de nós!

Extraído do livreto Cada Dia – 27/08/22

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

CONFRONTE COM AMOR

 


...você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas...” (Apocalipse 2.14).

O Senhor Jesus confronta o pecado da igreja! Ele revela que em Pérgamo estão os nicolaítas, que são os mesmos que seguem a doutrina de Balaão porque defendiam que só se pode lutar contra o pecado quando se experimenta o mesmo. Ensinavam que o cristão tem de experimentar o pecado para sentir que o pecado é ruim. Só quando experimentasse o pecado é que se poderia vencê-lo. Esta era a falsa doutrina ensinada na igreja de Pérgamo.

Defenderam a promiscuidade na igreja de Pérgamo e a liderança da igreja não fez nada! A liderança da igreja, de maneira conivente, tolerava essa falsa doutrina. O Senhor Jesus confronta a igreja! Ele está contra a igreja por causa da sua devassidão, do seu pecado, da tolerância ao erro, porque faz vistas grossas diante daqueles que estão pecando descaradamente!

A Bíblia ensina que se vemos um irmão em pecado, em primeiro lugar, devemos confrontá-lo. Se ele não nos ouvir, devemos levar duas ou três testemunhas. Se não ouvir as duas ou três testemunhas, então, levamos o assunto ao Conselho da igreja. Se ele não ouvir o Conselho, que representa a igreja, então deve ser excluído do povo de Deus porque não é cristão, é meramente um religioso. Não seja cúmplice do pecado! Seja amoroso e confronte com brandura aos impenitentes.

Extraído do livreto Cada Dia – 26/08/22

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

CLAME PELO PERDÃO

 


No entanto, tenho contra
 você algumas coisas” (Apocalipse 2.14).

O Senhor da igreja é aquele que confronta o pecado da mesma. Veremos os versículos 14 e 15. Assim diz a Palavra do Senhor: “No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.”

Satanás nos ataca com truculência e perseguição; quando isso não funciona, ele vem com sedução. Foi isso o que aconteceu na igreja de Pérgamo. Aquela igreja resistia à perseguição; mas era uma que cedia espaço ao pecado, à falsa doutrina e a uma ética questionável. Ela flertou com o liberalismo teológico e ético e se entregou ao pecado.

O Senhor Jesus condena esta igreja porque demonstra que estão no meio dela os que sustentam a doutrina de Balaão e dos nicolaítas.

O texto é claro ao dizer que Balaão ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para eles comerem coisas sacrificadas aos ídolos e a praticarem a prostituição. Você tem vivido uma vida de infidelidade e impureza? Arrependa-se e clame o perdão de Deus! Somente assim sua vida será transformada pelo agir do Espírito Santo de Deus!

Extraído do livreto Cada Dia – 25/08/22

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

SEJAMOS FIÉIS

 


Contudo, você permanece fiel ao meu nome
 e não renunciou à sua fé em mim...” (Apocalipse 2.13).

Como igreja do Senhor Jesus, devemos ter a condição de ministrar a essa sociedade dividida anunciando-lhe o Evangelho, mostrando-lhe que a única esperança que o Brasil tem é o arrependimento e a fé no Senhor Jesus. A igreja de Jesus precisa se manter fiel, em primeiro lugar pregando o Evangelho, pois não podemos calar a nossa boca. O pecador só pode ser salvo pela fé em nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. A nós nos foi dada a missão de anunciar que só Jesus é o caminho, e a verdade e a vida. Essa missão é sua. Ela é intransferível, inarredável, inalienável e ineludível.

Neste tempo de grande luta aproveite para anunciar a seus amigos que Deus é santo, que nós somos pecadores, mas que “Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”

A igreja pode fazer a diferença dando testemunho, vivendo uma vida de santidade, sendo sal e luz, não se adequando ao mundo. A igreja pode fazer a diferença demonstrando amor na prática, abençoando os necessitados, ajudando os que sofrem e sendo instrumento para aliviar a dor da cidade. Somos chamados para ser fiéis no meio de uma sociedade em deterioração! Que as pessoas vejam Cristo em nosso viver diário!

Extraído do livreto Cada Dia – 24/08/22

terça-feira, 23 de agosto de 2022

PERMANEÇAMOS FIÉIS

 


Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas... foi morto...” (Apocalipse 2.13).

Os cristãos eram assassinados naqueles dias porque não prestavam culto ao imperador. O Senhor Jesus se refere a algo que aconteceu na igreja de Pérgamo. O varão de Deus, chamado Antipas, pastor daquela igreja, foi levado à força ao templo do imperador para dizer: César é o senhor. Ele disse: Jesus Cristo é o Senhor. Golpearam-no, bateram nele, o perseguiram e o maltrataram para que ele dissesse: César é o senhor. Mas, ele disse: Jesus Cristo é o Senhor.

Diante da firmeza de Antipas, as autoridades daquela cidade fizeram um grande touro de bronze e colocaram o pastor da igreja de Pérgamo lá dentro. Acenderam o fogo, queimaram o touro de bronze, a ponto de o metal ficar vermelho. Lá dentro, gritando desesperado, mas bendizendo ao Senhor, morria Antipas. O pastor daquela igreja foi assado dentro do touro de bronze porque não negou o nome de Jesus, porque foi fiel ao Senhor, porque creu em seu Salvador até o final.

O Senhor reconhece a fidelidade da igreja de Pérgamo porque ela creu no Senhor a ponto de suportar a perseguição. Estamos dispostos a ser perseguidos por causa do nome de Jesus? Estamos dispostos a ser perseguidos por sermos identificados com o nome do Senhor Jesus? Permaneçamos fiéis, diante da perseguição! Olhe para Jesus!

Extraído do livreto Cada Dia – 23/08/22

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

JESUS FORTALECE

 


... onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à fé em mim...” (Apocalipse 2.13).

Olhemos para o versículo 13 de Apocalipse 2: “Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás.” Qual é o trono de Satanás? Aquela cidade tinha muita idolatria, com um panteão de adoração aos deuses gregos. Havia adoração a Zeus, a Esculápio, mas o trono de Satanás, ao qual o Senhor Jesus se refere aqui, é o templo da adoração ao imperador.

O primeiro centro de adoração ao imperador de Roma foi edificado em Pérgamo. O Senhor Jesus revela que aquele é o lugar onde Satanás habita. Por quê? Porque todo cidadão romano tem de entrar no templo do imperador e dizer: César é o senhor. Roma não era truculenta a ponto de impedir que as pessoas adorassem a seus próprios deuses, mas exigia como lealdade que todo cidadão do Império Romano entrasse no templo e prestasse culto ao imperador.

A igreja de Pérgamo não obedece e por essa razão os crentes foram perseguidos. Antipas, o pastor de Pérgamo, foi assassinado e assado dentro de um touro de metal, acenderam o fogo, esquentaram o touro de bronze, a ponto de o metal ficar vermelho. Lá dentro morria o pastor da igreja, porque não negou o nome de Jesus, porque foi fiel ao Senhor, porque creu em seu Salvador até o final. Na perseguição, olhe para Jesus. Ele dá força a você para vencer as aflições!

Extraído do livreto Cada Dia – 22/08/22

domingo, 21 de agosto de 2022

O JUIZ DA IGREJA É JESUS

 


Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva: Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes” (Apocalipse 2.12).

Esta carta nos ensina quem é o Senhor da igreja. Quem é o Senhor da igreja? O Senhor da igreja é aquele que disciplina a igreja. Leiamos o versículo 12: “Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva: Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes.” Jesus se revela à sua igreja como aquele que vai julgá-la, como aquele que tem uma espada afiada de dois gumes.

A espada afiada de dois gumes significa que aquele que tem o verdadeiro poder para disciplinar a igreja corretamente e confrontá-la por causa dos seus pecados, o único que vai julgar a igreja corretamente, e a quem devemos temer e respeitar, é o Senhor Jesus, porque o juízo dele é correto.

Essa espada afiada de dois gumes, que sai da boca do nosso Senhor, é a sua poderosa Palavra. Deus julga a sua igreja pelo poder da Palavra. Deus avalia a conduta de sua igreja conforme a revelação da sua Palavra. É a Palavra que vai julgar a vida, a conduta, a fé e o testemunho do povo de Deus. Temos de respeitar, temer o Senhor e honrá-lo, porque ele deu sua vida na cruz para nos redimir. O grande juiz da igreja é o Senhor Jesus, aquele que julga com a espada afiada que sai de sua própria boca. Que esta verdade nos quebrante, nos transforme, nos renove e nos restaure para a glória de Jesus!

Extraído do livreto Cada Dia – 21/08/22

sábado, 20 de agosto de 2022

RECEBA A VIDA ETERNA

 


O vencedor de modo algum
 sofrerá a segunda morte” (Apocalipse 2.11).

Leiamos o versículo 11: “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.” Gosto muito dessa expressão, o Senhor Jesus está chamando a sua atenção quando diz: “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” É como se ele tomasse um megafone e dissesse: “Preste muita atenção, o Espírito Santo está falando com você!” Depois de chamar a nossa atenção, o Senhor diz: “O vencedor de nenhum algum sofrerá a segunda morte.”

Nosso texto revela que quem ouve o Senhor Jesus, confia no Senhor Jesus e crê no Senhor Jesus é vencedor, não vai sofrer o dano da segunda morte. Isso significa que você pode até morrer neste mundo, mas não vai passar pela morte eterna. A segunda morte é o inferno.

A morte para o cristão é simplesmente um meio para se encontrar com o Senhor Jesus. Quando você vai à casa de um cristão e há morte, as pessoas se entristecem, choram, mas não entram num desespero maluco porque sabem que aquele que morreu foi se encontrar com o Senhor Jesus. Se você receber a Cristo Jesus como seu único Senhor e Salvador, não passará pela segunda morte! Arrependa-se hoje, creia que Jesus é o Filho de Deus que morreu para salvar você e receberá a vida eterna!

Extraído do livreto Cada Dia – 20/08/22

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

CORAGEM

 


Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma”. (Atos 23.11).

Se olharmos para a Palavra veremos que o Senhor sempre encoraja os seus servos. Lembro-me daquele dia em que Paulo foi preso em Jerusalém, os judeus revoltados porque antes ele era um líder dos fariseus! Contudo, ele destroçou o legalismo dos judeus pregando o evangelho pelo mundo inteiro! Fizeram um juramento, quarenta deles disseram “não vamos comer e nem beber, enquanto Paulo não morrer.” Paulo está preso na fortaleza e eles pedem ao governador para que o envie ao Sinédrio, com o objetivo de fazer uma armadilha para matá-lo.

O sobrinho de Paulo fica sabendo, procura o comandante e lhe conta a história. Paulo foi transportado de madrugada para Cesareia para ser protegido daqueles algozes. Antes de toda aquela confusão, Paulo está numa prisão em Jerusalém. Ele sempre sonhou pregar ali e foi rejeitado como ministro do evangelho. No meio daquela angústia, em Atos 23.11, a Bíblia revela que o Senhor Jesus apareceu na cela de Paulo.

O próprio Jesus colocou-se ao lado dele e lhe disse: “Coragem, Paulo, porque do mesmo modo que você deu testemunho de mim em Jerusalém, é necessário que você o faça em Roma.” Coragem Paulo, a sua história ainda não acabou! Coragem Paulo, ainda quero usar você! Coragem Paulo, eu estou ao seu lado! O mesmo Senhor diz a você: coragem!

Extraído do livreto Cada Dia – 19/08/22

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

SEJA FIEL

 


Não tenha medo do que 
você está prestes a sofrer” (Apocalipse 2.10).

Ainda que o sofrimento seja intenso, inevitável e passageiro, o que você precisa fazer no sofrimento é ser fiel: “Seja fiel até à morte, e eu lhe darei a coroa da vida.” Ser cristão nos dias de Esmirna não era brincadeira; era ter um atestado de perseguição, era saber que a qualquer momento poderia ser morto por causa do nome de Jesus. O Senhor diz àquela igreja, “seja fiel até à morte”, mesmo em face da morte, mantenha-se fiel.

Ainda que apareça um inimigo insuportável que se levante contra você, mantenha-se fiel, porque você terá um presente maior, pois quando entrar na minha presença, darei a você a coroa da vida. Que ilustração maravilhosa! Nosso Senhor nos mostra a imagem do súdito de joelhos sendo coroado por Jesus! A coroa que Jesus dá é a coroa da vida, é a vida eterna, pela mediação de Cristo!

Não tenha medo, não se desespere na tribulação aqui, você tem vida eterna, vida abundante na presença de Jesus! Você vai passar a eternidade inteira glorificando o nome do Senhor. Você estará naquele lugar onde não haverá luto, nem pranto, nem dor, nem angústia, pois as primeiras coisas passaram. 
A Bíblia diz que o Senhor nos enxugará dos olhos toda lágrima e a morte já não existirá! Louvado seja Deus! Passaremos toda a eternidade na presença de Jesus!

Extraído do livreto Cada Dia – 18/08/22

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

VAI PASSAR

 

   “...vocês sofrerão perseguição durante dez dias.
 Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida” (Apocalipse 2.10).

O sofrimento é temporário. Leia Apocalipse 2.10: “Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias.” Dez dias. Esta expressão não significa que o povo de Esmirna sofreu somente por dez dias, mas o número dez traz a ideia de inteireza, um tempo certo e determinado para mostrar que a tribulação vai passar, não durará eternamente. Louvado seja Deus!

Talvez você esteja enfrentando um grande sofrimento e dor. Talvez tenha perdido familiares, acometidos pelo coronavírus e disse: “Meu Deus, será que vou conseguir suportar tudo isso?” Essa angústia vai passar. Graças a Deus, em nome de Jesus, vai passar! O salmista no Salmo 119.71 diz: “Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos.” Ele não disse, “Foi bom para mim ter ficado na aflição.” Ele disse: ``Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos.”

É difícil quando alguém da nossa família está enfermo, quando o Senhor chama alguém que amamos. Contudo, independentemente da intensidade da dor, tudo isso vai passar. Nosso sofrimento não é eterno. Deus nos dará a vitória; Deus vai nos fortalecer; ele vai nos abençoar. O Senhor restaurará nossa esperança! Olhe para Jesus!

Extraído do livreto Cada Dia – 17/08/22

terça-feira, 16 de agosto de 2022

A PRESENÇA VITORIOSA

 

   “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, 
tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16.33).

Um dia o Senhor restaurará todas as coisas, não haverá mais sofrimento para o seu povo, mas, enquanto estiver aqui, você enfrentará muitas tribulações. Em João 16.33 o Senhor diz: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” Há dores que temos de sofrer, pois estão no decreto de Deus. Sábios seremos se confiarmos no Senhor e não deixarmos que o desespero e o medo assolem a nossa vida.

O Senhor nos encoraja para não termos medo, mesmo que o sofrimento seja intenso: “Não temas as coisas que tens de sofrer, eis que o diabo, o próprio inimigo de nossas almas, está para lançar alguns dentre vós em prisão, para serdes postos à prova.” A igreja enfrenta a oposição da carne, do mundo e de nosso acusador, Satanás. Dentro de sua soberania, Deus permite que Satanás nos ataque para provar a nossa fé.

O texto diz que o sofrimento é intenso. Deus permite que o próprio inimigo da nossa alma nos ataque para que se veja diante de todos o que Cristo fez por nós e como ele transformou a nossa vida. Seremos provados, mas vai ficar revelado que somos de Jesus e que das mãos do Senhor ninguém pode nos arrebatar! Coragem, com Jesus você vencerá todas as provações!

Extraído do livreto Cada Dia – 16/08/22

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

O DEUS ENCORAJADOR

 


Seja fiel até a morte, e eu 
lhe darei a coroa da vida” (Apocalipse 2.10).

A igreja vitoriosa tem o Deus encorajador. O versículo 10 nos diz: “Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.”

Jesus encoraja a igreja. Ele transmite o mandamento que mais se repete em sua Palavra: Não temas! Jesus ensina que o cristão não precisa ter medo porque o seu Senhor é soberano e está no controle de tudo! Ele disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. O teólogo holandês Abraham Kuyper estava certo ao dizer que não existe sequer um centímetro no universo acerca do qual Jesus Cristo não possa dizer: “é meu”. Ele é o Senhor de tudo. Ele nos amou e morreu por nós. Ele venceu a morte e está ao nosso lado.

Se já recebemos essa grande salvação não precisamos ter medo! No dia da aflição não tema! Ainda que nos ensine que o sofrimento é inevitável, Jesus diz à igreja de Esmirna: “Não temas as coisas que estás prestes a sofrer.” O Senhor Jesus nos assegurou que neste mundo sofreríamos. Ainda não chegamos à glória, o sofrimento ainda é uma realidade porque recebemos os efeitos do pecado na criação. Contudo, em todos os momentos, o Senhor está conosco!

Extraído do livreto Cada Dia – 15/08/22

domingo, 14 de agosto de 2022

O SENHOR CONHECE

 

   “Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus 
mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás” (Apocalipse 2.9).

O Senhor Jesus diz mais: “Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.” Os judeus daqueles primeiros dias da igreja cristã foram opositores ferrenhos, os próprios religiosos judeus mandaram o nosso Senhor à cruz! Nos dias do imperador Alexandre o Grande, os judeus tinham se espalhado pelo mundo inteiro. Na cidade de Esmirna havia uma grande sinagoga e influência judaica. Os judeus dali começaram a falar mal dos cristãos, afirmando que eram péssimos cidadãos e que não honravam o imperador.

Diziam que os cristãos eram antropófagos, porque se reuniam para “comer a carne e beber o sangue do Senhor.” Difamaram os cristãos e a igreja foi mais perseguida por causa dos judeus. Jesus, que na sua humanidade era judeu, conhecia a blasfêmia daqueles que se declaravam judeus, mas no coração eram discípulos de Satanás. O Senhor Jesus ensina que filho da aliança é quem crê em Jesus.

Não é só porque alguém nasceu em Israel que está debaixo da bênção e da salvação de Deus. O verdadeiro Israel de Deus somos nós, os que cremos em Cristo Jesus. O Senhor está dizendo à sua igreja que ele conhece a sua perseverança, a sua angústia e a sua dor! Quem crê em Jesus está em aliança com o Senhor!

Extraído do livreto Cada Dia – 14/08/22

sábado, 13 de agosto de 2022

CONFIE NO SENHOR

 

   “Conheço as suas aflições e a 
sua pobreza; mas você é rico” (Apocalipse 2.9).

O versículo 9 diz o seguinte: “Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico.” A luta que os cristãos enfrentavam em Esmirna não era fácil. A igreja tinha sido perseguida nos dias terríveis do imperador Diocleciano. Em duas ocasiões os soldados romanos subiram ao Monte Pagos e arremessam mais de dois mil crentes de lá.

O Senhor escreve àquela igreja na qual os cristãos se tornaram muito pobres. Naquela cidade estava o templo do imperador onde as pessoas tinham de dizer: “César é o Senhor.” Os crentes afirmavam: “Jesus Cristo é o Senhor!” Essa atitude era considerada deslealdade ao Império Romano. Por esta razão, foram assassinados, perseguidos, desprezados, perderam seus trabalhos e passaram necessidade.

Contudo, Jesus escreve: “conheço a tua tribulação.” A palavra usada para tribulação no grego, significa literalmente ser apertado, imprensado, lixado entre duas pedras.

Eles sofreram intensamente. O Senhor disse: “Conheço o sofrimento de vocês.” Ele tem compaixão de nós! Porém, diz mais: “Conheço a tua pobreza, mas tu és rico.” Diante dos homens essa igreja parece pobre, mas tem a verdadeira riqueza, a salvação, a bênção de Deus e a presença do Senhor! Quem confia em Jesus é rico aos olhos de Deus! Confie no Senhor!

Extraído do livreto Cada Dia – 13/08/22

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

JESUS É O DEUS ETERNO

 

    “...daquele que é o Primeiro e o Último,
 que morreu e tornou a viver” (Apocalipse 2.8).

O Senhor Jesus é o Deus Eterno. Ele sempre foi Deus, ele é o eterno Senhor. Ele está no controle da história, no controle de tudo, porém diz mais: “Sou o Primeiro e o Último, que estive morto e tornei a viver.” Ele é o eterno que se fez homem sem deixar de ser Deus. Se vestiu de nossa carne, de nossa pele, se fez um de nós sem pecado e obedeceu plenamente.

Foi cravado numa cruz para pagar os pecados de seu povo, ali entregou a sua vida. Mas, ao terceiro dia, um anjo do céu baixou, a pedra rolou, Cristo da morte se levantou, a vitória nos legou, o Senhor ressuscitou! Jesus Cristo mostra à sua igreja que enfrenta dificuldades, que além de ser o Eterno, Criador e Soberano de tudo quanto existe, ele venceu o inimigo mais difícil: venceu a morte. Ele ressuscitou! Ele está vivo! Ele é o Senhor vencedor!

A igreja de Jesus não precisa se desesperar no dia da dificuldade, não precisa deixar que a angústia assole seu peito porque o Senhor dela é o Primeiro e o Último, o Criador, o Eterno, o Deus Exaltado, é o Soberano Senhor. Jesus é o Redentor que deu sua vida na cruz em lugar de sua noiva para pagar os pecados dela, ressuscitou, venceu a morte e está conduzindo a sua vida, a minha vida e a de sua igreja! Portanto confie na providência do Senhor!

Extraído do livreto Cada Dia – 12/08/22

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

UM SENHOR VITORIOSO

 

  “Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver” (Apocalipse 2.8).

Ao estudarmos a Palavra, o texto nos diz que uma igreja vitoriosa tem um Senhor vitorioso. O Senhor escreve o seguinte no versículo de 8: “Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas coisas diz o Primeiro e o Último, que esteve morto e tornou a viver.” Quando o Senhor Jesus escreve para a igreja em Esmirna, ele dirige a carta ao anjo, o anjo era o mensageiro, o pastor titular daquela igreja, o responsável pela pregação da Palavra, porque essa carta tem de ser pregada à igreja de Esmirna e à igreja de Jesus de todos os tempos.

Quando o Senhor se apresenta nessa carta maravilhosa, ele diz que é o Primeiro e o Último. Ele está dizendo que é o Eterno, o Criador de todas as coisas e que todas as coisas foram criadas para a sua glória. Aquele por meio do qual todas as coisas vão se consumar na exaltação e na glória do Cordeiro, no último dia.

Quando Jesus disse que é o Primeiro e o Último está dizendo que é o princípio de todas as coisas, que criou tudo quanto existe e que na consumação dos tempos, no final dos tempos, tudo há de glorificá-lo. Ele é eterno. Quando o Senhor Jesus disse que é o Primeiro e o Último significa que ele não tem início e não tem fim. Porque o Senhor Jesus Cristo é incomparável, confie em seu amor e descanse nele!

Extraído do livreto Cada Dia – 11/08/22

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

A IGREJA VITORIOSA

 


Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver”. (Apocalipse 2.8).

Esta carta foi enviada à igreja que estava em Esmirna. Esmirna era uma das cidades mais antigas da história da humanidade. Era uma cidade amiga de Roma; obteve este título antes mesmo que a cidade de Éfeso, que era a maior e a mais importante da província romana da Ásia.

Esmirna era muito bonita; lá estava o Monte Pagos, que era cheio de templos a divindades greco-romanas e também casas cheias de luxo e de grandiosidade. Mas a igreja de Cristo Jesus, por causa da perseguição, estava enfrentando grande luta naquela cidade. E neste texto da Palavra de Deus, o Senhor disse àquela igreja, que passava por dificuldades, que ela era uma igreja vitoriosa.

Talvez você esteja angustiado enfrentando os dias de pandemia. Ainda que tenhamos pela frente dias de pandemia e haja pessoas enfermas na cidade, você é mais que vencedor em Cristo Jesus. A igreja de Cristo sempre é vencedora e por isso, o Senhor nos chama, através deste texto, o Senhor nos chama a reconhecermos que somos uma igreja vitoriosa. Você é mais do que vencedor por meio daquele que amou você, o nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, creia em Jesus, que venceu a morte e o inferno e pagou os seus pecados na cruz! Clame ao Senhor por socorro! Ele ouvirá você!

Extraído do livreto Cada Dia – 10/08/22