terça-feira, 31 de outubro de 2017

SEU MELHOR AMIGO


     Não importa sua religião ou crença.
O que importa é que DEUS tem um plano
em sua vida.
Saiba que religião não salva ninguém,
nem mesmo placa de igreja.
Somente Jesus Cristo pode salvar.
O que se passa em seu coração nesta hora?
Qual o seu problema ou aflição?
Conta para DEUS, entregue a Ele a sua dor,
mesmo que as pessoas não te ouçam, creia,
Ele te ouve!
Acredite de todo coração que DEUS te ama.
Se as coisas não estão bem, converse com
DEUS, abra seu coração e sinta a
transformação que
Ele pode fazer em sua vida.
O maior interessado em te ver feliz é Jesus Cristo,
Ele pode ser seu melhor amigo!
Comece com um pedido de perdão e não
permita mais que o mal venha te dominar.
Você poderá dizer:
Quem domina a minha vida sou EU!
Então te pergunto: Por que tanta tristeza, aflição,
angustia e sofrimento em sua vida?
Pense nisto meu amigo!
Decida por uma vida melhor, ao lado do seu
melhor amigo Jesus.
Se você deixar DEUS dirigir seus
passos poderá então dizer:
Hoje sou FELIZ!
Venha ouvir o que DEUS quer falar contigo.

                   Autor Desconhecido

CURA DE FAMÍLIAS DOENTES

Eu e minha casa serviremos ao Senhor.
Josué 24.15

          Sua família é o maior patrimônio que você possui. Bens, diplomas e sucesso profissional perdem o significado sem a felicidade da família. Não podemos construir felicidade sobre os escombros da família. Não é prudente alçarmos voos solitários deixando a família para trás. Não é coerente ser uma pessoa acessível para os estranhos, e incomunicável dentro de casa. Não é racional sermos amáveis com os estranhos e truculentos dentro do lar. Não é consistente sermos piedosos na igreja e profanos na família. Nossa família precisa estar a serviço de Deus dentro e fora dos portões.
           Há muitas famílias doentes e feridas, precisando de restauração. Deus ama a família, pois a instituiu. Deus não abre mão da família, pois esta é uma agência do Seu Reino na terra. Josué, o líder que levou o povo de Israel à terra da promessa, deu testemunho de que ele e sua casa serviriam ao Senhor (Josué 24.15). Josué tinha prestígio e bens, mas nenhuma conquista pessoal diminuiu seu propósito de consagrar sua família a Deus.

Pense: Nenhum sucesso compensa o fracasso da sua família.

Extraído do livro Cada Dia 31/10/10

UMA PERCEPÇÃO PROFUNDA

Assentando-se o rei no trono do juízo, com os seus olhos dissipa todo o mal.
Provérbios 20.8

Salomão está falando sobre sua própria experiência. Ele reinou sobre Israel durante quarenta anos. No começo do seu reinado, pediu a Deus sabedoria para governar. Deus lhe deu sabedoria e riquezas. Muitas vezes Salomão teve de julgar as causas do seu povo. Chegavam ao rei demandas difíceis que exigiam discernimento para serem julgadas com equidade. Certa feita, vieram-lhe duas mães trazendo um difícil pleito. Ambas deram à luz um filho. Uma, porém, acordou e viu o filho morto. Então, pegou furtivamente seu filho morto e o colocou no lugar do filho da companheira, tomando a criança viva em seus braços. O alvoroço foi enorme. A mãe verdadeira tinha absoluta consciência de que aquele menino morto não era o seu filho. Como não conseguiram resolver o impasse, buscaram o rei Salomão para sanar a questão. Diante das duas mulheres que pleiteavam ser a mãe do menino vivo, Salomão propôs serrar o menino ao meio e dar metade a cada uma. Aquela que não era a mãe concordou com a decisão. Salomão imediatamente concluiu que ela estava mentindo e mandou entregar o menino à mãe verdadeira. Quando o rei senta para julgar, ele logo vê o que está errado, e seus olhos esmiúçam todo mal.

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

31/10/11

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

LINGUAGEM E SOFRIMENTO

Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que e doce e o que é amargoso?
Tiago 3.11

         Tiago compara a língua ao fogo e ao veneno. Ambos são altamente destruidores. Uma pequena fagulha coloca em chamas toda uma selva. Uma pequena dose de veneno pode matar uma pessoa rapidamente.
            A maledicência destrói e mata. A boataria espalha-se como um rastilho de pólvora e destrói como um incêndio que se espalha numa floresta. Um comentário doloso acerca de uma pessoa pode ser como um veneno mortal que provoca sofrimento e morte. A Bíblia diz que a nossa palavra deve ser verdadeira, boa para a edificação e deve também transmitir graça aos que ouvem.
        A história está cheia de exemplos daqueles que usaram sua língua para destruir. Quase todos os dias nós topamos com os destroços provocados pela língua insensata. São famílias destruídas, amizades desfeitas, casamentos quebrados, igrejas divididas. A Bíblia diz que o pecado que mais aborrece a Deus é o pecado daqueles que semeiam contendas entre os irmãos (Provérbios 6.16-19). Devemos ser construtores de pontes e não cavadores de abismos.

Pense: Você tem sido um pacificador ou um agente de contendas?

Extraído do livreto Cada Dia – 30/10/10

O MAIOR LEGADO DE UM PAI

O justo anda na sua integridade; felizes lhe são os filhos depois dele.
Provérbios 20.7

Um homem justo prova sua integridade não com palavras, mas com a vida. O exemplo vale mais do que o discurso. O mundo está cheio de palavras vazias e vazio de exemplos dignos de imitação. Muitos pais deixam polpudas riquezas materiais para os filhos, mas também legam um caráter disforme, uma personalidade doentia, um nome sujo e uma reputação duvidosa. A maior herança que um pai pode deixar aos filhos é sua integridade. Os filhos devem ter orgulho dos pais não tanto pelo patrimônio material que granjearam, mas pelo caráter impoluto que tiveram; não tanto pelos bens que acumularam, mas pelo nome honrado que ostentaram. A honra não se compra no mercado. Não se adquire caráter com ouro. Ninguém edifica uma família feliz com riquezas materiais se essas riquezas tiveram sido mal adquiridas. O dinheiro acumulado sem honestidade é maldição. E não bênção. Traz tormento, e não felicidade. É causa de vergonha para os filhos, e não contentamento. É motivo de opróbrio na terra, e não alegria no céu. Nenhum sucesso financeiro compensa o fracasso da honra. Nenhuma herança é mais importante para os filhos do que a dignidade dos pais. É melhor ser um pai pobre e íntegro do que ser um pai rico e desonesto.

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

30/10/11

domingo, 29 de outubro de 2017

A SINGULARIDADE DOS VASOS

Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer 
outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Jeremias 18.4

     O profeta Jeremias vai à casa do oleiro não para levar uma mensagem, mas para receber uma mensagem. Ali viu o trabalho cotidiano de um oleiro que se entrega à tarefa de moldar vasos. O oleiro apanha o barro sem forma e dá a ele uma forma única. Quando um vaso se estraga em suas mãos, ele não joga o barro fora; antes, molda-o de novo e faz um novo vaso. Assim, Deus faz com sua vida. Ele não abdica do direito que tem de trabalhar em sua vida. Esse processo não é indolor, mas seu resultado é glorioso.
        O oleiro dá não apenas forma ao vaso; mas, também utilidade. Normalmente, fazemos distinção entre o que é útil e o que é belo; entre o necessário e o elegante. Um vaso é moldado para ser usado. Como vasos de honra, refletimos a glória de nosso Deus. Assim como cada vaso é uma obra singular, somos também obras primas do Criador. Não há ser humano que não tenha um papel dentro do propósito divino. Não há ser humano que não seja único, dotado de linhas, cores e formas, totalmente distintas de qualquer outro.

Pense: Deus não faz vasos em série.
Cada vaso é singular.

Extraído do livreto Cada Dia – 29/10/10

NÃO EXALTE A SI MESMO

Muitos proclamam a sua própria benignidade;
mas o homem fidedigno, quem o achará?
Provérbios 20.6

O autoelogio não soa bem. A Bíblia ensina a não fazermos propaganda das nossas próprias obras. Jesus exortou: Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. […] ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará (Mateus 6.2-4). O fariseu que entrou no templo para orar e fez da sua oração um discurso de autoexaltação, julgando-se superior ao publicano, foi rejeitado por Deus. Não é aprovado aquele que a si mesmo se louva. Não sejam os nossos lábios que nos promovam. Muitos proclamam a própria benignidade, mas é raro encontrar uma pessoa realmente fiel. Todos dizem que são bons e comprometidos, mas tente achar alguém que realmente o seja! As pessoas verdadeiramente fiéis reconhecem seus pecados e choram por eles. As pessoas dignas têm consciência de sua benignidade. Quando mais perto da estamos, mais vemos as manchas do nosso caráter. Quanto mais perto de Deus, mais reconhecemos que somos pecadores. Quanto mais obras praticamos, mais sabemos que somos servos inúteis.

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

29/10/11

sábado, 28 de outubro de 2017

TRANSFORMANDO O CAOS

Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul,
em cinquenta e dois dias. Neemias 6.15

Neemias foi um líder de qualidades superlativas. Em 52 dias ele restaurou os muros quebrados de Jerusalém que estavam em ruínas há mais de um século. Ele transformou o caos em cosmos, os escombros em ordem. Entrementes, não apenas ergueu muros, mas também restaurou valores e princípios que deram ao povo nova perspectiva de vida.
No entanto, Neemias precisou de vários anos para levantar a vida espiritual do povo. As reformas físicas são mais fáceis do que as espirituais. Lidar com pedras é mais fácil do que lidar com pessoas. Para levantar muros e assentar portas basta apenas os recursos da terra, mas para reconstruir vidas é imperativo recursos do céu. Não é suficiente levantar os muros da nossa Jerusalém se também não acertarmos nossa vida certa com Deus. Neemias liderou o povo numa profunda reforma espiritual. Então, os inimigos foram envergonhados e o povo de Deus celebrou festa ao Senhor. O caos foi transformado em cosmos, a ordem levantou-se dos escombros e o nome de Deus foi glorificado.

Pense: Não basta ter reformas físicas sem a
restauração da vida espiritual.

Extraído do livreto Cada Dia – 28/10/10

OS PROPÓSITOS DO CORAÇÃO

Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem,mas o homem 
de inteligência sabe descobri-los. Provérbios 20.5

Alex Carrel escreveu um famoso livro intitulado O homem, esse desconhecido (Europa – América, 1989). O homem penetra nos segredos mais intricados da ciência. Decifra os grandes mistérios do universo. Conquista o espaço sideral e faz viagens interplanetárias. Mergulha na vastidão do universo e desce aos detalhes do microcosmo. Não consegue, porém, penetrar nas profundezas de seu próprio coração. Os propósitos do seu coração são como águas profundas. O apóstolo Paulo pergunta: Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém s conhece, senão o Espírito de Deus (1 Coríntios 2.11). O lema dos gregos era “Conhece-te a ti mesmo”, mas o homem não consegue conhecer a si mesmo realmente sem antes conhecer a Deus. Somos seres incógnitos e misteriosos até termos nossos olhos iluminados pela graça. Somente então poderemos conhecer-nos e trazer à tona os propósitos do nosso coração. É no conhecimento de Deus que conhecemos a nós mesmos. É quando o Espírito Santo nos sonda que sondamos a nós mesmos. É ao desabrochar para Deus que mergulhamos em nós mesmos para trazer à baila os desígnios do coração.

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

28/10/11

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

UMA VIDA VITORIOSA

Guardo no coração as Tuas palavras,
para não pecar contra Ti.
Salmo 119.11

O homem tem uma tendência natural de ser um colecionador. Há aqueles que ajuntam dinheiro, pensando que a riqueza lhes dará segurança no futuro. Mas o dinheiro não é seguro. Os ladrões, a traça e a ferrugem o consomem.
Davi, mesmo sendo rico e coroado de sucesso e fama; mesmo passando por vales escuros e sofrimento resolveu guardar não bens ou lembranças, mas a Palavra de Deus. Guardar a Palavra é melhor do que armazenar ouro. Reter a Palavra é melhor do que amealhar riquezas. É pela Palavra que o jovem pode guardar puro o seu coração. É pela Palavra que somos santificados, somos instruídos, consolados e capacitados para viver vitoriosamente.
A Palavra é mais preciosa do que ouro e mais doce que o mel. A Palavra é luz que orienta; é pão que alimenta; é água que purifica. A Palavra não deve ser guardada numa prateleira nem em cima da mesa. A Palavra não é um livro mágico. Muitas pessoas têm livros, mas não os possuem. Só possuímos a Palavra quando a guardamos na mente e a retemos no coração.

Pense: Tenha uma vida vitoriosa observando
e praticando a Palavra do Senhor.

Extraído do livreto Cada Dia – 27/10/10

A COLHEITA DO PREGUIÇOSO

O preguiçoso não lavra por causa do inverno,
pelo que, na sega, procura e nada encontra.
Provérbios 20.4

Um indivíduo preguiçoso sempre encontra bons motivos para ficar de braços cruzados. Quando todos os agricultores estão arando a terra para o plantio, ele imagina:”Agora não posso arar minha terra, pois o inverno está chegando”. Por não arar a terra na estação própria, na época da colheita ele não tem nada para ceifar. O preguiçoso coloca a culpa de sua pobreza no tempo, na estação, na semente, na terra, nos outros. Ele se esconde atrás de muitos escudos e intérminas desculpas. Sempre se blinda com essas couraças. Por um tempo consegue convencer a si mesmo de que está sendo prudente. É melhor não ariscar, arando a terra no inverno. É melhor não desperdiçar a semente. É melhor não correr riscos. É melhor descansar um pouco mais até chegar uma estação mais favorável para o trabalho. Mas essas máscaras não são tão seguras. No tempo da colheita, seus campos estarão cobertos de mato, seus celeiros estarão vazios, e sua necessidade estará à mostra. Quem não semeia com lágrimas não colhe com júbilo. Quem não trabalha com o suor do seu rosto não como gostosamente o seu pão. Quem se entrega à preguiça capitula à pobreza. Essa é uma lei imperativa, intransferível e inexorável.

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

27/10/11

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

SENHOR


No silencio deste dia que amanhece,
venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.
Quero olhar hoje o mundo com
olhos cheios de amor;
ser paciente; compreensivo,
manso e prudente,
ser além das aparências,
teus filhos como
Tu mesmo os vês, e assim
não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de benção se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre,
que todos quantos
se achegarem a mim sintam
Tua presença.
Reveste-me de Tua beleza,
Senhor, e que no descanso
deste dia, eu Te revele a todos.

                                       Autor desconhecido

O MAPA DA FELICIDADE

        Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.  Mateus 5.16

        A felicidade existe e está ao nosso alcance. Ela não é apenas um destino aonde se vai, mas uma maneira como se caminha. A felicidade não está num lugar especifico, mas numa atitude definida. Jesus falou sobre a felicidade nas bem-aventuranças (Mateus 5.1-12). O problema do homem não é a busca da felicidade, mas contentar-se com uma felicidade limitada. Deus nos salvou para a maior das felicidades. A felicidade verdadeira está em Deus. É na presença de Deus que existe alegria. O propósito principal da nossa vida é conhecer e desfrutar da intimidade com Deus.
      Nas bem-aventuranças Jesus nos fala sobre um correto relacionamento com Deus, com nós mesmos e com o próximo. Somos felizes quando nossas relações estão harmonizadas.
A felicidade que o mundo oferece é uma farsa. O glamour do mundo é irreal. O sorriso que as pessoas estampam no rosto não passa de máscara. As taças doces do pecado são veneno que intoxica a alma. Os prazeres transitórios desta vida desembocam numa constante perturbação.

Pense: A verdadeira alegria está na presença de Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 26/10/10

BRIGAR É SINAL DE TOLICE

Honroso é para o homem o desviar-se de contenda,
mas todo insensato se mete em rixa.
Provérbios 20.3

Na estrada da vida há muitas armadilhas de contendas prontas a nos apanhar. Uma pessoa sábia desvia-se delas. Não vale a pena entrar em discussões bobas, em disputas de ideias, em contendas sem proveito algum. Só os tolos se metem em rixas. Qualquer tolo pode começar uma briga; quem fica fora dela é que merece elogios. É uma honra dar fim a contendas, mas os insensatos se envolvem nelas. O rei Saul envolveu-se em muitas batalhas inglórias. Por causa de seu ciúme doentio contra Davi, perturbou sua alma, transformou sua família e causou desgosto à sua nação. Muita gente perdeu a vida por causa das rixas desse rei louco. Quantas batalhas verbais dentro do lar têm resultados desastrosos! Quantas acusações ferinas entre marido e mulher! Quantos filhos feridos por guerras intérminas dentro da família! Quantas lutas são travadas até mesmo nos bastidores do poder eclesiástico, numa disputa insensata por prestígio e glórias humanas! Devemos declarar guerra ao mal. Devemos empunhar armas espirituais poderosas em Deus para destruir fortalezas e anular sofismas. Mas entrar pelejas movidos pela vaidade e alimentados pelo orgulho, para ferir pessoas e atormentar nossa própria alma. É sinal de insensatez

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

26/10/11

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

NÃO DESAFIE QUEM TEM O PODER NAS MÃOS

Como o bramido do leão, é o terror do rei;
o que lhe provoca a ira peca contra a sua própria vida.
Provérbios 20.2

Nos regimes monárquicos, o rei detém o pleno poder. Houve reis absolutamente que se colocaram acima da própria lei foi o caso de Nabucodonosor, rei da Babilônia, cujas ordens não podiam ser desafiadas. Ele era a lei. Não é sensato insurgir-se contra aqueles que detêm o poder. A menos que seja uma causa absolutamente justa, não é sábio correr riscos, provocando o rei à ira, João Batista denunciou o pecado de adultério do rei Herodes e foi decapitado na prisão. No seu caso, preferiu perder a vida a perder a honra. A raiva do rei é como o rugido de um leão; quem provoca o rei arrisca a vida. Aqueles que têm o poder nas mãos noa gostam de ser desafiados. Quando se iram, rugem com forte estrondo como leões. Querem ser temidos e os que desobedecem às suas ordens atentam contra a própria vida. Entrar numa contenda com aqueles que detêm o poder não é prudente. Uma queda de braço com aqueles que são investidos de poder e blindados pelo sistema é lavrar sua própria sentença de derrota. A sensatez ensina a não cutucar essa fera selvagem com vara curta. Não compensa entrar nessa briga inglória.

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

25/10/11

FOI BOM DEMAIS

Combati o bom combate, completei a carreira,
guardarei a fé. 2 Timóteo 4.7

        O apóstolo Paulo está fechando a cortina da vida e a cena que está diante dos seus olhos não é nada bela. Está preso em Roma numa prisão úmida, escura e insalubre. Na perspectiva humana isso é uma fragorosa derrota. Aquele que foi o maior bandeirante do cristianismo não buscou popularidade, não lutou para estar no topo da lista dos famosos do seu tempo.
         Mas este homem foi temido no inferno e amado no céu. Ele tombou na terra como um mártir e levantou-se no céu como um príncipe. Seu nome é mais conhecido hoje do que todos os imperadores romanos somados.
Esse grande gigante do cristianismo escreve sua última carta de uma masmorra e, mesmo sofrendo ingratidão e privações, ergue sua voz para glorificar a Deus em vez de lamentar suas desventuras. Ele é um monumento vivo da graça de Deus a nos revelar que a vida do homem não consiste na abundância de bens que ele possui. Mesmo pobre ele enriqueceu a muitos. Mesmo nada possuindo ele foi possuidor da maior de todas as riquezas.

         Pense: Enfrentaremos enormes dificuldades, mas e recompensa é infinitamente maior.

Extraído do livreto Cada Dia – 25/10/10

terça-feira, 24 de outubro de 2017

HOMENAGEM AO DIA DO RIO TIETÊ

HOMENAGEM AO DIA DO RIO TIETÊ – 22 de setembro

Por Nicoly F. A. Martineli 6o ano D

ÁGUA

E lá vem a água
saindo da torneira
o que muitos não sabem
é que está morrendo...
Bom, somos alunos
certas palavras
podemos não compreender
por isso de um modo diferente
venho lhes trazer este poema
no qual iremos entender
que a água estamos a perder.
Clara ou escura
doce ou salgada
quente ou fria
até mesmo congelada
"Tá ligado" que sem água não há
nada?
Não ha humanos, animais ou
plantas
Não ha floresta, rios ou jardins de
encanto
A humanidade irá morrer
a linda natureza iremos perder

Os animais também irão
perecer
Tu não percebes,
mas aqueles “cinco
minutinhos” a
mais na hora do banho,
naquela água quente
no qual não temos vontade de
sair
pode perder uma quantidade
de água
e há alguns lugares onde as
pessoas
não tem nem para beber.
Mano”, ajuda aí!
Está cada vez mais difícil
Só se aumenta o desperdício
Nosso planeta está morrendo!
Por isso venho dizendo,
a água precisa ser preservada
tratada, CUIDADA
Então... que tal:
Cada um faz sua parte!
É disso que o mundo precisa
No final, criaremos uma obra
de arte…
um mundo colorido,
O nosso planeta querido,
O qual está ferido,
Mas que podemos mudar tudo
isso!

Extraído do O Diarinho & Instituto Dona Placidina 15a Edição

AMIZADE VERDADEIRA

Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.
Provérbios 17.17

         O verdadeiro amigo se aproxima não para tirar-lhe, mas para oferecer-lhe tudo, sua amizade. Há duas caricaturas de amizade, que não passam de uma falsa amizade. A primeira é a amizade tabernária. Nenhuma ligação existe entre amigos “tabernários” além do desejo comum de tomar uns copos, de maldizer o próximo e fazer farra. Esses amigos dispersam-se na hora da angústia, como os amigos do Filho Pródigo fugiram.
          A segunda amizade falsa é a amizade utilitária. É a daqueles para quem todo “amigo” é um meio ou potencial de facilitar-lhes os interesses. Essa amizade é uma espécie de pesca de favores. Essa amizade constitui-se numa ameaça para a moralidade pública. Distribuem-se os cargos não pelos méritos pessoais dos candidatos, mas pelo número de “amigos” que possuem. Mas, se há amizade falsa, existe também a amizade verdadeira. O amigo verdadeiro ama o tempo todo. O vendaval só conseguirá que os verdadeiros amigos fixem raízes mais profundas no solo do amor eterno.

Pense: Amigo é o primeiro a entrar, depois
de todos terem abandonado a casa.

Extraído do livreto Cada Dia – 24/10/10

CUIDADO COM O VÍCIO DA BEBIDA

O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoraçadora;
todo aquele que por eles é vencido não é sábio.
Provérbio 20.1

A bebida alcoólica tem sido um carrasco para milhões de pessoas no mundo. Na verdade, o álcool aprisiona pessoas, humilhando-as sob algemas. O álcool é um ladrão de cérebros. Tira a lucidez e provoca transtornos mentais. O álcool é responsável por mais da metade dos acidentes de carro e o causador de mais de 50% dos assassinatos. As cadeias estão lotadas de seus escravos, e os cemitérios se enchem com suas vítimas. O álcool vicia e degrada. Aqueles que são dominados pela bebida alcoólica vivem perturbados e perturbam a ordem social. São um pesadelo para a família e uma desgraça para a sociedade. Discussões tolas brigas desnecessárias e crimes hediondos são cometidos por pessoas dominadas pela bebida. O escravo da bebida nunca é sábio. Aqueles que se entregam aos encantos do vinho e bebem espalhafatosamente acabam vencidos pelo vício. Alguém já disse que o vinho é formado pela mistura do sangue de quatro animais: pavão, leão, macaco e porco. Quando o homem começa a beber, sente-se como um pavão, a mais bela das criaturas. Depois, ruge como um leão, demonstrando sua força, o passo seguinte é fazer peraltice como um macaco. Finalmente, chafurda-se na lama como um porco. Fuja da bebida alcoólica; essa dependência pode lhe custar a vida.

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

24/10/11

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A PUNIÇÃO DOS MAUS SERÁ INEVITÁVEL

Preparados estão os juízos para os escarnecedores
e os açoites, para as costas dos insanos.
Provérbios 19.29

Nem sempre o homem recebe a justa retribuição das suas obras no exato momento em que comete o delito. O ladrão que rouba algumas vezes consegue escapar. O corrupto que lança mão do alheio às vezes consegue se enriquecer. O juiz iníquo que vende sua consciência para dar uma sentença injusta quase sempre sai ileso dessa farsa. Mais cedo ou mais tarde, porém, a verdade virá à tona, e esses escarnecedores não ficarão impunes. Aquilo que fizeram nas caladas da noite será proclamado à plena luz do sol. Aquilo que fizeram nos bastidores, longe dos holofotes, será estampado nas manchetes dos jornais. A punição dos maus será inevitável, pois, ainda que escarnecem do juízo dos homens, jamais escaparão do juízo divino. Os insensatos constroem o chicote para açoitar suas próprias costas. Eles tropeçam no próprio laço que armaram para os outros e caem na própria cova que abriram para derrubar seu semelhante. Deus é justo e não inocentará o culpado. Todos teremos de comparecer perante o justo tribunal de Deus e, no dia do juízo os livros serão abertos, e receberemos julgamento segundo as nossas obras. Naquele dia, nossas palavras, obras, omissões e pensamentos passarão pela peneira fina do julgamento divino, e ninguém escapará, exceto aqueles que se arrependeram e buscaram o perdão de seus pecados em Cristo Jesus.

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

23/10/11

A TI CLAMO, OH PAI!


Dias de trevas! Dor, tristeza, solidão! Eu peço socorro. Ninguém ouve.
Imploro, lamento, choro e... grito. Mas meus gritos parecem se perder no espaço. As noites são longas, verdadeiros tormentos. Então eu rogo a DEUS para que o dia chegue logo. E vem a claridade... mas para que? Se dentro de mim tudo continua em trevas, como sempre. Continuo a me debater qual ave aprisionada numa gaiola ou uma folha a um redemoinho. Minha alma está presa a uma dor que parece ser eterna. Por isso sei que ninguém ouvirá meus gritos, pois são gritos da alma.
Até que, cansada de debater-me contra as circunstâncias, pergunto a DEUS: “SENHOR, por que me desamparaste?” É então, que minha alma se ilumina como um raio que corta os céus e me dou conta de que em todo este ciclone que invadiu minha vida, eu é que havia me esquecido do meu DEUS maravilhoso, Aquele que jamais deixou sem reposta a quem nEle confia.
Esqueci-me destas palavras: “Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” (Isaías 43.2)
E me vem à mente o fiel Abraão a caminho de Moriá, disposto, se realmente fosse a vontade de seu DEUS e SENHOR, sacrificar Isaque, seu único filho. Muito tempo depois, José, o sonhador, jogado num poço pelos próprios irmãos, vendido por eles aos ismaelitas para pouco tempo depois ocupar o cargo de mordomo na casa de Potifar. Mas ainda não havia chegado a hora em que o seu DEUS iria se manifestar. Por um capricho da esposa de seu amo, se viu jogado no cárcere e lá esquecido. E é nessa hora que o nosso grande DEUS vem interferir em sua vida, afim de mostrar o Seu amor pelos fracos e oprimidos. E de maneira extraordinária José é retirado e passa a ser governador do Egito.
Penso também em Daniel orando, e por 21 dias, impedido pelo príncipe das trevas, sem receber resposta, até que desfalecido, foi consolado por um anjo.
Se eu, como Daniel, tivesse prevalecido em oração, teria impedido que em meus ouvidos entrassem sons estranhos como: “O teu DEUS te esqueceu.” E teria me lembrado de muitas outras palavras como:
O SENHOR é quem vai adiante de ti: Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” (Deuteronômio 31.8)
Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR teu DEUS é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1.9)
O SENHOR é o meu pastor: nada me faltará.” (Salmo 23.1)
E agora eu posso dizer: “Antes eu te conhecia só de ouvir falar, mas hoje os meus olhos Te vêm.” (Jó 42.5)

Dora. S. Antoniasse

CURA PARA A ANSIEDADE

Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?
Espera em Deus pois anda o louvarei, a Ele, meu auxílio e Deus meu.
Salmo 42.11

        Quando oramos, pensamos e agimos corretamente, então, brota a cura para a ansiedade: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4.7). Quando a paz de Deus chega, a ansiedade precisa ir embora. A palavra guardará no grego significa montar guarda. A paz de Deus torna-se uma muralha protetora ao redor do nosso coração e da nossa mente, de tal forma que a ansiedade não pode entrar. Essa paz de Deus está presente mesmo nas turbulências da vida e nos dá serenidade, porque sabe que Deus está no controle. A paz de Deus monta sentinela ao redor do nosso coração e da nossa mente e protege nossos sentimentos e nossos pensamentos.
             Não deixe seu coração ficar prisioneiro da ansiedade. A Bíblia diz que “a ansiedade no coração do homem o abate” (Provérbios 12.25), mas “o ânimo sereno é a vida do corpo” (Provérbios 14.30). Diz a Escritura: “O coração alegre é bom remédio, mas o Espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbios 17.22). Descanse em Deus.

Pense: Tire os seus olhos das circunstâncias
e ponha-os nAquele que está acima
e no controle das circunstâncias.


Extraído do livreto Cada Dia – 23/10/10

domingo, 22 de outubro de 2017

ESTRANGULAMENTO EMOCIONAL

          Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições... Filipenses 4.6

       A ansiedade é a maior doença do século. É vista por estudiosos como a mãe das neuroses. Talvez seja a doença mais democrática da nossa geração, pois atinge crianças, jovens e velhos; está presente na vida de doutores e analfabetos; pobres e ricos, religiosos e ateus. A palavra ansiedade em grego significa estrangulamento. É apertar o pescoço, sufocar. Ela rouba nossas forças e tira a perspectiva do futuro. A pressão da vida moderna, a falta de comunicação no lar e a ausência da comunhão com Deus abrem a porta para a ansiedade.
      Há muitas pessoas asfixiadas pela ansiedade. Vivem sem paz e sem descanso na alma. Jesus nos ensina a lidar corretamente com a ansiedade, olhando para as aves do céu e os lírios do campo. A criação de Deus é um antídoto contra a ansiedade. Os pássaros não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros, mas Deus os alimenta. Os lírios do campo se vestem garbosamente e não trabalham nem fiam, no entanto nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles.

Pense: Devemos lançar sobre o Senhor toda
a nossa ansiedade, porque
Ele tem cuidado de nós
(1 Pedro 5.7)

Extraído do livreto Cada Dia – 22/10/10

TESTEMUNHA CORRUPTA

A testemunha de Belial escarnece da justiça,
e a boca dos perversos devora a iniquidade.
Provérbios 19.28

A testemunha corrupta interfere diretamente nas decisões de um tribunal. Inverte os fatos para inocentar os culpados e culpar os inocentes. A testemunha corrupta zomba da justiça, escarnece da verdade, tripudia sobre o direito e massacra os inocentes. É um agente do mal e um instrumento a serviço da violência. No julgamento de Jesus, o Sinédrio judaico contratou testemunhas falsas com o propósito de condená-lo. Fato semelhante aconteceu quando Estevão, o primeiro mártir do cristianismo, foi apedrejado. Na história da humanidade esses fatos se repetiram tantas vezes, causando muito sofrimento entre os fracos e derramando muito sangue inocente. Se a testemunha corrupta perverte a justiça, a boca dos perversos tem fome de fazer o mal. A língua dos ímpios é carregada de veneno. É peçonha mortífera. Os homens sem caráter sentem um prazer mórbido em destruir a reputação do próximo. Banqueteiam-se com a desgraça alheia. Como abutres, abastecem-se da miséria dos outros. Tanto a testemunha falsa que abre a sua boca para escarnecer da justiça quanto o perverso que abre sua boca para arruinar o próximo, ambos são abomináveis aos olhos do Senhor. Tanto um quanto o outro receberão a justa retribuição de Deus e o desprezo dos homens.

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

22/10/11

sábado, 21 de outubro de 2017

SOFRIMENTO DO JUSTO 2

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima e a morte já não
existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor,
porque as primeiras coisas passaram.
Apocalipse 21.4

       A pergunta é: se Deus é bom, por que há tanto mal no mundo? Se Deus nos ama, por que sofremos? Se somos filhos de Deus, por que Ele não nos poupa da aflição? Se Jesus Cristo já levou sobre si as nossas dores por que ainda sofremos enfermidades? Se nós somos herdeiros com Cristo, por que enfrentamos privações financeiras? Não é simples conjugar o amor de Deus com o sofrimento do justo (João 11.37).
Poderíamos entender a razão dos homens maus colherem os frutos da sua semeadura maldita, mas, como explicar o sofrimento daqueles que lavam as mãos na inocência e vivem com integridade de coração?
       Ah, o sofrimento do justo ainda nos aflige. Ainda nos incomoda ver um crente piedoso com doença grave. Ainda nos aflige ver os servos de Deus privados dos frutos da terra enquanto os ímpios se abastecem com o melhor deste mundo. Importa-nos saber, porém, que a vida não se limita apenas ao que acontece do lado de cá da sepultura. Há ainda uma eternidade pela frente. Como será? Apocalipse 21 nos diz.

Pense: O amanhã trará um futuro de glória
para os que amam a Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 21/10/10

O APRENDIZADO É UM EXERCÍCIO CONTÍNUO

Filho meu. Se deixas de ouvir a instrução,
desviar-te-ás das palavras do conhecimento.
Provérbios 19.27

Na escola da vida ninguém se diploma. Somos eternos aprendizes. A cada estágio que avançamos e quanto mais aprendemos, mais temos coisas a aprender. O sábio é aquele que nada sabe. O que sabemos é infinitamente menor do que o que nao sabemos. Quanto mais aprendemos, mais temos consciência de que estamos apenas arranhando a superfície do conhecimento. Só um tolo faz propaganda de seu conhecimento. Só um insensato proclama sua própria sabedoria. Só lata vazia faz barulho. Só restolho chocho fica empinado orgulhosamente. Só os ignorantes pensam que não têm mais nada a aprender. Nossos ouvidos precisam continuar atentos à instrução. Todo tempo é tempo de aprendizado. Aqueles que deixam de ouvir a instrução se desviarão das palavras do conhecimento. Se você parar de aprender, esquecerá até o que sabe. Quem cessa de aprender cessa de ensinar. Quem se ausenta da escola do aprendizado entra na fila da ignorância. O aprendizado é um exercício contínuo, um privilégio constante, uma aventura diária, uma semeadura diuturna e uma colheita ao longo da vida. Se fizermos uma semeadura abundante no aprendizado, teremos uma colheita bendita, cujos frutos nos deleitarão e nos fortalecerão para a jornada da vida.

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

21/10/11

SER PAI...

      Ser pai não é apenas suprir as necessidades materiais do filho: ser pai não é apenas usar de sua autoridade para de terminar o canal de televisão a ser sintonizado; ser pai não é apenas sorrir quando abre o embrulho, no segundo domingo de agosto; ser pai não é apenas ter o privilegio de escolher o pedaço do frango, na hora das refeições.
Ser pai é muito mais do que isso.
Ser pai é assumir uma difícil e sagrada missão que começa no ato da concepção e prossegue por toda a vida. A partir do instante em que a minúscula célula – fruto de um ato de amor – começa a se multiplicar, precisa de carinho e atenção. O ser em formação, no ventre materno, é capaz de perceber a importância que lhe é atribuída. O ato de nascer será um motivo justo de alegria e, também, o momento de assumir, com coragem e determinação, uma sublime responsabilidade: transformar aquele pequenino ser, frágil e dependente, em um ser humano forte e independente. É um trabalho de gigante; todavia não depende de formação universitária e nem existem cartilhas ou modelos a serem seguidos. Esse trabalho necessita apenas de naturalidade, amor e paciência.
Os filhos são o reflexo dos pais. Resultam dos exemplos vistos no dia a dia de cada um.
Perguntemos a este grande número de jovens desprovidos de ideais, mergulhados no abismo de uma vida sem destino e muitas vezes sem retorno, ainda que cobertos de todos os recursos materiais, quantas vezes eles sentiram o hálito dos pais, o toque de suas peles, o calor de seu abraço, o sussurro emocionado de suas vozes, dizendo “meu filho, eu te amo”. Perguntemos a esses jovens, se no decorrer de suas vidas, eles receberam lições de otimismo, de crença no futuro, de respeito às instituições, de amor ao próximo. Perguntemos, ainda, se, antes de se afastarem definitivamente de seus lares, foi-lhes dito, alguma vez, que eles fazem parte do universo e que, como integrantes dele, cabia-lhes a tarefa de torná-lo melhor com a sua capacidade de crescer e de serem bons cidadãos.
Ser pai é entregar aos filhos a chave do futuro. Ser pai é dar exemplos de trabalho e de luta, todos os dias, sem nunca perder a fé. Ser pai é ter a glória de receber das mãos de Deus a honrosa e sublime missão de trabalhar arduamente para perpetuar sua própria vida em outro ser.

Percy Benedito de Siqueira

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

FILHOS INGRATOS, A VERGONHA DOS PAIS

         O que maltrata a seu pai ou manda embora a sua mãe filho é que envergonha e desonra. Provérbios 19.26

A lei de Deus pode ser sintetizada em dois mandamentos: amar a Deus e ao próximo. O amor não é apenas o maior dos mandamentos, mas também o cumprimento da lei dos profetas. O amor não é apenas a maior das virtudes, mas também o sinal distinto de um verdadeiro cristão. O amor é a prova cabal de que somos convertidos, porque aquele que não ama não é nascido de Deus, já que Deus é amor. Também não podemos amar a Deus sem amar o próximo. E não há ninguém mais próximo de nós do que nossos pais. A ordem divina aos filhos é honrar pai e mãe e obedecer-lhes no Senhor. Esse é o primeiro mandamento com promessa. Os filhos que honram os pais têm vida longa e também prosperidade. Um filho ingrato, porém, traz vergonha para os pais e desonra para a família. Maltratar o pai e mandar embora a mãe são atitudes abomináveis aos olhos de Deus, crueldades sem tamanho. Há muitos filhos ingratos, que cospem no prato em que comeram. Agridem os pais com palavras e atitudes e abandonam-nos à própria sorte quando chegam a velhice. Os filhos que maltratam seu pai ou tocam sua mãe de casa não têm vergonha, não prestam. Os filhos que cometem tal desatino causam desonra para a família.

Extraído do livro Gotas de Sabedoria Para a Alma

20/10/11