domingo, 30 de abril de 2017

CREIA NO EVANGELHO

       “Pois não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16).

Há pessoas que se dizem cristãs, mas sentem vergonha do Evangelho de Jesus. Por que não devemos ter vergonha do Evangelho? Paulo nos responde que é por causa da sua essência. Este é o poder de Deus. Somente o Evangelho pode mudar o coração do ser humano. Mas também, por causa do seu propósito, só ele pode salvar o pecador, pois, por meio dele, o pecador entende que Cristo morreu na cruz para salvá-lo.
Contudo, o apóstolo nos mostra que não devemos nos envergonhar do Evangelho por causa do seu alcance. Ele salva a todo aquele que crê em Jesus como único Senhor e Salvador, seja ele judeu, grego, ou oriundo de qualquer outra nação. Quem confiar que em Cristo há redenção receberá o perdão, terá justificação, experimentará a reconciliação e receberá de Deus a transformação.
Como receber essa bênção que vem do Evangelho? Primeiramente, reconheça que Deus é Santo. Depois, reconheça que seus pecados afrontam a santidade de Deus. Mas, Deus é amor por isso mandou seu único Filho vir ao mundo, para pagar os pecados do seu povo, para que este fosse perdoado. Em último lugar, você precisa confiar no sacrifício desse Filho, que deu sua vida na cruz em seu lugar e ressuscitou. Creia em Jesus, o Senhor, e você será reconciliado com Deus!

Referência para leitura: Romanos 1.14-17

Extraído do Livreto Cada Dia – 30/abr

sábado, 29 de abril de 2017

A VIDA DO CRISTÃO

         “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3.17).

Este texto diz que a vida do cristão tem de ser uma vida de plenitude, envolvendo todas as nossas palavras e ações. Isso significa que a nossa conduta deve ser o espelho do Evangelho que professamos crer. Nossas palavras têm de abençoar as pessoas e edificar a vida delas, mas, nossas atitudes têm de mostrar como é a vida de quem foi perdoado dos seus pecados pelo Senhor Jesus.
Contudo, o texto revela que a vida do cristão representa Jesus. Ele ensina que tudo o que fizermos deve ser feito em nome do Senhor Jesus. Nossa conduta revela se pertencemos ao Senhor Jesus. Se as pessoas nos virem com uma vida incoerente, desonrarão o nome do Senhor Jesus. Como representante de Cristo disponha-se a honrar o Senhor na sua vida.
Porém, o texto revela que devemos ter uma vida de gratidão. Paulo, disse que tudo o que fizermos deve ter o objetivo de dar graças a Deus Pai. Deus nos amou antes da fundação do mundo, deu Jesus na cruz por nós, Ele ressuscitou e agora está exaltado à destra do Pai. Deus nos deu o Espírito Santo, perdoa nossos pecados e tem sido extremamente bondoso para conosco. Como poderemos murmurar ou reclamar do Senhor? Seja mais agradecido, louve a Deus pelas bênçãos recebidas na pessoa de Jesus!

Referência para leitura: Colossenses 3.12-17

Extraído do Livreto Cada Dia – 29/abr

sexta-feira, 28 de abril de 2017

A PREGAÇÃO ABENÇOADA

         “Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus...” (Atos 4.33).

A pregação dos apóstolos era caracterizada por grande poder. Não era poder do homem, poder fugaz. Era o poder do Espírito de Deus. Tenho orado para que as mensagens pregadas em nossas igrejas sejam marcadas pela presença do Espírito Santo. A pregação dos apóstolos era um testemunho. Uma testemunha em um julgamento é alguém que presenciou um fato. Eles falaram do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e tinha transformado a vida deles.
Conheceram a Jesus e foram transformados pela sua pessoa e pregação. Somente pregaremos o Evangelho do Senhor se formos transformados por ele. Fale de Jesus Cristo. Eles pregavam a ressurreição do Senhor Jesus. A mensagem deles é que o Filho de Deus morreu para pagar os pecados do seu povo. Porém, ele não permaneceu na tumba, a morte não pôde detê-lo. No terceiro dia o anjo do céu baixou, a pedra rolou. Quando a manhã chegou, Cristo ressuscitou! Cristo venceu a morte e agora temos esperança. A mensagem do Evangelho é vitoriosa, Jesus é vencedor e venceremos com Ele por toda a eternidade.
Ao pregarem essa mensagem, havia neles abundante graça, o coração de Deus era favorável para com eles e os ouvintes percebiam a bênção do Senhor sobre essa pregação. Senhor, dá-nos mais pregações como essa!

Referência para leitura: 2 Timóteo 4.1-5

Extraído do Livreto Cada Dia – 28/abr

quinta-feira, 27 de abril de 2017

EDIFIQUE EM ORAÇÃO

         “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei… e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” (Neemias 1.4).

Lembrei-me que na Bíblia há alguém que teve um grande desafio de reconstruir os muros de uma grande cidade. Esse alguém foi Neemias. Quando pergunta ao seu irmão sobre Jerusalém e este conta-lhe que seu povo está em grande miséria, que os muros da cidade estão destruídos e suas portas queimadas pelo fogo, o coração de Neemias se comove a ponto de levá-lo às lágrimas e à compaixão. Essa comoção move Neemias a atuar. Ele não fica só no lamento; ele parte para a ação.
Neemias tem um coração que ora. Neemias faz uma linda oração no capítulo 1 do livro que leva o seu nome. Os comentaristas bíblicos acreditam que esta oração é um resumo da oração que Neemias fez pelo povo durante alguns meses. É interessante perceber que, por meio da oração, Deus forjou o coração do seu servo para mostrar-lhe que o Senhor desejava que ele fosse o edificador dos muros de Jerusalém. Por meio da oração ele clama a misericórdia de Deus sobre o seu povo para que haja restauração em Judá.
Tal como Neemias, se desejamos ser bem-sucedidos nos projetos que o Senhor nos confiou, devemos encharcar nossa vida com os rios da oração. É hora de redobrar a oração em sua vida! Que o Senhor ensine você a edificar os sonhos por meio da oração!

Referência para leitura: Neemias 1.1-11

Extraído do Livreto Cada Dia – 27/abr

quarta-feira, 26 de abril de 2017

O NASCIMENTO DE JESUS

          “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome Jesus...” (Mateus 1.21).

O nascimento de Jesus é um dos fatos mais estarrecedores da história da humanidade. José não entendeu, quis fugir para livrar sua amada da morte. Maria, ao saber, perplexa, hesitou: “Como pode ser isto, pois não tenho contato com homem algum?”. Os pastores, ao receberem a visita do anjo, vendo a glória de Deus, ficaram dominados pelo medo. Pensar que o Verbo Eterno, que sempre esteve com o Pai, por intermédio de quem ele fez todas as coisas, o próprio Deus, se fez carne, tabernaculou conosco, revelando a sua graça e a sua verdade e que tivemos a possibilidade de contemplar a sua glória como Unigênito do Pai, é simplesmente maravilhoso! Somente porque Deus amou ao mundo de tal maneira que resolveu dar o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna. Isso é maravilhoso! Pensar que Jesus nos ensinou que vida eterna é conhecer a Deus e a Jesus Cristo, o enviado do Pai, é extasiante!
Saber que Deus quis perdoar nossos pecados, decidiu reconciliar-se conosco, resolveu tornar-se nosso amigo e ter um relacionamento íntimo e pessoal conosco é, sem sombra de dúvidas, a mais bendita, a mais inusitada, a mais doce, a mais efusiva de todas as boas notícias! Aleluia! Há perdão para nós em Cristo Jesus. Louvado seja o Salvador pelo indulto celestial

Referência para leitura: Mateus 1.18-25

Extraído do Livreto Cada Dia – 26/abr

terça-feira, 25 de abril de 2017

INVISTA NA ORAÇÃO

        “De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.” (Salmo 5.3).

O salmista nos ensina que oração deve ser a nossa prioridade. Ao dizer duas vezes que, de manhã orará a Deus, revela que conversar com Deus para ele é prioridade. A oração deve ocupar o lugar primordial na sua vida. Se Deus é a pessoa mais importante da nossa vida, se o amamos acima de tudo, ao abrir os olhos deveríamos agradecer ao Pai por renovar as suas misericórdias para conosco. Que conversar com Deus, como nos ensina a Escritura, seja para você uma prioridade.
Davi revela que apresenta a sua oração a Deus. A palavra apresentar é a mesma utilizada para oferecer sacrifícios. Portanto, ao dizer que apresenta a sua oração, o salmista nos mostra que oração é consagração, oração é oferecer o melhor a Deus. Consagremos os melhores momentos, os melhores pensamentos, os melhores sentimentos, o melhor de nossos relacionamentos a Deus.
Todavia, Davi nos revela que, depois de orar, ficará esperando. Oração nos ensina a esperar. Esperar significa se humilhar. Esperar significa confiar que Deus cuida de nós e há de fazer em nós, sua vontade. O missionário inglês William Carey disse: “Espere grandes coisas de Deus; faça grandes coisas para Deus.” Que tenhamos uma vida de oração abundante, priorizando ao Senhor. Consagremo-nos a Ele e esperemos as grandes coisas que Ele fará em nossa vida!

Referência para leitura: Salmo 5.1-12

Extraido do Livreto Cada Dia – 25/abr

segunda-feira, 24 de abril de 2017

A CERCA

Havia um menino que tinha um temperamento difícil.
Seu pai deu-lhe um saco pregos e lhe disse que, a cada vez que perdesse a paciência, pregasse um prego na cerca dos fundos de sua casa.
No primeiro dia, o menino pregou 37 pregos na cerca.
Então, com o passar dos dias, foi diminuindo gradualmente.
Ele descobriu que era mais fácil conter seu temperamento do que bater pregos na cerca.
Finalmente chegou o dia em que o menino não perdeu a paciência.
Ele contou isso a seu pai, que sugeriu que, agora, o menino tirasse um prego da cerca para cada dia que ele conseguisse conter seu temperamento.
Os dias foram passando e o menino pôde, finalmente, contar ao pai que não havia mais pregos na cerca.
O pai pegou o filho pela mão, o levou até a cerca e disse: “Você fez bem, meu filho, mas veja os buracos da cerca. A cerca nunca mais sera a mesma”.
Quando você fala coisas com ódio, elas deixam cicatrizes como estas.
Você pode enfiar uma faca num homem e tirá-la.
Não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará lá.
Uma ferida verbal é tão ruim quanto uma física.
Amigos são jóias raras, afinal.
Eles nos fazem sorrir e nos encorajam a seguir em frente.
Eles nos dão ouvidos, nos consolam e sempre estão dispostos a abrir o coração para nós.
Mostre aos seus amigos o quanto você se importa.
Mande esta mensagem a todos aqueles que você considera amigo!

Autor desconhecido.

O REMÉDIO CONTRA O MEDO

Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” (Lucas 12.32).

Neste texto, vemos uma mensagem que nos desafia a transpor o medo em nossa vida! Existe algum temor em seu coração? Qual é a razão dos temores que circundam sua vida? Creio que a grande razão pela qual os temores nos dominam é a escassez de conhecimento do Senhor! Como Oséias nos diz no capítulo 6, verso 3 de seu livro, devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor!
O Senhor também disse pela boca de Oséias: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” (Oséias 4.6a). Conhecer a Deus é a maior bênção que podemos receber, é o maior privilégio que podemos ter, é o maior gozo que podemos sentir! Jesus em Lucas 12.32 nos ensina que Deus é Pastor, Pai, feliz, generoso e Rei. Se entendemos que o Senhor cuida de nós como ovelhas, que Ele é o Pai por excelência, que Ele é feliz em fazer-nos felizes, que Ele nos deu o melhor que tinha, seu único Filho, para morrer por amor de nós, que Ele reina sobre todo o Universo e toda a nossa vida; então transporemos a muralha do medo! 
Estude a Bíblia! Tenha momentos a sós com Deus e ore sem cessar! Compartilhe no corpo de Cristo! Busque viver em santidade! Creia no Senhor Jesus! Conhecer a Deus é o melhor remédio contra o medo. Que o Senhor nos deixe conhecê-lo, cada dia mais e mais!

Referência para leitura: Lucas 12.22-44

Extraido do Livreto Cada Dia – 24/abr

domingo, 23 de abril de 2017

Reconheça a soberania de Deus

        “Ouvindo isto, unânimes… disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que nales há...” (Atos 4.24).

A oração dos perseguidos reconhece a soberania de Deus. Eles começam a oração invocando o Senhor com o termo soberano, que indica o domínio de Deus sobre tudo o que existe. Eles reconhecem a soberania de Deus como o criador e, também, o sustentador de tudo o que há. Depois, em sua oração, os discípulos começam a reconhecer a soberania de Deus no cumprimento de sua palavra. Eles citam a palavra falada pelo Espírito, por meio de Davi no Salmo 2.1,2, se referindo a perseguição deflagrada pelos gentios contra Jesus, o Ungido do Senhor. Assim, em sua oração reconhecem o cumprimento da palavra. Os discípulos ainda reconhecem a soberania do Senhor no cumprimento dos seus decretos, utilizando a expressão: “...tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram.” Com isso, afirmam que a sua história está na mão do Senhor.
Em todas as situações temos de reconhecer a soberania do Senhor sobre a nossa vida. E quando somos perseguidos por causa do Senhor, temos de reconhecer sua soberania no cumprimento da Palavra. Quando alguém perseguir você porque você é de Jesus, não esmoreça no momento da crise, reconheça que o Senhor é soberano e foi perseguido para salvar você. Coragem! Ore. O Senhor está no controle de tudo.

Referência para leitura: Atos 4.23-31

Extraido do Livreto Cada Dia – 23/abr

sábado, 22 de abril de 2017

Como enfrentar a morte


Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo...” (Salmo 23.4).

Na madrugada do dia 29 de novembro de 2-16, caiu na Colômbia o avião que transportava a equipe da Associação Chapecoense de Futebol, quase todos os que estavam na aeronave morreram. Foram setenta e uma pessoas que faleceram quase que imediatamente. Poucos sobreviveram ao grave acidente. Uma tragédia que deixou de luto a nação e abriu uma ferida no peito dos familiares.
Numa tragédia de tal porte, a Igreja de Cristo Jesus cai de joelhos para que o Senhor visite os familiares com o consolo. Diante da morte devemos reconhecer a sua inevitabilidade. Se o Senhor Jesus não voltar logo, todos enfrentaremos a morte. Como estar preparado para vencer esse dia de dor?
No texto acima, Davi nos conta que ainda que andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, a razão para esta coragem é o fato de saber que se conta com a presença graciosa do Pastor de sua alma, em todas as circunstâncias da sua vida. Para estar preparado para enfrentar a morte, você deve se arrepender de seus pecados e crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus que morreu na cruz para pagar os seus pecados e ressuscitou. Ele é o único Mediador entre Deus e os homens, Ele é o único que nos reconciliou com Deus. Creia em Jesus e você será consolado pela presença do Senhor, até no vale da sombra da morte!

Referência para leitura: Salmos 23.1-6

Extraído do Livreto Cada Dia – 22/04/17

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Como ser justificado

        "Vinde, pois e arrazoemos… ainda que vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve..." (Isaías 1.18).

Todos somos pecadores e ofendemos a Deus, de forma que somos merecedores da sua ira. Este texto diz que o Senhor nos convoca para uma demanda, para expormos as razões de nosso procedimento diante dele. Vemos que é Ele que vem nos convocar, pois, por causa do pecado, não podemos comparecer diante do Senhor. Se arrazoarmos corretamente veremos que não temos como nos defender. Temos de reconhecer nosso pecado diante dele.
Quando arrazoamos corretamente, entendemos que somos pecadores e que nossas impurezas são tão fortes e agressivas como tecidos de cor escarlata e carmim, vermelho bem destacado. Porém, existe uma esperança. É o perdão gracioso que o Senhor nos oferece. Ainda que os nossos pecados pareçam irremovíveis, Ele pode nos purificar. Deus nos considera justos, não porque fizemos algo, mas sim porque imputa a nós a justiça de seu Filho Jesus Cristo.
Assim, somos considerados justos por causa do sacrifício de Cristo. Que graça maravilhosa! Louvado seja Deus por tão grande perdão! Para receber essa justiça e estar em paz com Deus, você precisa se arrepender dos seus pecados e confiar que Jesus morreu na cruz em seu lugar. Submeta-se ao senhorio de Jesus, crendo que Ele é o único Senhor e Salvador. Creia!

Referência para leitura: Isaías 1.1-18

Extraído do Livreto Cada Dia – 21/04/17

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Como ser cheio de paz

        "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus"

Você quer ser cheio da paz que vem de Deus, que ultraintelegível, guardiã, que fica na porta da sua mente e do seu coração e que somente em Cristo Jesus? Nesta devocional o Senhor mostra como ser cheio de paz.
Viva em unidade. O texto diz que se desejamos ser cheios dessa paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, que guarda o nosso coração e a nossa mente, devemos viver em unidade no corpo de Cristo.
Alegre-se no Senhor. O versículo 4 do texto nos ensina a ter uma alegria imperativa, comunitária, ultracircunstancial, reiterativa e Cristocêntrica. Que a sua alegria esteja fundamentada no Senhor!
Seja gentil. O versículo 5 revela que a palavra usada para moderação pode ser traduzida como gentileza e equilíbrio. Que você seja parecido com Jesus, que é manso e humilde de coração!
Busque ao Senhor. Essa é a resposta do versículo 6. O texto diz que a ansiedade é proibida em todas as circunstâncias. E que o remédio para ela é que em tudo oremos ao Senhor. Este texto nos ensina a orar por meio das petições. Da humilhação, pela súplica, que é o gemido da alma e também sempre agradecendo ao nosso bondoso Pai. Se você deseja vencer a ansiedade, ore, peça, se humilhe, chore e agradeça! Faça isso, em nome de Jesus!

Referência para leitura: Filipenses 4.1-7

Extraido do Livreto Cada Dia – 20/04/17

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Achado na casa do pai

...era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu...” (Lucas 15.32).

Essa imortal parábola contada por Jesus mostra que tanto o filho mais novo como o mais velho estavam perdidos. Um no país distante, outro dentro da casa do pai. O mais novo, vivendo dissolutamente; o mais velho, vivendo de forma legalista. O mais novo representa os pecadores e publicanos; o mais velho, os escribas e fariseus. O mais novo arrepende-se e encontra no pai perdão; o mais velho, cheio de ira e justiça própria, vive como escravo na casa do pai.

Há pessoas perdidas dentro da casa do pai. Estão na igreja, mas nunca nasceram de novo. Somente quando o legalista se arrepende, deixa de confiar em sua própria justiça para receber a graça. Somente quando o legalista é transformado pela graça, alegra-se com a salvação dos pecadores. Somente quando o legalista é transformado pelo evangelho, deixa de lado a ira e o preconceito para alegrar-se na misericórdia de Deus.

Se você é alguém que está perdido dentro da casa do Pai, há esperança para você. Arrependa-se! Deixe de se considerar melhor do que os outros. Deixe de enxergar apenas os pecados dos outros para sondar seu próprio coração enganoso e corrupto. Refugie-se na graça de Deus e deleite-se na salvação gratuita de Deus. Não seja escravo; viva a liberdade e a alegria dos filhos de Deus!

Referência para leitura: Lucas 15.1-32

Extraído do Livreto Cada Dia – 19/04/17

terça-feira, 18 de abril de 2017

Perdido na casa do pai

Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre está comigo; tudo o que é meu é teu.” (Lucas 15.31).

O texto nos revela que os legalistas só podem ser salvos pela graça do Senhor! O mesmo Pai que sai correndo para abraçar o filho pródigo é o mesmo que sai de casa para reconciliar-se com o mais velho. O mesmo Jesus que deixou a glória para salvar os descarados é o mesmo que morreu na cruz para salvar os religiosos. Há esperança para os legalistas e esta reside na graça de Jesus! Eles podem ser perdoados! Há lugar de arrependimento para eles, pois Cristo Jesus veio buscar e salvar o perdido que se perde na religiosidade, que se perde na casa de seu próprio Pai.

Quando se arrependem, são ensinados pelo Pai que não precisam fazer nada para conquistar as bênçãos do Senhor, pois “tudo que é meu é teu”. Podem servir por amor e por gratidão. O serviço do Senhor será marcado pela alegria, pois o que fazem para Deus não têm mais o objetivo de justificação pessoal, mas sim expressar um amor maravilhoso que brota do fundo do coração!

Confesse seu legalismo a Deus e creia que Ele tem salvação, benção, graça, vida eterna para você e que isso lhe é dado somente através da mediação de nosso Senhor Jesus. Creia no Evangelho gracioso do Senhor e você será achado, ainda que esteja perdido na casa do próprio Pai. Que você seja encontrado em Cristo Jesus!

Referência para leitura: Lucas 15.25-32

Extraído do Livreto Cada Dia – 18/04/17

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Deus salva o perdido

Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir.” (Lucas 15.1).

Lucas conta uma das mais conhecidas mensagens de Jesus. Esta parábola mostra o Deus que busca os perdidos. Para entendermos a parábola, temos de olhar o cenário no qual a nossa história foi contada. Quando Jesus pregava, os publicanos e pecadores eram atraídos por suas maravilhosas mensagens. Publicanos eram judeus que trabalhavam para o Império Romano, tendo a responsabilidade de fazer a cobrança dos impostos dos judeus e os extorquiam, para enriquecer rapidamente. Por isso, eram tratados pelos religiosos como gente da pior estirpe, eram excluídos.
Pecadores eram pessoas com uma vida marcada pela imoralidade, eram considerados párias pelos religiosos judeus. Quando Jesus prega a mensagem da graça e os pecadores excluídos se aproximam, os fariseus e escribas do judaísmo lançam mão da calúnia mordaz contra o Rabi da Galileia, por receber os pecadores e comer com eles.
É nesse contexto que Jesus contou sua parábola, que é composta de quatro histórias, a da ovelha perdida, da dracma perdida, do filho perdulário e do filho mais velho que mora na casa do pai. Estas ilustrações revelam como Deus trata os perdidos. Todas elas têm o objetivo de revelar que o Senhor Jesus é gracioso ao dar sua vida na cruz. Ele veio buscar e salvar o perdido! Creia em Jesus e você será achado!

Referência para leitura: Lucas 15.1-24

Extraído do Livreto Cada Dia – 17/04/17

domingo, 16 de abril de 2017

Persevere no Evangelho

Irmãos, venho lembrar-vos o Evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais...” (1 Coríntios 15.1).

A palavra perseverar significa ter paciência, manter-se no caminho sem se desviar para a direita ou para a esquerda. Se você creu no Evangelho, precisa perseverar nele. Muitas pessoas dizem que um dia creram, mas depois mudam totalmente o rumo da vida e passam a viver de forma totalmente desvirtuada da Palavra de Deus. Ou seja, não creram. É por isso que Paulo diz aos coríntios que eles precisavam perseverar.

Todos temos de perseverar em nome de Jesus! Somente perseveramos no Evangelho pela graça de Deus. Tito 2.11-13 diz que a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século de forma sensata, justa e piedosa. Se você tem Cristo, foi salvo e renega o tipo de vida que tinha antes, impiedades, paixões mundanas e carnais não dominarão sua vida, pois você viverá de maneira sensata, justa e piedosa. Se você vive entregue às paixões mundanas, pode ser um sinal de que tenha se convencido, mas não experimentou uma sincera conversão. É necessário se arrepender dos seus pecados ainda hoje.

Persevere no Evangelho. Há perdão para você. Clame a graça do Senhor, arrependa-se. Ele perdoará você e transformará a cada dia a sua vida! Persevere.

Referência para leitura: 2 Timóteo 1.6-14

Extraido do Livreto Cada Dia – 16/04/17

sábado, 15 de abril de 2017

Anuncie a salvação

Irmãos, venho lembrar-vos o Evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais...” (1 Coríntios 15.1).

A igreja existe para anunciar a boa nova ao mundo, de que o homem pode ser reconciliado com Deus, arrepender-se do pecado e crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o único Mediador entre Deus e os homens. Lembra do profeta Ezequiel? Deus o colocou em um vale cheio de ossos e Deus pergunta a ele se aqueles ossos poderiam reviver. Deus manda Ezequiel pregar para aqueles ossos secos. Ele prega, os ossos começaram a tremer, crescem tendões e carne e, de repente, ali estavam corpos inteiros, porém, mortos.

Deus fala para Ezequiel clamar ao Espírito e orar por uma intervenção, Ezequiel obedece e então o Espírito de Deus sopra naqueles corpos e eles ressuscitam, formando um exército grande e poderoso. Isso é o que Deus faz quando o Evangelho de Cristo é pregado!

Calvino afirmava que não se separa a Palavra do espírito, porque quando a Palavra é pregada com fidelidade o Espírito sopra vida nos corações. E, de repente, você olha para alguém que não se importava nem um pouco com Deus, e esta pessoa tem seus olhos abertos e conhece a Jesus Cristo, que morreu em seu lugar! O Evangelho tem de ser anunciado sempre e para todos. As pessoas têm de ouvir o Evangelho, pois só ele pode transformar a vida do pecador. Portanto, anuncie o Evangelho!

Referência para leitura: 1 Coríntios 9.16-27

Extraído do Livreto Cada Dia – 15/04/17

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Lembre-se do Evangelho

Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais...” (1 Coríntios 15.1).

Paulo passou um ano e meio em Corinto, pregando o Evangelho de manhã, à tarde e à noite, mas eles se esqueceram. Muitas vezes existe o risco de você se esquecer da preciosa doutrina do Evangelho, pensar que pode obedecer por si mesmo e começar a confiar na sua própria justiça, deixando de confiar no Evangelho, tornando-se um legalista. É impossível viver a vida cristã longe do Evangelho.

Se você quer caminhar com Cristo, se você quer viver uma vida de fidelidade a Deus, se você, de fato, quer ser um cristão neste mundo tão cruel, você precisa entender que não dá para ser crente separado do Evangelho. Não dá para viver uma vida piedosa longe do Evangelho, não dá para fazer a diferença e ser uma bênção sem depender do Evangelho; ele deve ser lembrado.

Devemos repetir o Evangelho de Jesus! Não existe notícia mais maravilhosa do que esta: Deus ama e salva o pecador perdido. O Evangelho deve ser repetido. Meu irmão repita o Evangelho para si mesmo, para sua esposa e para os seus filhos em casa! Jovens, falem do Evangelho para seus amigos, porque o pecador só pode ser salvo por meio da fé no Evangelho precioso do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Lembre-se do Evangelho, pregue o Evangelho! Que o Senhor abençoe você, nessa missão!

Referência para leitura: Romanos 1.16,17

Extraído do Livreto Cada Dia – 14/04/17

quinta-feira, 13 de abril de 2017

O que é Evangelho?

Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais...” (1 Coríntios 15.1).

O evangelho é a boa notícia de que Deus nos amou e enviou-nos o seu Filho, para dar a vida por nós, sendo nós ímpios, fracos, pecadores e inimigos. Deus nos amou não por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos. Amou-nos não por causa das nossas virtudes, mas apesar dos nossos pecados. Amou-nos não porque merecíamos seu perdão, mas apesar de sermos objetos de sua ira.

Jesus foi enviado como nosso represente e substituto. Ele veio não para estar apenas ao nosso lado, mas para estar em nosso lugar. Ele morreu pelos nossos pecados segundo a Escritura e ressuscitou para a nossa justificação. Ele bebeu sozinho o cálice da ira de Deus para que pudéssemos receber a vida eterna. Depois que Jesus triunfou sobre a morte, comissionou seus discípulos a pregar o evangelho em todo o mundo. Todo aquele que se arrepende e crê recebe a vida eterna.

O evangelho envolve quatro conceitos: Deus é o criador santo, justo e bem. O homem é pecador e merece a santa ira de Deus. Deus, porém, amou infinitamente o objeto de sua ira e enviou seu Filho para morrer no lugar do seu povo. Deus exige que os pecadores se arrependam e creiam em Jesus para que sejam salvos. A pregação do evangelho implica na afirmação dessas virtudes. Você tem pregado o evangelho?

Referência para leitura: 1 Coríntios 15.1-3

Extraído do Livreto Cada Dia – 13/04/17

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Esperança da alma

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação.” Salmos 62.1.

Onde está fundamentada a esperança da sua vida? O versículo acima nos apresenta a esperança da alma. Ela deve ser Teocêntrica, o autor diz que sua alma espera somente em Deus. A esperança deve fundamentar-se exclusivamente no Senhor, os homens falham, o estado da economia é incerto, os políticos se corrompem, mas o que confia no Senhor habitará tranquilo, seguro e sem temor do mal. Espere somente no Senhor!

O salmista revela que essa esperança deve ser silenciosa. Ao dizer à alma que silencie, ensina que nossa espera não pode ser turbulenta ou raivosa. Quem espera no Senhor não pode deixar que a angústia domine seu peito, nem que a revolta assole seu coração, mas de maneira dependente deve confiar que o Senhor não perdeu o controle. Ele é soberano e bom. Espere calmamente no Senhor.

O texto mostra que esta espera deve ser confiante. Ele afirma que a salvação vem de Deus! Somos salvos porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Creia em Jesus como seu único Salvador e será perdoado, justificado e reconciliado com Deus! Ainda que enfrente intempéries neste mundo, permaneça confiante, o Senhor guardará você até o final. Confie no Senhor. Dele vem a tua salvação!

Referência para leitura: Salmos 62.1-12

Extraído do Livreto Cada Dia – 12/04/17

terça-feira, 11 de abril de 2017

http://www.diariodaweb.com/ele-era-chamado-de-o-garoto-mais-burro-da-cidade-mas-eles-nao-sabiam-o-que-estava-acontecendo/

A imperativa alegria em Jesus

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Filipenses 4.4).

Devemos entender que nosso estilo de vida é a alegria, porque Deus ordena. A alegria do cristão é imperativa. Não é uma sugestão, nem uma possibilidade, nem um conselho. É uma ordem. Mas qual será o fundamento para tal alegria? O Senhor! O texto diz alegrai-vos sempre no Senhor. É uma alegria Cristocêntrica. O fundamento é Cristo Jesus que, mesmo sendo Deus, se fez homem, para vir ao mundo, viver perfeitamente, sem pecado e, no auge da sua vida na terra, entregar-se em uma cruz, para receber a ira do Deus Eterno, contra os pecados cometidos pelo povo de Deus.

Cristo morreu pelas nossas transgressões, foi moído pelos nossos pecados, foi ferido pela nossa rebelião. Para que não passássemos a eternidade debaixo da ira de Deus, a espada da Justiça caiu pesada, dissipando sua vida na cruz. Nunca ninguém nos amou como esse grande Salvador.

Você crê que por causa desse sacrifício maravilhoso a nota promissória dos seus pecados já foi cancelada e cravada na cruz? Se você crê, é filho de Deus, reconciliado com o Senhor, é nova criatura, não vive para si, vive para Deus. Todo aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus será salvo. Que bênçãos maravilhosas você tem! Seu coração deve exultar, com esta bendita alegria, porque você crê em Jesus, é justificado pela fé e agora está em paz com Deus!

Referência para leitura: João 14.1-15

Extraído do Livreto Cada Dia – 11/04/17

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Alegria ultracircunstancial

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Filipenses 4.4).

O texto ordena que nossa alegria seja ultracircunstancial. Alegrai-vos sempre. É quando coisas boas acontecem, quando você recebe um aumento, é quando o noivo pede você em casamento, é quando você realiza mais a cada momento, é quando Deus abençoa os seus intentos e você é feliz nos relacionamentos.

Não obstante, o texto diz que devemos nos alegrar, sempre. Sempre é quando perdemos um ente querido, é quando a situação não está boa no trabalho, é quando há crise nos relacionamentos, é quando não se realizam nossos intentos, é quando a enfermidade traz tormento, é quando fecha o tempo, é quando o nosso time de futebol é derrotado, nesse exato momento. Se você tem a bênção de Deus em sua vida, ainda que sinta imensa dor, sabe que das mãos do Senhor ninguém pode arrebatar você. Tem consciência que todas as coisas, exatamente todas, cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Se você sabe que Deus é bom, que ama você, apesar das lutas, mares, ventos, tempestades, angústias, apertos, enfermidades, dificuldades e necessidades. O Senhor ama você, cuida de você, carrega você no colo, nunca deixará você, jamais abandonará você. Ele deu Jesus na cruz, porque amou você. Busque o Senhor em oração e você se alegrará em qualquer situação.

Referência para leitura: Filipenses 4.1-7

Extraído do Livreto Cada Dia – 10/04/17

domingo, 9 de abril de 2017

A obediência que abençoa

...então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1.8b).

O texto ensina que, se tivermos a coragem de nos identificar com essa Palavra, o Senhor nos dará bom sucesso na caminhada. Quem não quer ser bem-sucedido? Mas não adiante nada ser bem-sucedido aos olhos dos homens, se você não é bem-sucedido aos olhos de Deus. Bem-sucedido aos olhos de Deus é aquele que foi alcançado por sua graça, na pessoa de Jesus, aquele que luta para obedecer a sua Palavra, que tenta viver para a sua Glória, que experimenta as benesses do céu, que é cheio da doce presença do Espírito Santo de Deus. Que Deus faça você bem-sucedido na caminhada, fazendo com que a graça transborde em sua vida!

Mas, o santo texto ainda nos diz que podemos ter coragem, porque o Senhor é conosco em todos os momentos da nossa vida. Que bênção é saber que não estamos sós na caminhada. Que maravilha é possuir a verdade de que, ainda que passemos por desertos, mares, tempestades, dores, angústias e enfermidades, em cada momento, em cada necessidade, o Senhor está conosco, mostrando sua caridade.

Disse Jesus: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” Que promessa mais preciosa, ela é esteio na aflição, ela enche de esperança o nosso coração. Coragem, o Senhor está no barco! Se você é de Jesus, Deus está ao seu lado. Portanto: ânimo, força, coragem!

Referência para leitura: Salmos 1.1-6

Extraido do Livreto Cada Dia – 09/04/17

sábado, 8 de abril de 2017

Seja corajoso

Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou...” (Josué 1.4a).

É necessário ter coragem para obedecer a Palavra de Deus. Vivemos em um mundo em que propostas pecaminosas nos são feitas a todo instante. A tríade do mal (a natureza pecaminosa dentro de você, o mundo e o diabo) não cessa de nos perturbar. Não obstante, a Palavra diz q Josué, a mim e a você que devemos ter coragem para viver conforme tudo o que está escrito na Bíblia. Obedecemos porque em Cristo temos encontrado graça sobre graça. Tentamos obedecer por amor, porque o amor de Cristo nos constrange, nos impulsiona, nos empurra à obediência!

O amor de Jesus por nós, ao dar sua vida na cruz e ressuscitar para dar-nos a vitória é a força motriz que nos leva a obedecer ao Deus que se revela na Bíblia por meio da pessoa de Jesus. É necessário ter coragem para falar da Santa Palavra a todo instante e meditar nela dia e noite. Precisamos então nos enriquecer com a Palavra, encharcarmo-nos com a mesma, transbordar do seu enchimento, navegar no oceano da verdade, ler as Escrituras, estudá-las todos os dias, falar delas com amor ao nosso próximo, fazer da nossa vida a expressão do que significa uma vida transformada pela Palavra. Jesus é o centro da Palavra escrita e fala conosco na mesma. Portanto, estude e obedeça a Palavra do Senhor!

Referência para leitura: Josué 1.1-9

Extraído do Livreto Cada Dia – 08/abr

sexta-feira, 7 de abril de 2017

A grande ressurreição

todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar;...verá a sua posteridade e prolongará os seus dias...” (Isaías 53.10).

Esta grande salvação é caracterizada pela ressurreição. O texto revela que ele, mesmo depois de ter morrido, veria a sua posteridade e que a vontade do Senhor prosperaria em suas mãos. Jesus Cristo só pode ver a sua posteridade, só pode ver o fruto do seu trabalho sofrido, só pode justificar a muitos, porque no terceiro dia a pedra rolou e ele ressuscitou! Nosso Senhor Jesus Cristo venceu a morte em sua morte e, deixando a tumba, a desprezou. Por isso, hoje temos esperança! Nosso Senhor não está pendurado em uma cruz! Jesus está vivo!

Temos paz, sabemos que um dia o Senhor Jesus Cristo virá nos buscar e, então, iremos ao seu encontro. Ele nos levará para o lar, um lugar onde não há luto, nem choro, nem pranto, nem dor. Viveremos em um lugar onde não haverá pecado, um lugar onde a alegria será perene, onde o júbilo será constante, onde a atmosfera será de canto, onde a brisa será de gratidão, onde o ambiente será cheio de adoração. Lá não haverá decepção. Lá você não terá depressão. Lá veremos o Senhor, nos ajoelharemos aos seus pés e estaremos para sempre com Jesus!

Regozije-se em Cristo Jesus, arrependa-se, creia nele e seja reconciliado com o Pai. Louve a Deus por tão grande salvação!

Referência para leitura: Mateus 28.1-10

Extraído do Livreto Cada Dia – 07/04/17

quinta-feira, 6 de abril de 2017

A grande salvação

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar… e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.” (Isaías 53.10).

Os nossos pecados foram pagos na cruz do Calvário. Isaías, no texto acima, revela que essa grande salvação foi marcada pelo sofrimento. O verso 10 diz que Deus moeu ao Senhor Jesus, o fez enfermar. Imenso foi o sofrimento. O verso 5 diz que ele foi traspassado pelas nossas transgressões, moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas pisaduras fomos sarados.

Verdadeiramente o sofrimento físico do Senhor Jesus foi imenso, juntamente com o seu sofrimento espiritual e existencial. Jesus que foi um com o Pai desde a eternidade, recebeu em si todo o desprezo e toda a ira do Deus Eterno, contra o pecado do seu povo. Tamanha foi a sua dor a ponto de levá-lo a gritar: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”.

Neste dia, pense no que Cristo sofreu por amar a você infinitamente. Ele deixou o seu lugar na glória, veio a este mundo, se fez carne e sofreu na cruz do Calvário por amor a você! Não despreze tão imenso amor, não se esqueça desse maravilhoso sacrifício. Pelo contrário, arrependa-se do seu pecado, volte-se para o Senhor, e creia em Jesus que tanto o ama e se entregou por você.

Referência para leitura: Isaías 53.4-12

Extraido do Livreto Cada Dia – 06/04/17

quarta-feira, 5 de abril de 2017

A grande substituição

“… quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade...” (Isaías 53.10).

Este versículo diz que ele deu a sua alma como oferta pelo pecado. A marca desta grande salvação é a substituição. Quem tinha de pagar não era o Senhor Jesus. Fomos nós, toda a humanidade, que pecamos e ofendemos a santidade do Deus Altíssimo. Nosso pecado ofendeu o caráter do Deus eterno. Não tínhamos como pagar.

Alguém devia pagar, não possuíamos a solução. Quem poderia nos ajudar? Somente alguém do tamanho de Deus poderia pagar esta dívida pelo seu povo. Porém, foi o homem quem pecou! Inusitadamente, Deus, na segunda pessoa da Trindade, resolve fazer-se homem sem deixar de ser Deus, encarnando-se por amor dos filhos seus! Cristo Jesus se tornou homem, foi a humanidade que pecou e somente um homem poderia pagar essa eterna dívida.

Contudo, não deixou de ser Deus, pois somente alguém do tamanho de Deus poderia satisfazer a justiça divina. Por isso, o Senhor Jesus tomou o nosso lugar na cruz do Calvário, para que recebêssemos a salvação eterna e a paz que Deus preparou para os que o amam. Louve ao Senhor, entregue-se, busque ao Senhor, viva para servi-lo. Ele se entregou intensamente, zelosamente e incomparavelmente por amor a você!

Referência para leitura: Isaías 53.1-10

Extraido do Livreto Cada Dia – 05/04/17

terça-feira, 4 de abril de 2017

Espere a recompensa do Senhor

...Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (Salmo 126.5,6).

O salmista expressa o sofrimento do seu povo, a adversidade pela qual este passava, utilizando-se da figura de alguém que semeia com lágrimas em uma terra seca. Esta é a figura de quem sai andando e chorando enquanto semeia. É uma figura de sofrimento diante da adversidade. Mas, é também uma figura de alguém que espera trabalhando, mesmo em face da dor.

Diante desta situação, o salmista revela sua esperança: que Deus honre o esforço do seu povo. Ainda que semeassem com lágrimas, colheriam com grande júbilo e vitória. Ele testifica que aqueles que choravam enquanto lançavam sua semente, voltariam com júbilo, trazendo a sua colheita. Devemos confiar que o Senhor é quem recompensa os seus servos, transformando o seu infortúnio em grandes bênçãos. Confronte hoje a adversidade. Espere a recompensa do Senhor!

Em dias difíceis, onde servir a Deus se torna cada vez mais desafiador, mesmo que sofra na caminhada, espere confiantemente que a recompensa do Senhor virá. Mesmo que você tenha plantado com lágrimas, saiba que no final da colheita terá alegria, pois o galardão vem do Senhor. Não desanime! Ainda que o trabalho seja doloroso, continue a trabalhar e espera que a recompensa do Senhor Jesus virá.

Referência para leitura: Gálatas 6.6-10

Extraído do Livreto Cada Dia – 04/04/17

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Ore por restauração

Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe” (Salmo 126.4).

Neste verso o salmista nos desafia a orar por restauração. Ele tinha acabado de retornar do exílio e encontra sua terra assolada, sua cidade destruída. Depois de receberem uma bênção tão grande, encontram-se em uma situação crítica. O salmista faz uma oração, rogando ao Senhor que restaure o seu povo. Para isso ele se utiliza de uma figura de linguagem que explora um rico fenômeno da natureza, que acontece no deserto que fica ao sul de Judá, o deserto do Neguebe.

O salmista pede a Deus que restaure a sorte do seu povo, como as torrentes do Neguebe. Este deserto, nas suas estações secas, carece de reservatórios de água. Ao começar a estação das chuvas, acontece ali um fenômeno interessante, os temporais chamados wadis fazem com que reservatórios de água se formem nos montes. Quando estes estão cheios, as águas irrompem de forma avassaladora, varrendo o deserto da sequidão, com uma enchente que muda a realidade do deserto. Quando o salmista usa esta linguagem clama ao Senhor que venha varrer a situação de miséria, transformando o deserto em lugar de restauração.

Imitemos o salmista, pedindo ao Senhor que inunde o nosso deserto com as torrentes do seu Espírito! Roguemos ao Senhor que restaure a nossa sorte com as torrentes da sua graça e do seu amor!

Referência para leitura: Salmo 126.4-6

Extraído do Livreto Cada Dia – 03/04/17

domingo, 2 de abril de 2017

Recorde os feitos do Senhor

Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.” (Salmo 126.1-3).

Este salmo nos ensina que diante da adversidade devemos recordar os feitos do Senhor. O autor rememora a libertação que o Senhor acabara de conceder ao seu povo. Começa recordando que esta restauração proporcionada pelo Senhor surpreendeu o povo. Eles estavam como quem sonha, como aqueles que recebem uma grande surpresa e ficam perplexos. Relembrar que a restauração trouxe ao povo um novo riso e uma palavra de júbilo, um canto de alegria. E, continua mostrando que a restauração trouxe o reconhecimento das outras nações, pois, afirmavam que ao libertá-los, o Senhor fazia grandes coisas por eles.

Ele reconhece que a recordação dos feitos do Senhor restaura no povo a alegria efusiva e jubilosa! Portanto, quando passamos por dificuldades, lutas que nos parecem impossíveis de serem vencidas, devemos recordar tudo o que o Senhor tem feito por nós. Temos de recordar que o Senhor jamais nos desamparou, precisamos recordar de todo o sustento que o Senhor nos tem dado. Recordemos que, em momentos em que esperávamos a ruína, o Senhor nos trouxe livramento!

Recordar os feitos do Senhor nos momentos de crise é extremamente importante, pois se o Senhor fez antes, ele é o mesmo e pode fazer hoje! Quando se sentir frustrado e a sua força acabar, recorde os feitos do Senhor.

Referência para leitura: Salmos 103.1-5

Extraído do livreto Cada Dia – 02/04/17

sábado, 1 de abril de 2017

A bênção da gratidão

Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5.18).

Este versículo nos ensina que a gratidão é um mandamento. O texto está no imperativo, isto significa que não é uma opção, não é uma possibilidade e nem sequer um conselho. É uma ordem! Se pertencemos ao Senhor, temos recebido nele, muitas bênçãos espirituais em Cristo Jesus, portanto, devemos ser as pessoas mais que agradecidas da terra!

O texto acima mostra a razão da gratidão: Deus é soberano. O autor mostra que a atual situação é vontade de Deus para conosco. Sendo assim, louvado seja Deus! Pois o Deus que me ama é o Rei do Universo e nada foge ao seu controle! Deus não se esqueceu de você! Ainda que a situação seja complicada, esta é a vontade de Deus. Ele ama você e vai abençoar você! Coragem!

O texto ensina que a gratidão deve ser Cristocêntrica. Ele diz que esta é vontade de Deus, em Cristo Jesus. Nada na vida do cristão está separado de Jesus Cristo. Tudo de bom que podemos desejar está fundamentado na graça maravilhosa de Jesus! Sabemos que somos pecadores, que nossa transgressão ofende a Deus, que somos merecedores de grande juízo. É somente pela fé no sacrifício de Jesus que somos reconciliados com o Pai Celestial. Agradecemos a Deus por esta grande salvação!

Portanto, amados, em qualquer situação, que haja em seu coração inesgotável gratidão!

Referência para leitura: Salmos 103.1-5

Extraído do livreto Cada Dia – 01/04/17