segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

DEUS CONHECE NOSSO PASSADO

 


Tu me cercas por trás e por diante
e sobre mim pões a mão.” (Salmo 139.5)

Fico imaginando José governando todo o Egito, dando ordens, estabelecendo princípios, determinando quanto tinha de ser guardado nos tempos de fartura e quanto cada um poderia levar nos anos de miséria. Imagino José caminhando pelos corredores do palácio vestido a caráter e andando nas melhores carruagens da época. Quanta pompa, quanta glória, riqueza e fartura. José se tornou famoso e respeitado.

Ninguém conhecia o passado de José. Ninguém sabia que, por ciúme, seus irmãos o venderam como escravo a uma caravana de midianitas, poucas pessoas sabiam sobre o tempo em que ele trabalhou como mordomo e de como foi traído pela mulher de seu senhor; poucos conheciam os sofrimentos que José enfrentou na prisão. Davi entendia que Deus conhece nosso passado: “Tu me cercas por trás”. Deus conhece aquilo que ficou para trás, aquilo que já vivemos, conhece o nosso passado. Todas as lutas, dores, sofrimentos, fracassos, feridas, derrotas, angústias.

José entendeu essa verdade sobre Deus e chamou seu primeiro filho de Manassés, que significa perdão. José sabia que Deus conhecia seu passado de sofrimento, mas, entendeu que tudo aquilo foi usado por Deus para um propósito bom e não deixou amargurar seu coração. Deus conhece o nosso passado também, por isso, podemos descansar.

Extraído do livreto Cada Dia – 06/01/25

Nenhum comentário:

Postar um comentário