domingo, 30 de setembro de 2018

ADMINISTRANDO COM JUSTIÇA


O judeu Mardoqueu... era homem importante entre os judeus e foi muito amado…, pois trabalhou para o bem do seu povo...” (Ester 10.3).

Depois de tamanha perseguição, depois de períodos de insegurança, depois de ser esquecido apesar de sua lealdade, depois de ser preterido e demorar a ter reconhecimento, Mardoqueu chega ao final dessa história em uma posição bem diferente daquela em que começou. Ele agora era o segundo na hierarquia, atrás apenas do rei. Mas Mardoqueu não esqueceu sua trajetória, nem como tinha sido o próprio Deus que o havia colocado naquela posição. Por isso ele não negocia seus valores e foi reconhecido pelo bem que fazia ao seu povo.
Em um momento histórico de nosso País, em que os governantes são a todo tempo associado a escândalos de corrupção e a cada dia mais nos indignamos com a impunidade e a injustiça por parte daqueles que deveriam servir à população, percebemos o quanto carecemos de um governo justo e que, de fato, se importe com o povo.
Use o dia de hoje para orar pelo nosso Brasil, que ele possa ser governado de forma honesta e justa. Que possamos saber escolher bem nossos governantes através de um voto consciente e orientado pelos princípios da sabedoria bíblica. Acima de tudo, ore para que Deus esteja no controle, pois não há ideologia política que possa nos salvar, mas Deus, em Jesus, pode fazer muito mais do que você pode imaginar.

Extraído do livreto Cada Dia – 30/09/18

sábado, 29 de setembro de 2018

O LAR, PALCO DE CONFLITOS


[...] eis que o pecado jaz à porta: o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. (Gênesis 4.7).

O lar muitas vezes é palco dos maiores conflitos. Na casa de Adão e Eva cresceram Caim e Abel. Eles ouviram as mesmas histórias, receberam as mesmas instruções, e se tornaram prósperos. Um se tornou lavrador e o outro pastor. Ambos foram adorar a Deus, e cada um levou a sua oferta. Caim levou dos frutos da terra e Abel das primícias do seu rebanho. Deus se agradou de Abel e da sua oferta, mas não se agradou de Caim e da sua oferta. Em vez de Caim se arrepender e mudar sua conduta, rebelou-se contra Deus e se insurgiu contra seu irmão. Em vez de aplacar a ira, deu vazão à inveja e matou o irmão. Em vez de imitar as virtudes do irmão, resolveu eliminá-lo. Caim não só matou Abel, mas tentou também esconder o seu crime. Deus, porém, o encontrou e confrontou. O pecado é assim. Começa como um fiapo e torna-se uma grossa corrente. Começa como um sentimento de inveja e acaba em assassinato. O pecado transforma o lar numa arena de briga e o altar num lugar de disputa. O pecado não compensa. O seu salário é a morte. Porém, o dom gratuito de Deus é a vida eterna. Deus perdoa pecados. Deus restaura o caído. Deus dá uma nova chance. Agora mesmo você pode experimentar a restauração de Deus em sua vida.

Extraído do livreto Gotas de Esperança Para a Alma – 04/jan

TRAZENDO ESPERANÇA À MEMÓRIA


E os seus descendentes jamais deveriam esquecer-se de tais dias.” (Ester 9.28).

Todos os acontecimentos maravilhosos que são registrados no livro de Ester, e como o povo de Deus havia sido salvo de um massacre, passaram a ser lembrados anualmente pelos judeus em uma festa que se tornou tradicional em sua cultura. Afinal de contas eles precisavam relembrar a ação poderosa de Deus para que, diante de novas lutas e adversidades, pudessem ter a certeza de que não estavam sozinhos.
A sabedoria de Deus nos ensina a trazer de volta à nossa memória aquilo que nos dá esperança. Quando lembramos do amor de Deus nos momentos mais difíceis de nossa história, isso de fato traz um novo ânimo ao nosso coração. Quando lembramos que no momento em que nossos olhos se abrirem para a eternidade, a primeira coisa que presenciaremos será Jesus enxugando de nossos olhos todas as lágrimas que derramamos em vida e nos tornando cheios de esperança.
Faça esse exercício hoje! Traga à sua memória aquilo que dá esperança a você. Relembre momentos em que você presenciou a boa mão de Deus cuidando intensamente de você. Medite nas promessas bíblicas que mostram o quanto Deus é fiel e compassivo. Perceba que, mesmo em meio à angústia, você pode se alegrar, mesmo em meio as adversidades você pode confiar, mesmo em meio ao desânimo você pode ter esperança.

Extraído do livreto Cada Dia – 29/09/18

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

PERMANECE LÁ ATÉ QUE EU TE AVISE

Permanece lá até que Eu te avise.
Mateus 2.13

Ó coração inquieto, que se debate contra as grades da prisão das circunstancias, aspirando por uma esfera mais ampla de serviço. Deixe Deus dirigir os seus dias. Paciência, na monotonia da rotina, serão a melhor preparação para você agüentar corajosamente a tensão e o desgaste da grande tarefa que Deus poderá um dia mandar-lhe.

Eu me vi por momentos, como em grades;
Como impedida pelas circunstâncias.
De realizar, contente, o ministério
Que cuido arder em mim, dado por Ti.
Por momentos apenas; dou-Te graças –
E foi assalto astuto do inimigo –
Pois Tu, Senhor das circunstâncias,
És quem dirige todo o meu viver.

Só quero estar humilde e bem disposta.
Aqui, ali, além; onde me ponhas;
Contando como alegre ministério,
Estando em Ti, o derramar de Ti.
Até que hajas por bem, senhor da Seara,
Fazer o uso que bem Te parecer
Desta chama que em mim fizeste arder.

Extraído do livro Mananciais no Deserto – Lettie Cowman 17/03

DEUS É QUEM ESTÁ NO CONTROLE


Ninguém conseguia resistir-lhes, porquanto todos os povos estavam com medo deles.” (Ester 9.2).

A parte final do livro de Ester traz a informação de que todos aqueles que conspiravam para colocar em prática o plano de Hamã e exterminarem o povo de Deus foram confrontados e vencidos, nenhum deles permaneceu. O intuito do texto é mostrar que Deus está no controle e não deixa as coisas por fazer, nem pela metade. Ele efetivamente livrou o povo de ser destruído.
Esse mesmo Deus é quem está também no controle de nossa vida e a sabedoria de Deus nos ensina que aquele que começou uma boa obra em nós há de concluí-la. Deus, da maneira, não age e se importa apenas parcialmente conosco. Você pode pensar que Ele se importa apenas com a sua vida religiosa. Mas isso não é verdade, Deus nos vê como um todo e se importa conosco integralmente. Com a nossa saúde física, com o nosso estado emocional e com o nosso amadurecimento espiritual.
Perceba hoje como Deus tem cuidado de você ao longo de sua história, em todas as áreas e esferas de sua existência. Mesmo nos momentos mais difíceis e complicados. E, lembre-se, por mais que pareça aos seus olhos que no atual momento Ele abandonou você e você se sente sozinho e não consegue percebê-lo agindo em seu favor, Ele é soberano e está no controle de todas as coisas.

Extraído do livreto Cada Dia – 28/09/18

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

ANTÍDOTO CONTRA O MEDO


Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo nome, tu és meu. (Isaías 43.1).

O remédio para o medo não está na terra, mas no céu. O antídoto para o medo não está em nós, mas em Deus. O medo atinge a todos, indistintamente. Pode ser positivo, quando nos livra de colocar os pés no território minado do inimigo, mas também pode ser negativo, quando paralisa nossos passos rumo à vitória. Como podemos lidar com o medo? A ordem mais repetida em toda a Bíblia é: Não tema, não tenha medo. Deus diz em sua Palavra: “Não temas porque Eu te criei, te formei, te remi, chamei-te pelo teu nome, tu és meu”. Você pode vencer o medo quando entende que você não é fruto do acaso, mas Deus o criou. Você triunfa sobre o medo quando entende que Deus o formou de forma assombrosamente maravilhosa e conhece cada célula do seu corpo. Você subjuga o medo quando entende que Deus conhece o seu nome, pagou por você um alto preço e o remiu com o sangue do seu Filho a fim de que você seja propriedade exclusiva dele. Você tem muito valor para Deus. Por meio de Jesus, você se torna filho do Senhor do universo. A consciência dessa verdade é o maior antídoto contra o medo.

Extraído do livreto Gotas de Esperança Para a Alma – 22/set

CONTAGIANTE E IMPACTANTE


...muitos que pertenciam a outros povos do reino tornaram-se judeus, porque o temor dos judeus tinha se apoderado deles.” (Ester 8.17).

Quando o povo judeu foi poupado de um massacre iminente pelo mover silencioso, porém poderoso de Deus, outros povos que também estavam debaixo do governo do Império Persa, foram tão contagiados e ficaram tão impactados por tão maravilhosa ação que se renderam à mesma fé no Criador, que era vivenciada pelo povo judeu. Passaram a crer no mesmo Deus e, consequentemente, a experimentar das mesmas maravilhas.
É exatamente assim que funciona. Aquilo que Deus está fazendo em nossa vida transcende a nossa própria história e contagia aqueles que estão ao nosso lado. As pessoas não se surpreende com Deus pela nossa habilidade em convencê-las, mas por perceberem aquilo que o Evangelho fez em nós. Isso fica claro no relato do livro de Atos sobre a igreja primitiva, que contava com a simpatia de todos “E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.”
Quer ver as pessoas ao seu redor impactadas pelo amor de Deus? Pare de focar no que você acha que elas fazem de certo e errado, acreditando que isso as mudará. Conte a história da sua vida atrelada ao Evangelho. Como você estava distante de Deus por causa do pecado e o caos que isso gerava em sua vida e como compreender esse Evangelho que tem transformado a sua maneira de viver a cada dia.

Extraído do livreto Cada Dia – 27/09/18

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

FORÇAS RENOVADAS

[...] os que esperam no Senhor renovam suas forças, sobem com asas como águias [...] (Isaías 40.31).

A águia, no mundo inteiro, é símbolo de força e poder. É a rainha do espaço e a maestrina das alturas. A Bíblia diz que aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. A águia voa nas alturas excelsas. A águia não se intimida com as tempestades; voa acima delas. A águia faz voos longos, usa a força do vento para carregá-la nos lugares altos. Quando se sente frágil, a águia se renova arrancando suas penas velhas para que novas e viçosas penas nasçam. Você pode ser como a águia. Mesmo que ao seu redor os moços estejam caindo de exaustão, Deus pode multiplicar suas forças. Você pode ter uma vida altaneira, vitoriosa para voar acima das tempestades. Deus pode renovar o seu vigor e renovar a sua mocidade como a da águia. Espere em Deus. Confie em Deus. Descanse em Deus e Ele mesmo renovará suas forças!

Extraído do livreto Gotas de Esperança Para a Alma – 21/set

APRENDENDO A CELEBRAR


Para os judeus foi uma ocasião de felicidade, alegria, júbilo e honra.” (Ester 8.16).

Quando os judeus souberam como eles tinham sido salvos de maneira poderosa de um massacre que os exterminaria, eles não tinham outro caminho a não ser se encher de júbilo e alegria e em meio à grande felicidade e celebrar o cuidado tão presente de Deus em sua vida. Festejaram muito, pois aqueles que estavam condenados à morte agora teriam vida.
Nós também recebemos uma notícia muito parecida quando entendemos o Evangelho. Nós, que antes estávamos condenados à morte por conta de nossos delitos e pecados e que não tínhamos como resolver essa situação, fomos salvos graciosamente por Deus em Cristo Jesus, quando derramou o seu sangue por nós na cruz do Calvário para nos trazer vida e vida plena, vida em abundância.
Isso, por si só, deveria ser motivo para celebrarmos constantemente. Porém, muitas vezes eu encontro discípulos e discípulas de Jesus tristes e desanimados sem perceber a intensidade dessa boa nova. Que você possa no dia de hoje decidir celebrar o amor de Deus por você. Perceber que o amor dele foi tão grande que Ele comprou você por preço de sangue para que você pudesse ser reconectado novamente com Ele. Não há nenhuma notícia melhor do que essa. Por isso, não fique triste, hoje é dia de celebrar.

Extraído do livreto Cada Dia – 26/09/18

terça-feira, 25 de setembro de 2018

JESUS, PORÉM NÃO RESPONDEU PALAVRA

"Jesus, porém, não respondeu palavra..."
Marcos 15.5

Não há na Bíblia um quadro mais tocante que o Salvador em silêncio, sem responder palavra alguma aos que O injuriavam, os quais Ele poderia ter feito cair prostrados a Seus pés com apenas um olhar ou uma só palavra de repreensão. Mas Ele os deixou falar e fazer o pior, e ali ficou no poder do silêncio de Deus – o mudo Cordeiro de Deus.
Há um silêncio que deixa Deus operar por nós; o silêncio que pára com os próprios planos e a auto-reivindicação, com os próprios recursos de sabedoria e com suas previsões, e deixa que Deus proveja e responda ao golpe cruel, segundo o Seu amor fiel e infalível.
Quantas vezes perdemos a intervenção de Deus porque tomamos nas mãos a nossa própria causa e avançamos em nossa defesa. Que Deus nos dê este poder de guardarmos silêncio; e também nos dê este espírito manso!
- A. B. Simpson
Tomaram o Salvador, e amarrado O levaram
Como o banco dos réus, e, vis, O interrogaram;
E com astúcia mordaz, torpemente O acusaram.
Jesus, porém, não respondeu palavra.
De púrpura O vestiram e O coroaram de espinho;
Salve, Rei dos judeus!”, Lhe exclamaram escarninhos;
Maltrataram-no ali, segundo os seus escarninhos.
Jesus, porém, não lhes falou palavra.

De Deus a ovelha muda, em mão dos tosquiadores,
Justo do Senhor, em mão dos malfeitores,
O Cordeiro de Deus, que salva os pecadores,
Jesus, ali, não respondeu palavra.

Olha pois, a Jesus, amigo, se és tentado
A tomar a defesa e agir, se mal julgado;
Deixa o assunto com o Pai, se és sem culpa acusado.
Teu Salvador não respondeu palavra!

Extraído do livro Mananciais no Deserto – Lettie Cowman 18/03

O MOVER SILENCIOSO DE DEUS


Escrevam agora outro decreto em nome do rei, em favor dos judeus...e selem-no com o anel-selo do rei...” (Ester 8.8).

Muitas vezes quando lemos rapidamente o livro bíblico que conta a história da rainha Ester parece que a presença de Deus não é algo perceptível por não ser citada de forma direta e evidente. Porém, quando olhamos com um pouco mais de cuidado para as páginas desse livro, encontramos Deus agindo constantemente e silenciosamente em favor de seu povo e daqueles que o seguem.
Quando olhamos para o nosso momento de vida, e não conseguimos encontrar soluções claras diante das adversidades ou do sofrimento, por muitas vezes passamos a acreditar que Deus nos abandonou e que Ele já não se faz mais presente cuidando de nós, uma vez que não enxergamos coisas extraordinárias que Ele estja fazendo. Muito pelo contrário, só conseguimos enxergar os nossos problemas. Temos a impressão de que Deus se esqueceu de nós ou que não se importa mais conosco.
Deus, porém, nunca deixa de agir, mesmo que de maneira silenciosa, Ele guia os nossos passos, nos dá direção, estabelece os nossos caminhos. Realizando em nós a sua boa, agradável e perfeita vontade. Afinal, Ele é capaz de fazer infinitamente mais do que aquilo que sequer podemos pedir, pensar ou imaginar. Ele é capaz de mudar os cenários mais adversos, pois Ele pode fazer novas todas as coisas.

Extraído do livreto Cada Dia – 25/09/18

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

SOZINHA COM DEUS

"... fecha a porta sobre ti e sobre os teus filhos..."
2 Reis 4.4

Deviam ficar a sós com Deus, pois não estavam lidando com as leis da natureza, nem com governos humanos, nem com a igreja ou os sacerdotes; nem ainda com o grande profeta de Deus. Deviam estar ali a sós, isolados de qualquer outra pessoa, de qualquer apoio em circunstâncias, de qualquer apoio em raciocínios humanos, e lançados no espaço, por assim dizer, dependendo de Deus somente, em contato com a fonte dos milagres.
Ai está um outro aspecto do plano de operações de Deus, um quarto secreto de intercessão e fé onde todos os crentes que deseja produzir frutos precisa entrar.
Há ocasiões em que Deus nos cerca com um muro misterioso a nos tira todos os pontos de apoio, todas as maneira de agir a que estamos acostumados. Ele nos fecha e nos deixa entregues à Sua maneira de agir, maneira inteiramente nova e inesperada para nós, muito diferente dos nossos antigos padrões. É uma situação em que não sabemos exatamente o que vai acontecer; em que Deus está cortando o pano de nossas vidas dentro de um novo molde; e Ele nos faz olhar somente para Ele mesmo.
A maioria das pessoas religiosas vive numa espécie de rotina invariável e cansativa, em que podem calcular quase tudo o que vai acontecer. Mas aqueles que Deus está tirando do contexto comum e colocando num contexto especial, bem perto dEle, Ele os fecha num lugar onde tudo o que sabem é que Deus os tem em Sua mão e os está provando. E então esperam nEle somente.
Como aquela viúva, precisamos desligados do que é exterior e ligado interiormente ao Senhor apenas, a fim de ver as Suas maravilhas. – Soul Food
É muitas vezes nas provas mais duras que Deus nos permite fazer as mais preciosas descobertas de Si mesmo. – Gems

Extraído do livro Mananciais no Deserto – Lettie Cowman 05/04

PENSANDO ALÉM DE SI MESMO


Pois, como suportarei ver a desgraça que cairá sobre o meu povo? Como suportarei a destruição da minha própria família?” (Ester 8.6).

Depois de tanta insegurança, sofrimento e preocupação, Ester percebe que, enfim, ela e Mardoqueu, seu primo que a criou, estão seguros debaixo do cuidado do rei. Porém, isso não é suficiente para ela. Ela não se satisfaz apenas com sua situação aparentemente resolvida. Ela pensa além de si mesma e se preocupa com o sofrimento do seu povo.
Vivemos em uma sociedade altamente individualista. No início do século 19 o filósofo Max Stirner, um dos sistematizadores dessa visão, escreveu que no mundo havia dois tipos de pessoas, as que eram egoístas, sabiam egoístas e faziam tudo para satisfazer seu egoísmo, e aquelas que eram egoístas e achavam que não eram. Para Stirner, todo o ser humano não pensava em nada mais do que em seu próprio umbigo e nesse caso, conscientemente, deveria se utilizar do que fosse necessário para sua autossatisfação.
A sabedoria de Deus nos conduz completamente na contramão desse pensamento. O próprio Jesus nos ensinou que devemos amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos. Um grande sinal de maturidade cristã é começar a pensar no bem estar dos outros além de si mesmo. Que hoje com suas atitudes você possa demonstrar que compreendeu o amor de Deus sendo compassivo e transbordando do amor que aprendeu dele.

Extraído do livreto Cada Dia – 24/09/18

domingo, 23 de setembro de 2018

NÃO É O ACASO


Naquele mesmo dia, o rei Xerxes deu à rainha Ester todos os bens de Hamã, o inimigo dos judeus.” (Ester 8.1).

A história de Mardoqueu, Ester e de todo o povo judeu vivendo sob o domínio do Império Persa, muda radicalmente de uma hora para a outra. Após a morte de Hamã, Ester é quem fica com todos os seus bens e Mardoqueu, antes preterido, agora é reconhecido pelo rei. É impossível não perceber que isso é algo realizado exclusivamente pelo mover maravilhoso e soberano e Deus. Não foi por acaso.
Há alguns anos, fez enorme sucesso no Brasil uma música popular, interpretada pela banda Titãs e intitulada Epitáfio. A música é a reflexão de alguém que, ao final da vida, olha para traz e percebe que deveria ter vivido de maneira diferente. Porém, o refrão mostra que há no entendimento dessa pessoa um grande equívoco quando diz: “O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído”. É como se tudo que acontece conosco estivesse à mercê do mero acaso.
A sabedoria de Deus nos ensina que não é assim. O Criador não nos criou e virou as costas para nós. Ele está constantemente cuidando da nossa vida, nos sustentando em nossas necessidades e cumprindo em nós o seu querer. Que você perceba que sua vida não é fruto do acaso, mas que existe o Deus poderoso e amoroso que neste momento está zelando por você.

Extraído do livreto Cada Dia – 23/09/18

sábado, 22 de setembro de 2018

DELE VEM A MINHA ESPERANÇA

"...dele vem a minha esperança."
Salmo 62.5

A negligência que geralmente demonstramos para com a resposta às bênçãos que pedimos, mostra como há pouca realidade em nossas orações. O agricultor não se satisfaz sem a colheita; o atirador observa se a bala atinge o alvo; o médico aguarda o efeito do remédio que aplicou; por que não se importará o crente com o efeito da oração?
Toda oração, feita com fé, segundo a vontade de Deus, segundo as Suas promessas, oferecida no nome de Jesus e sob a influência do Espírito Santo, quer seja por bênçãos temporais ou espirituais, é ou será plenamente respondida.
Deus sempre atende às orações de Seu povo, fazendo aquilo que mais contribuirá para a Sua glória e para o bem-estar espiritual e eterno dos Seus. Assim como sabemos que Jesus Cristo nunca rejeitou ao pecador que se achegou a Ele buscando misericórdia, também cremos que nenhuma oração feita em Seu nome será vã.
A resposta à oração é certa, embora talvez não estejamos discernindo a sua chegada. A semente que jaz sob o solo no inverno está lançando raiz, com vistas a florescer e frutificar, embora ainda não apareça na superfície do solo e pareça morta e perdida. – Bickersteth
As respostas demoradas não apenas provam a fé, como nos dão oportunidade de honrar a Deus por nossa firme confiança nEle, mesmo diante das recusas. – C. H. Spurgeon

Extraído do livro Mananciais no Deserto – Lettie Cowman 16/06

O CAMINHO DO MAL


Assim Hamã morreu na forca que tinha preparado para Mardoqueu; e a ira do rei se acalmou.” (Ester 7.10).

O fim de Hamã é triste e trágico. Toda a sua dedicação em tramar a morte de Mardoqueu resultou em sua própria morte e, o que é pior, foi morto na mesma forca que havia construído para se livrar daquele a quem tanto perseguiu. Hamã plantou tanto ódio, ira e dor que isso foi tudo o que ele colheu ao final de sua vida.
Esse é o caminho do mal. Ele só consegue atrair ainda mais maldade. Todas as vezes que deixamos o mal nos seduzir e direcionar nossas palavras ou nossas atitudes, nos dispomos a receber de volta esse mesmo mal. Mesmo que você tenha sido vítima do mal, não responda na mesma moeda. Não existe nada de positivo em cultivar o ódio ou buscar vingança. Pelo contrário, isso só fará você ser consumido pelo mal.
O apóstolo Paulo vai além. Escrevendo aos romanos, ele afirma: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” Apenas deixar de fazer o mal não é o bastante, temos que substituí-lo por atitudes corretas, por novas posturas. A ação do Espírito Santo de Deus em nós leva-nos tanto a deixar o mal e fazer o bem. Que cada uma de suas atitudes seja repleta de bondade. Jesus nos ensina a amar nossos inimigos, e o amor a que Ele se refere não é sentimento, mas sim atitude. Que hoje você decida amar como o amor que aprendeu de Jesus.

Extraído do livreto Cada Dia – 22/09/18

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

O DESESPERO DO ÍMPIO


O adversário e inimigo é Hamã, esse perverso”. Diante disso, Hamã ficou apavorado na presença do rei e da rainha.” (Ester 7.6).

Em meio a todas as suas armações e perseguições Hamã tentava destruir de uma vez por todas o povo de Deus e satisfazer, assim, a sua sede por vingança. Todavia, quando Hamã é desmascarado diante do rei e da rainha ele fica apavorado por perceber que tudo aquilo que ele tinha se dedicado a fazer em busca de sua satisfação foi em vão.
O desespero de Hamã é o mesmo desespero daqueles que chegam ao final da vida sem um encontro real com Jesus e percebem que aquilo a que se dedicaram não trouxe prazer ou significado real. Ficam tremendamente angustiados ao perceberem, como descreve o sábio Salomão, que tudo o que fizeram foi correr atrás do vento. Não trouxe satisfação, nem proveito, nem realização.
Nós fomos criados por Deus para um relacionamento real com Ele e quando isso não acontece de maneira plena, só resta a angústia e o ressentimento. Que no dia de hoje você possa perceber o amor de Deus se movendo em sua direção, trazendo razão para sua existência e afastando de você o desespero de alguém que, refletindo sobre sua própria historia, chega à conclusão de que viver não valeu a pena. Pelo contrário, que suas palavras sejam semelhante às do apóstolo Paulo ao refletir sobre sua própria vida: “Combati o bom combate, completei a corrida e mantive a minha fé.

Extraído do livreto Cada Dia – 21/09/18

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

INCAPAZ DE RESOLVER SOZINHO


Pois eu e meu povo fomos vendidos para destruição, morte e aniquilação.” (Ester 7.4a).

Mesmo na posição de rainha, Ester se via incapaz de poder salvar o seu povo que estava prestes a ser aniquilado. Porém, ela fez tudo o que estava ao seu alcance para lidar com a situação. Ela se arriscou a estar diante do rei para expor só desejos de seu coração. Mas tudo o que restava a ela era esperar que Deus agisse de algum modo. Ela já tinha feito tudo o que podia. Agora era hora de confiar.
Deus não precisa realizar aquilo para o qual nos dotou com capacidade para realizar. Encontramos inúmeros exemplos disso na sabedoria bíblica. Neemias ora por quatro meses para que Deus lhe dê uma oportunidade de falar com o rei e, quando isso acontece, ele estava preparado com todo o planejamento do que iria precisar. O próprio Jesus, antes de transformar a água em vinho, pede que encham as talhas de água e antes de ressuscitar Lázaro pede que removam a pesada pedra que fechava o sepulcro.
Estas eram coisas que o ser humano conseguiria realizar. Dali para frente só com alguma ação sobrenatural. Deus age exatamente onde e quando não podemos fazer mais nada. Se hoje você percebe a sua incapacidade de resolver seus problemas, que você já chegou ao seu limite e fez tudo o que podia, tenha certeza: Deus está agindo.

Extraído do livreto Cada Dia – 20/09/18

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

COISAS QUE DEUS FEZ


Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!” (Ester 6.11).

Às vezes eu fico impressionado com o senso de humor de Deus. Hamã vinha há muito tempo planejando contra a vida de Mardoqueu e exatamente quando isso parecia estar próximo, Deus nos surpreende nessa história. O rei perguntou para Hamã o que deveria ser feito a alguém a quem o rei tinha o prazer de honrar. Hamã, pensando que o rei estava falando dele, cria uma situação suntuosa. Mas o homem que o rei queria honrar era Mardoqueu, um servo de Deus a quem Hamã perseguia. Hamã teve, então, de honrar a Mardoqueu diante de todo o povo.
Deus costuma agir dessa maneira. A sabedoria de Deus nos ensina que muitas vezes Ele usa coisas loucas para confundir as sábias. Quando tudo parece estar perdido, Ele reverte a situação, usando boa dose de senso de humor, para deixar claro o seu cuidado, amor, graça, misericórdia e proteção para aqueles que o seguem de coração puro.
Que você fique atento para perceber o mover de Deus ao seu redor. Muitas vezes o mover de Deus não vai acontecer do jeito que você imagina ou no momento que você quer. Que Deus possa surpreender você a cada dia com seu modo de agir e que a cada situação você tenha maior convicção de que o melhor lugar para se estar é no centro da vontade dele.

Extraído do livreto Cada Dia – 19/09/18

terça-feira, 18 de setembro de 2018

MAIS DO QUE PEDIR OU PENSAR


O rei ordenou então a Hamã: Vá depressa apanhar o manto e o cavalo, e faça ao judeu Mardoqueu o que você sugeriu.” (Ester 6.10).

O que Deus faz por Mardoqueu nesse texto mostra como, de fato, Ele está no controle de tudo e que sabe o melhor momento para as coisas acontecerem, pois a sua vontade é perfeita. Mardoqueu demorou a ser reconhecido por algo que ele havia feito, mas o reconhecimento veio no momento em que realmente precisava, devido à grande perseguição que sofria por parte de Hamã.
Muitas vezes temos em nossas orações um discurso religioso cheio de jargões que dizem que Deus está no controle da nossa vida. Mas em nosso coração isso não é real. Talvez seja por isso que, quando oramos, constantemente tratamos de dar direcionamentos bem claros a Deus sobre o que Ele deve fazer e quando Ele deve fazer. O que a gente quer é que as coisas sejam feitas à nossa maneira.
Não se deixe seduzir pela ideia de que você sabe o que é melhor para você. Nós não sabemos. Confie de uma vez por todas em Deus e deixe Ele de fato estar no controle da sua existência cumprindo em você o querer e o que realizar dele. Isso com certeza irá surpreender você, pois muitas vezes achamos que algo é ruim para nós e, tempos depois, esse fato mostra ter sido o melhor caminho. Porém, com Deus não é assim. Ele é quem realmente sabe o que será melhor para você.

Extraído do livreto Cada Dia – 18/09/18

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

O ORGULHO PRECEDE A QUEDA


O que fazer a quem o rei tem o prazer de honrar?” Hamã pensou: “A quem o rei teria prazer de honrar, senão a mim?” (Ester 6.6).

Quando olhamos para a história de Hamã relatada no livro de Ester, percebemos como o orgulho pode fazer mal a uma pessoa. Hamã estava tão cego de orgulho que não conseguia perceber que suas palavras trariam constrangimento e vergonha a ele mesmo.
O escritor irlandês C. S. Lewis escreveu certa vez: “O orgulho é a causa principal da infelicidade em todas as nações e em todas as famílias desde que o mundo foi criado. Os outros vícios, mesmo que errados, podem, às vezes, até mesmo congregar as pessoas: pode haver uma boa camaradagem, risos e piadas entre gente bêbada ou entre devassos. O orgulho, porém, sempre significa a inimizade. E não só inimizade. E não só inimizade entre os homens, mas também entre o homem e Deus.”
Na luta contra o orgulho devemos buscar imitar a atitude de Cristo. Ele decidiu não considerar o que o distinguia dos demais, a saber, a sua própria divindade, para se sobrepor a eles. Da mesma forma, não devemos considerar o que nos distingue para nos projetarmos sobre os outros, seja posição social, econômica ou intelectual. Jesus também decidiu esvaziar-se a si mesmo assumindo a forma de servo. Da mesma forma, devemos nos esvaziar dos nossos méritos, das nossas razões e dos nossos direitos para servirmos àqueles que nos cercam.

Extraído do livreto Cada Dia – 17/09/18

domingo, 16 de setembro de 2018

RECONHECIMENTO NA HORA CERTA


Que honra e reconhecimento Mardoqueu recebeu por isso?”, perguntou o rei. Seus oficiais responderam: “Nada lhe foi feito” (Ester 6.3).

Mardoqueu foi o primo da rainha Ester que a criou. Certa vez ele descobriu uma conspiração para matar o rei e conseguiu evitá-la. Ele não recebeu nenhuma honra e reconhecimento por isso e, durante muito tempo, ninguém sequer lembrava o que ele havia feito. Porém, às vésperas de Mardoqueu ser condenado por Hamã que era inimigo dos judeus e de todos aqueles que serviam ao Deus criador, o rei em uma noite de insônia consultou os livros dos acontecimentos do palácio e se lembrou de Mardoqueu.
Muitas vezes nos sentimos magoados por não sermos reconhecidos por algo que fizemos com zelo e excelência. Porém, no momento certo receberemos a honra por isso e, mesmo que isso não aconteça por parte de outras pessoas, o nosso Deus está sempre observando e se alegrando com as nossas atitudes e com as coisas corretas e excelentes que realizamos.
Procure fazer tudo que estiver debaixo de sua responsabilidade com excelência, não se preocupe se você será reconhecido ou não por aquilo. Tenha convicção de que Deus está atento a cada pequena atitude sua, e com suas atitudes você pode fazer Deus sorrir. A Bíblia nos ensina que a quem honra, honra. Portanto, honre a Deus a todo instante e no momento apropriado Ele honrará você.

Extraído do livreto Cada Dia – 16/09/18

sábado, 15 de setembro de 2018

A TI CLAMO, OH PAI!


Dias de trevas! Dor, tristeza, solidão! Eu peço socorro. Ninguém ouve.
Imploro, lamento, choro e... grito. Mas meus gritos parecem se perder no espaço. As noites são longas, verdadeiros tormentos. Então eu rogo a DEUS para que o dia chegue logo. E vem a claridade... mas para que? Se dentro de mim tudo continua em trevas, como sempre. Continuo a me debater qual ave aprisionada numa gaiola ou uma folha a um redemoinho. Minha alma está presa a uma dor que parece ser eterna. Por isso sei que ninguém ouvirá meus gritos, pois são gritos da alma.
Até que, cansada de debater-me contra as circunstâncias, pergunto a DEUS: “SENHOR, por que me desamparaste?” É então, que minha alma se ilumina como um raio que corta os céus e me dou conta de que em todo este ciclone que invadiu minha vida, eu é que havia me esquecido do meu DEUS maravilhoso, Aquele que jamais deixou sem reposta a quem nEle confia.
Esqueci-me destas palavras: “Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaías 43.2)
E me vem à mente o fiel Abraão a caminho de Moriá, disposto, se realmente fosse a vontade de seu DEUS e SENHOR, sacrificar Isaque, seu único filho. Muito tempo depois, José, o sonhador, jogado num poço pelos próprios irmãos, vendido por eles aos ismaelitas para pouco tempo depois ocupar o cargo de mordomo na casa de Potifar. Mas ainda não havia chegado a hora em que o seu DEUS iria se manifestar. Por um capricho da esposa de seu amo, se viu jogado no cárcere e lá esquecido. E é nessa hora que o nosso grande DEUS vem interferir em sua vida, afim de mostrar o Seu amor pelos fracos e oprimidos. E de maneira extraordinária José é retirado e passa a ser governador do Egito.
Penso também em Daniel orando, e por 21 dias, impedido pelo príncipe das trevas, sem receber resposta, até que desfalecido, foi consolado por um anjo.
Se eu, como Daniel, tivesse prevalecido em oração, teria impedido que em meus ouvidos entrassem sons estranhos como: “O teu DEUS te esqueceu.” E teria me lembrado de muitas outras palavras como:
O SENHOR é quem vai adiante de ti: Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” (Deuteronômio 31.8)
Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR teu DEUS é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1.9)
O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.” (Salmo 23.1)
E agora eu posso dizer: “Antes eu te conhecia só de ouvir falar, mas hoje os meus olhos Te vêm.” (Jó 42.5)
Dora. S. Antoniasse – set/2005