“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (João 1.1). Esta afirmação, no primeiro capítulo do Evangelho de João, resume a crença central do cristianismo: Jesus Cristo não é apenas um homem, mas o próprio Deus revelado em carne e osso. Ao dizer: “No princípio era o Verbo”, o apóstolo João está se referindo à preexistência da segunda pessoa da Trindade. A preexistência de Jesus é a doutrina que afirma que Jesus existia antes de sua concepção e isso reforça sua divindade. A expressão “no princípio” aparece também em Gênesis 1.1, “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Trata-se de uma expressão que faz referência não a um “princípio” dentro de um tempo preexistente, mas sim ao próprio momento da criação quando os céus e a terra foram criados. Isso significa afirmar que antes mesmo de Gênesis 1.1, o Verbo já estava com o Pai. Em outras palavras, antes da criação e do tempo começar, o Verbo já existia. Segundo o apóstolo Paulo, “Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” (Cl 1.17). A preexistência de Jesus Cristo é fundamental para a compreensão da salvação. Ele não é apenas Deus transcendente, que habita na eternidade, mas também habita com o contrito e abatido de espírito para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos (Is 57.15). Extraído do livreto Cada Dia – 28/07/25 |
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