quinta-feira, 31 de março de 2022

EXPERIMENTANDO A ESPERANÇA

 

  “Esses dias seriam lembrados e comemorados em cada família de cada geração...” (Ester 9.28).

Todos os acontecimentos maravilhosos que são registrados no livro de Ester, e como o povo de Deus foi salvo de um massacre, passaram a ser lembrados anualmente pelos judeus em uma festa que se tornou tradicional em sua cultura. Afinal de contas eles precisavam relembrar a ação poderosa de Deus para que diante de novas lutas e adversidades pudessem ter a certeza de que não estavam sozinhos.

A sabedoria de Deus nos ensina a trazer de volta à nossa memória aquilo que nos dá esperança. Quando lembramos do amor de Deus nos momentos mais difíceis de nossa história, isso de fato traz um novo ânimo ao nosso coração. Quando lembramos que no momento em que nossos olhos se abrirem para a eternidade a primeira coisa que presenciaremos será Jesus enxugando dos nossos olhos todas as lágrimas que derramamos em vida, nos tornamos cheios de esperança.

Faça esse exercício hoje! Traga à sua memória aquilo que lhe dá esperança. Relembre momentos em que você presenciou a boa mão de Deus cuidando intencionalmente de você. Medite nas promessas bíblicas que mostram o quanto Deus é fiel e compassivo. Perceba que mesmo em meio à angústia você pode se alegrar, mesmo em meio às adversidades você pode confiar, mesmo em meio ao desânimo você pode ter esperança.

Extraído do livreto Cada Dia – 31/03/22

quarta-feira, 30 de março de 2022

DEUS ESTÁ NO CONTROLE

 

    “Ninguém conseguia resistir-lhes, porquanto todos os povos estavam com medo deles.” (Ester 9.2).

A parte final do livro de Ester traz a informação de que todos aqueles que conspiravam para colocar em prática o plano de Hamã e exterminar o povo de Deus foram confrontados e vencidos, nenhum deles permaneceu. O intuito do texto é mostrar que Deus está no controle e não deixa as coisas por fazer, nem pela metade. Ele efetivamente livrou o povo de ser destruído.

Esse mesmo Deus é quem está também no controle da nossa vida e a sabedoria do Senhor nos ensina que aquele que começou uma boa obra em nós há de concluí-la. Deus, da mesma maneira, não age e se importa apenas parcialmente conosco. Você pode pensar que ele se importa apenas com a sua vida religiosa. Mas isso não é verdade. Deus nos vê como um todo e se importa conosco integralmente. Ele se importa com a nossa saúde física, com o nosso estado emocional e com o nosso amadurecimento espiritual.

Perceba hoje como Deus tem cuidado de você ao longo de sua história, em todas as áreas e esferas de sua existência. Mesmo nos momentos mais difíceis e complicados. E lembre-se disso, por mais que pareça aos seus olhos que no atual momento ele te abandonou e você se sente sozinho e não consegue percebê-lo agindo em seu favor, ele é soberano e está no controle de todas as coisas.

Extraído do livreto Cada Dia – 30/03/22

terça-feira, 29 de março de 2022

CONTAGIANTE E IMPACTANTE

 

     “Muitos que pertenciam a outros povos do reino tornaram-se judeus, porque o temor dos judeus tinha se apoderado deles.” Ester 8.17

Quando o povo judeu foi poupado de um massacre iminente pelo mover silencioso, porém poderoso de Deus, outros povos que também estavam debaixo do governo do Império Persa, foram tão contagiados e ficaram tão impactados por tão maravilhosa ação que se renderam à mesma fé no Criador, aquela que era vivenciada pelo povo judeu. Passaram a crer no mesmo Deus e, consequentemente, a experimentar das mesmas maravilhas.

É exatamente assim que funciona. Aquilo que Deus está fazendo em nossa vida transcende a nossa própria história e contagia aqueles que estão ao nosso lado. As pessoas não se surpreendem com Deus pela nossa habilidade em convencê-las, mas por perceberem aquilo que o Evangelho fez em nós. Isso fica claro no relato do livro de Atos dos Apóstolos sobre a igreja primitiva, que contava com a simpatia de todos “E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.”

Quer ver as pessoas ao seu redor impactadas pelo amor de Deus? Pare de focar no que você acha que elas fazem de certo e de errado acreditando que isso as mudará. Conte a história da sua vida atrelada ao Evangelho. Como você estava distante de Deus por causa do pecado e o caos que isso gerava em sua vida e como compreender o Evangelho que tem transformado a sua maneira de viver a cada dia.

Extraído do livreto Cada Dia – 29/03/22


segunda-feira, 28 de março de 2022

APRENDENDO A CELEBRAR

 

   “Para os judeus foi uma ocasião de felicidade, alegria, júbilo e honra.” (Ester 8.16).

Quando os judeus souberam como eles foram salvos de maneira poderosa de um massacre que os exterminaria definitivamente, eles não tinham outro caminho a não ser se encher de júbilo e de alegria e, em meio a tamanha felicidade, celebrar o cuidado tão presente de Deus em suas vidas. Festejaram muito, pois aqueles que estavam condenados à morte agora teriam vida.

Nós também recebemos uma notícia muito parecida quando entendemos o Evangelho. Nós, que antes estávamos condenados à morte por conta de nossos delitos e pecados e que não tínhamos como resolver essa situação, fomos salvos graciosamente por Deus em Cristo Jesus, quando ele derramou o seu sangue por nós na cruz do Calvário para nos trazer vida e vida plena, vida em abundância.

Isso, por si só, deveria ser motivo para celebrarmos constantemente. Porém, muitas vezes eu encontro discípulos e discípulas de Jesus tristes e desanimados sem perceber a intensidade dessa boa nova. Que você possa no dia de hoje decidir celebrar o amor de Deus por você. Perceber que o amor dele foi tão grande que ele te comprou por preço de sangue para que você pudesse ser reconectado novamente com ele. Não há nenhuma notícia melhor do que essa, por isso não fique triste, hoje é dia de celebrar.

Extraído do livreto Cada Dia – 28/03/22

domingo, 27 de março de 2022

O MOVER SILENCIOSO DE DEUS

 

   “Escrevam agora outro decreto...em favor dos judeus, como melhor lhes parecer, e selem-no com o anel-selo do rei..” (Ester 8.8).

Muitas vezes quando lemos rapidamente o livro bíblico que conta a história da rainha Ester, parece que a presença de Deus não é algo perceptível por não ser citada de forma direta e evidente. Porém, quando olhamos com um pouco mais de cuidado para as páginas desse livro, encontramos Deus agindo constantemente e silenciosamente em favor de seu povo e daqueles que o seguem.

Quando olhamos para o nosso momento de vida e não conseguimos encontrar soluções claras diante das adversidades ou do sofrimento, por muitas vezes passamos a acreditar que Deus nos abandonou. Acreditamos que ele já não se faz mais presente cuidando de nós, uma vez que não enxergamos coisas extraordinárias que ele esteja fazendo, muito pelo contrário, só conseguimos visualizar os nossos problemas. Temos a impressão que Deus se esqueceu de nós ou que não se importa mais conosco.

Deus, porém, nunca deixa de agir, mesmo que de maneira silenciosa, e continua a guiar os nossos passos, a nos dar direção e a estabelecer os nossos caminhos, realizando em nós a sua boa, agradável e perfeita vontade. Afinal, ele é capaz de fazer infinitamente mais do que aquilo que sequer podemos pedir, pensar ou imaginar. Ele é capaz de mudar os cenários mais adversos, pois ele pode fazer novas todas as coisas.

Extraído do livreto Cada Dia – 27/03/22

sábado, 26 de março de 2022

NÃO É O ACASO

 



E Mardoqueu foi trazido à presença do rei, pois Ester lhe dissera que este era seu parente.” (Ester 8.1).

A história de Mardoqueu, Ester e todo o povo judeu vivendo sob o domínio do Império Persa, muda radicalmente de uma hora para a outra. Após a morte de Hamã, Ester é quem fica com todos os seus bens e Mardoqueu, antes preterido, agora é reconhecido pelo rei. É impossível não perceber que isso é algo realizado exclusivamente pelo mover maravilhoso e soberano de Deus. Não foi por acaso.

Há alguns anos no Brasil fez enorme sucesso uma música popular, interpretada pela banda Titãs e intitulada Epitáfio. 
A música é a reflexão de alguém que ao final da vida olha para traz e percebe que deveria ter vivido de maneira diferente. Porém, o refrão mostra que ainda há no entendimento dessa pessoa um grande equívoco quando diz: “O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído”. É como se tudo que acontece conosco estivesse à mercê do mero acaso.

A sabedoria de Deus nos ensina que não é assim. O Criador não nos criou e virou as costas para nós. Ele está constantemente cuidando de nossas vidas, nos sustentando em nossas necessidades e cumprindo em nós o seu querer. Que você perceba que sua vida não é fruto do acaso, mas que existe um Deus poderoso e amoroso que neste momento está zelando por você.

Extraído do livreto Cada Dia – 26/03/22

sexta-feira, 25 de março de 2022

INCAPAZ DE RESOLVER SOZINHO

 

    “Se apenas tivéssemos sido vendidos como escravos, eu teria ficado em silêncio, porque não justificaria perturbar o rei.” (Ester 7.4).

Mesmo na posição de rainha, Ester se via incapaz de poder salvar o seu povo, que estava prestes a ser aniquilado. Porém, ela fez tudo o que estava ao seu alcance para lidar com a situação. Ela se arriscou a estar diante do rei para expor os desejos de seu coração. Mas tudo que restava a ela era esperar que Deus agisse de algum modo. Ela já tinha feito tudo o que podia. Agora era hora de confiar.

Deus não precisa realizar aquilo para o qual nos dotou com capacidades para realizar. Encontramos inúmeros exemplos disso na sabedoria bíblica. Neemias ora por quatro meses para que Deus lhe dê uma oportunidade de falar com o rei e, quando isso aconteceu, ele estava preparado com todo o planejamento daquilo que iria precisar. O próprio Jesus, antes de transformar a água em vinho, pede que se encham as talhas de água e, antes de ressuscitar Lázaro, pede que removam a pesada pedra que fechava o sepulcro. Estas eram coisas que o ser humano conseguiria realizar. Dali para frente só com alguma ação sobrenatural.

Deus age exatamente onde e quando não podemos fazer mais nada. Se hoje você percebe a sua incapacidade de resolver seus problemas, que você já chegou ao seu limite e fez tudo o que podia, tenha certeza: Deus está agindo.

Extraído do livreto Cada Dia – 25/03/22

quinta-feira, 24 de março de 2022

COISAS QUE DEUS FAZ

 

   “Então, Hamã o conduziu...proclamando: Isto é o que se faz ao homem que o rei tem o prazer de honrar!” (Ester 6.11).

Às vezes eu fico impressionado com o senso de humor de Deus. Hamã vinha há muito tempo planejando contra a vida de Mardoqueu e exatamente quando isso parecia estar próximo, Deus nos surpreende nessa história. O rei perguntou para Hamã o que deveria ser feito a alguém a quem o rei tinha o prazer de honrar. Hamã, pensando que o rei estava falando dele, cria uma situação suntuosa. Mas o homem que o rei queria honrar era Mardoqueu, um servo de Deus a quem Hamã perseguia. Hamã teve então que honrar a Mardoqueu diante de todo o povo.

Deus costuma agir dessa maneira. A sabedoria de Deus nos ensina que muitas vezes ele usa coisas loucas para confundir as sábias. Quando tudo parece estar perdido, ele reverte a situação usando uma boa dose de senso de humor para deixar claro o seu cuidado, amor, graça, misericórdia e proteção para aqueles que o seguem de coração puro.

Que você fique atento para perceber o mover de Deus ao seu redor. Muitas vezes o mover de Deus não vai acontecer do jeito que você imaginava ou no momento que você queria. Que Deus possa te surpreender a cada dia com seu modo de agir e que a cada situação você tenha maior convicção de que o melhor lugar para se estar é no centro da vontade dele.

Extraído do livreto Cada Dia – 24/03/22

quarta-feira, 23 de março de 2022

MAIS DO QUE PEDIR OU PENSAR

 

    “O rei ordenou então a Hamã: “Vá depressa apanhar o manto e o cavalo, e faça ao judeu Mardoqueu o que você sugeriu.” (Ester 6.10).

O que Deus faz por Mardoqueu nesse texto mostra como de fato ele está no controle de tudo e que sabe o melhor momento para as coisas acontecerem, pois a sua vontade é perfeita. Mardoqueu demorou a ser reconhecido por algo que havia feito, mas o reconhecimento veio no momento em que ele realmente precisava, devido à perseguição que sofria por parte de Hamã

Muitas vezes temos em nossas orações um discurso religioso cheio de jargões que dizem que Deus está no controle da nossa vida. Mas em nosso coração isso não é real. Talvez seja por isso que, quando oramos, constantemente tratamos de dar direcionamentos bem claros a Deus sobre o que ele deve fazer e quando ele deve fazer. O que a gente quer é que as coisas sejam feitas à nossa maneira.

Não se deixe seduzir pela ideia de que você sabe o que é melhor para você. Nós não sabemos. Confie de uma vez por todas em Deus e deixe ele de fato estar no controle da sua existência cumprindo em você o querer e o realizar dele. Isso com certeza irá te surpreender, pois muitas vezes achamos que algo é ruim para nós e tempos depois se mostra ter sido o melhor caminho. O inverso também é verdadeiro. Porém, com Deus não é assim. Ele é quem realmente sabe o que será melhor para você.

Extraído do livreto Cada Dia – 23/03/22

terça-feira, 22 de março de 2022

SEM LUZ NO FIM DO TÚNEL

 


Mande fazer uma forca de mais de vinte metros de altura, e pela manhã peça ao rei que Mardoqueu seja enforcado...” (Ester 5.14).

Quando caminhamos na leitura do livro bíblico de Ester, chegamos a um momento onde parece que, de fato, Mardoqueu e todos os judeus de Susã e de todo o Império Persa não têm mais escapatória. Parece não haver nenhuma luz no fim do túnel e a derrota parece ser apenas uma questão de tempo. Os dias do povo de Deus parecem estar contados. Não há mais nada que eles possam fazer.

Não é diferente em nosso cotidiano. Muitas vezes na trajetória de nossa vida vivemos momentos de tamanha angústia, adversidade, frustração, decepção ou mesmo perseguição que parece não haver mais solução. Não existe mais nada que possamos fazer para reverter um cenário tão adverso. 
É exatamente em momentos como esses que Deus age.

Quando percebemos que com nossa própria força ou capacidade intelectual será impossível resolver problemas e desafios tão grandes, não nos resta nada mais a fazer a não ser confiar absolutamente em Deus. Quando isso acontece, o mover de Deus é maravilhoso, pois não existe possibilidade de atribuirmos essa ação a ninguém senão a ele. Se hoje você está enfrentando uma grande luta, onde você não sabe mais o que fazer para vencer, tome uma decisão: deposite toda a sua confiança em Deus e ele agirá.

Extraído do livreto Cada Dia – 22/03/22

segunda-feira, 21 de março de 2022

A MISERICÓRDIA DE DEUS

 

    “Quando viu a rainha Ester ali no pátio, teve misericórdia dela e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão.” (Ester 5:2).

Ester teve a coragem de se colocar diante da presença do rei para interceder por seu povo sem que tivesse sido chamada, e isso naquela cultura significava que ela poderia ser condenada à morte por tal atitude, a menos que o rei mostrasse misericórdia para com ela. E é exatamente o que o rei faz. Ao estender seu cetro, o rei assinalava que estava disposto a ouvi-la. Porém, mais do que a compreensão do rei, percebemos aqui a misericórdia de Deus presente, sustentando e preservando a vida de Ester.

A sabedoria de Deus nos ensina que as misericórdias do Senhor se renovam sobre nós a cada manhã e elas são a causa de não sermos consumidos. Se não fosse pela misericórdia de Deus nossa natureza inclinada ao pecado traria o caos e o sofrimento total à nossa vida. Seríamos consumidos pela tristeza.

Lembre-se: Deus é misericordioso e compassivo, ele é fiel apesar da nossa infidelidade. Por isso saiba que mesmo que você tenha errado, mesmo que suas atitudes estejam equivocadas, ele pode te perdoar, mas por misericórdia e compaixão ele também quer te transformar, para que você possa refletir a imagem de Cristo. Deus nos ama tanto que nos aceita como somos e estamos, mas nos ama demais para nos deixar do mesmo jeito. Ele pode e vai mudar a sua vida.

Extraído do livreto Cada Dia – 21/03/22

domingo, 20 de março de 2022

O LUGAR ONDE DEUS NOS COLOCOU

 

Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?” (Ester 4.14b).

Hadassa era uma judia que se tornou rainha durante o governo do Império Persa e ficou conhecida como Ester. Durante esse período o povo judeu foi perseguido e condenado por servir apenas ao Deus criador de todas as coisas. Mas, por conta de sua posição como rainha, Ester pôde interferir junto ao rei e agir em favor de seu povo, que foi poupado de um massacre.


Deus nos coloca em alguns lugares, situações e posições que muitas vezes não conseguimos entender o motivo. E isso acaba gerando inquietações, preocupações e dúvidas em nosso coração. Talvez hoje mesmo você já se tenha questionado sobre o motivo de estar exatamente nessa cidade ou o motivo de ainda continuar nesse emprego. Mas o que Deus espera de nós é que sejamos seus agentes onde estamos e possamos fazer a diferença através dos dons, talentos e habilidades que ele nos deu e no lugar onde nos colocou.


Talvez você não consiga entender por que Deus te trouxe para esta escola, para esta faculdade ou mesmo para esta família. Mas ele tem um propósito a realizar através de você, onde você está. Faça disso hoje um dos motivos de sua oração. Pergunte para Deus nesse momento, como que ele quer te usar nesse lugar e se disponha a servir a este propósito com alegria e excelência.

Extraído do livreto Cada Dia – 20/03/22


sábado, 19 de março de 2022

DEUS AGE COMO QUISER

 

  “Pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus...” (Ester 4.14a)

Mardoqueu deixa claro para Ester que se ela se deixasse levar pelo medo e se acovardasse no momento em que poderia fazer algo em benefício do seu povo, Deus usaria outra forma e resolveria aquela situação, independentemente dela, pois ele é Deus acima de todas as coisas. Ele é fiel e justo e sua boa vontade será estabelecida, pois ele é soberano sobre todas as coisas.

Deus é poderoso para fazer qualquer coisa, independentemente de nós. Porém, por alguma razão ele nos convida a participar daquilo que ele está construindo e realizando na história. Dessa maneira ele age em nós e através de nós. Mas se por alguma razão deixarmos de caminhar na direção de realizar a vontade de Deus, ainda assim ela será feita, porque ele é Senhor sobre tudo e sobre todos.

Ao refletirmos sobre a soberania de Deus, mas também sobre a sua bondade e a sua justiça, percebemos que o melhor lugar para estarmos é no centro de sua vontade que é boa, perfeita e agradável. Procure ter sensibilidade para perceber a vontade de Deus em sua vida em todos os momentos, o que ele quer realizar em você e através de você. Alegre-se por perceber como isso é uma ato de amor de Deus para com você, e seja um instrumento nas mãos de um Deus que é poderoso e amoroso.

Extraído do livreto Cada Dia – 19/03/22

sexta-feira, 18 de março de 2022

NÃO CONFIE EM SUA POSIÇÃO

 

    “ ...mandou dizer-lhe: “Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará...” (Ester 4.13).

Durante a terrível perseguição que o povo de Deus estava sofrendo, a judia Hadassa já se havia tornado rainha e agora era conhecida como Ester. Seu primo Mardoqueu, que a havia criado e era referência espiritual em sua vida, a alerta para, de maneira nenhuma, confiar na posição social que ela ocupava, para não se deixar levar pela sedução do sucesso ou confiar em qualquer coisa que não fosse o poder maravilhoso de Deus.

Muitas vezes temos um discurso bonito de que o Senhor está no controle de nossa vida, mas esse discurso não passa de palavras vazias. Na realidade nós confiamos mesmo é na nossa capacidade intelectual para resolver problemas, na saúde que temos para realizar um bom trabalho, na nossa conta bancária que pode nos trazer conforto ou em nossas redes de relacionamento que podem nos favorecer e gerar privilégios.

A nossa confiança não deve estar em nenhuma dessas coisas, pois elas são efêmeras. Tudo pode mudar da noite para o dia e perdermos nossa capacidade intelectual, nossa saúde física, nossa boa condição financeira e até mesmo aqueles que julgávamos ser nossos amigos. A nossa confiança deve estar única e exclusivamente em Deus, pois só ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que podemos imaginar.

Extraído do livreto Cada Dia – 18/03/22

quarta-feira, 16 de março de 2022

ENFRENTANDO OPOSIÇÃO

 

Em vez disso, Hamã procurou uma forma de exterminar todos os judeus...” (Ester 3.6).

A oposição que Mardoqueu recebia de Hamã era desleal. Hamã estava imbuído do desejo de acabar com a vida de Mardoqueu e de todo o seu povo e iria até as últimas consequências para isso. Era uma oposição injusta e que poderia trazer um grande mal sobre Mardoqueu e sobre todos aqueles a quem ele amava e a todo o povo de Deus.

Uma das coisas que mais drena nossa energia é precisar lidar com oposição. Quando ela é legítima, nos ajuda a crescer e a amadurecer dando mais atenção aos nossos pontos fracos ou descobrindo os nossos pontos cegos. Porém, quando a oposição é injusta ela muitas vezes nos leva a desanimar ou até mesmo a perder a razão, pensar em vingança e querer retribuir o mal com o mal. Mas a sabedoria de Deus nos ensina que devemos combater o mal com o bem.

Você está sofrendo oposição? Perceba se os questionamentos são justos. Talvez isso seja uma maneira de você crescer e amadurecer, talvez seja parte de um processo, daquilo que Deus está construindo em você e do que ele ainda quer fazer através de você. Se forem questionamentos injustos, calúnias, difamações ou perseguições, continue fazendo o que é certo, cuide de sua integridade, mantenha o seu caráter e confie em Deus que ele vai cuidar da sua reputação.

Extraído do livreto Cada Dia – 16/03/22


terça-feira, 15 de março de 2022

RESISTINDO À CULTURA

 

    “Todos os oficiais do palácio curvavam-se e prostravam-se diante de Hamã... Mardoqueu, porém, não...” (Ester 3.2).

Vivendo em uma cultura pagã, uma cultura distante de Deus, Mardoqueu sempre teve o desafio de não se deixar influenciar nem se contaminar por aquilo que acontecia ao seu redor. Ele não estava disposto a negar as suas crenças para poder receber admiração das pessoas ou uma posição de destaque.

Muitas vezes o nosso anseio em sermos admirados ou a nossa busca por sucesso faz com que negociemos os nossos valores e convicções, nos rendendo à cultura e tendo práticas contrarias àquilo que afirmamos crer. Além disso, tentamos convencer a nossa consciência dizendo: “Mas todo mundo faz!” Porém, enquanto discípulos de Jesus, devemos buscar ter uma postura irrepreensível.

Ser irrepreensível não é ser perfeito, mas fazer o certo mesmo quando é difícil, mesmo quando aparentemente a honestidade pode nos trazer prejuízo financeiro ou prejudicar a nossa popularidade. Mas, ainda sim, muitas vezes por conta da nossa natureza, vamos errar. Alguém irrepreensível é aquele que toma consciência do erro, pede perdão a Deus e está perdoado, pois Jesus morreu naquela cruz para o perdão de nossos pecados. Que você possa resistir à tentação da cultura e adotar uma postura irrepreensível que faça a diferença onde você estiver.

Extraído do livreto Cada Dia – 15/03/22

segunda-feira, 14 de março de 2022

APRENDENDO A SE SUBMETER

 

   “Ester havia mantido segredo sobre seu povo e sobre a origem de sua família, conforme a ordem de Mardoqueu...” (Ester 2.20).

Mardoqueu de fato era uma referência na vida de Ester. Era a ele que ela ouvia quando precisava tomar alguma decisão difícil. E ele tinha liberdade em poder mostrar a ela se havia algum equívoco em suas atitudes e, de maneira assertiva, apontava a direção na qual ela deveria seguir. Ele a ajuda a discernir qual era a vontade de Deus para a vida dela.

Eu costumo dizer que todo cristão maduro, ao acordar deve fazer a si mesmo três perguntas: a quem eu me submeto; com quem eu compartilho; de quem eu cuido? São três diferentes esferas de submissão que precisam estar presentes em nossa vida. Precisamos saber a quem nos submetemos, quem de fato nós ouvimos, pois se não tivermos ninguém, estaremos à mercê do nosso próprio coração e a Bíblia nos ensina que nosso coração é enganoso e pode nos causar muitos males.

É importante também a sujeição mútua, por isso é necessário ter alguém com quem compartilhar, pois ao guardar tudo para você, em algum momento você irá “explodir”. Por último, é preciso ter alguém de quem cuidamos, que nos enxerga como essa referência, pois isso significa que estamos amadurecendo e frutificando. Procure responder hoje a estas três perguntas e se alguma dessas esferas estiver vazia, peça a Deus para mostrar a você quem pode preenchê-la.

Extraído do livreto Cada Dia – 14/03/22

domingo, 13 de março de 2022

NÃO ESTAMOS SOZINHOS

 

   “Diariamente ele (Mardoqueu) caminhava de um lado para outro perto do pátio do harém, para saber como Ester estava...” (Ester 2.11).

A presença de Mardoqueu na vida de Ester era uma clara manifestação de como Deus cuida de nós através de pessoas. Ao longo de meu ministério tenho vivido diversas situações que me mostram que uma das maneiras que Deus mais se revela a nós é a partir das pessoas que ele coloca em nossa vida para nos auxiliar a entender a sua vontade, coisas que muitas vezes não conseguiríamos entender sozinhos.

Lembro-me que no dia do nascimento do meu filho mais velho, enquanto minha esposa estava deitada na cama para o parto, eu estava em pé ao seu lado segurando sua mão. Deitada e ansiosa, olhando para cima, ela tinha uma visão limitada do que estava acontecendo. Eu, porém, ao seu lado podia ver cada detalhe, cada procedimento médico e transmitir segurança a ela.

É exatamente isso que vivenciamos quando temos pessoas maduras espiritualmente ao nosso lado. É como se nos momentos em que nossa visão e entendimento estão limitados, pois Deus está operando de alguma maneira em nós, essa pessoa segurando nossa mão pode nos ajudar a discernir melhor aquele momento e nos transmitir segurança. Valorize isso em sua vida, saiba que você não está sozinho e que Deus está agindo através de pessoas que ele trouxe para a sua vida.

Extraído do livreto Cada Dia – 13/03/22

sábado, 12 de março de 2022

PESSOAS EM NOSSO CAMINHO

 

 “A moça o agradou (Hegai) e ele a favoreceu. Ele logo lhe providenciou tratamento de beleza e comida especial.” (Ester 2.9).

O caminho de Hadassa até se tornar rainha foi marcado pela ajuda de diversas pessoas. Desde a criação cuidadosa por parte de seu primo Mardoqueu até a atenção especial que ela recebeu no palácio por parte de Hegai, aquele que era encarregado de cuidar das candidatas ao posto de rainha. A dedicação que Hegai dispensou a ela foi tão significativa que ela recebeu tratamento de beleza e comida acima do padrão.

Percebemos nessa situação como pessoas em nosso caminho podem ser um presente da parte de Deus para o nosso cuidado e para o nosso crescimento. Fomos criados como seres relacionais e precisamos de pessoas que nos ajudem a amadurecer. Por isso é fundamental viver em comunidade, com apoio de outros discípulos e discípulas de Jesus que nos ajudarão a perceber o que Deus quer fazer em nós e através de nós.

Relacionamentos muitas vezes podem ser complicados, pois vivemos em um tempo tão individualista e egoísta que as pessoas em algumas situações enxergam no outro apenas uma maneira de encontrar algum tipo de vantagem ou satisfação. Porém, relacionamentos sinceros e verdadeiros nos serão sustento nos momentos mais difíceis, como lemos em Provérbios 17.17: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.”

Extraído do livreto Cada Dia – 12/03/22

sexta-feira, 11 de março de 2022

PROTEÇÃO MESMO NA ADVERSIDADE

 

  “Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe.” (Ester 2.7).

Logo no começo, o livro bíblico que nos conta a história da rainha Ester apresenta uma informação muito importante. Ele não começa com o glamour de alguém que faria parte da realeza, ou com uma promessa de que tudo daria certo. Começa, sim com uma notícia triste a respeito de uma criança que ficou órfã e desde muito nova experimentou a tristeza e o sofrimento. Hadassa, a judia que viria a ser rainha, perdeu seus pais ainda na primeira infância e por isso foi criada por parentes que cuidaram dela com amor, zelo, carinho e que contribuíram consideravelmente para a construção de seu caráter.

Existem algumas coisas que acontecem que não conseguimos explicar racionalmente, como o fato de uma criança perder seus pais ou pais que perdem seus filhos. Porém, mesmo em meio a situações tão adversas como essas, o cuidado de Deus para conosco não deixa de existir. Ele está constantemente colocando em nosso caminho situações e pessoas que nos auxiliam a caminhar para o centro de sua vontade, mesmo nos momentos de mais profundo sofrimento.

Procure perceber como em momentos difíceis da sua vida, Deus sempre esteve ao seu lado e que naqueles que eram ainda piores, em que você sentia que não conseguiria continuar sozinho, ele te carregou nos braços.

  Extraído do livreto Cada Dia – 11/03/22

quinta-feira, 10 de março de 2022

TEMPO DE CELEBRAR

 

    “Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem... Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá”. (Neemias 8.10).

Neemias, depois de ter conseguido coordenar a reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém e ver todo o povo se render diante dos ensinamentos de Deus enquanto o Livro da Lei era lido, orientou o povo para que celebrasse. Após a conquista que tiveram, aquele era um momento que deveria ser comemorado com muita comida, bebida e o melhor que tivessem.

Nós, seres humanos, temos uma grande facilidade para reclamar e lamentar nos momentos de adversidade ou quando as coisas não saem como planejamos, porém, temos muita dificuldade em celebrar as coisas maravilhosas que Deus faz por nós. Vivenciamos pequenos e grandes milagres diariamente, realizamos grandes conquistas amparados por Deus, mas às vezes sequer nos alegramos com tais vitórias.

Busque celebrar as conquistas e se alegrar com aquilo que Deus tem feito em você e para você. Crie o hábito de relembrar o cuidado de Deus e todos os seus feitos ordinários e extraordinários; reconheça o mover de Deus nas coisas mais simples e nas mais complexas de sua vida e responda com um coração repleto de gratidão, celebrando com alegria aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que aquilo que você pode sequer pedir, pensar ou imaginar.

Extraído do livreto Cada Dia – 10/03/22

quarta-feira, 9 de março de 2022

RENDENDO-SE À PALAVRA DE DEUS

 

   “Ele a leu em alta voz desde o raiar da manhã até o meio-dia...E todo o povo ouvia com atenção...” (Neemias 8.3).

Depois de terem conseguido reconstruir os muros da cidade de Jerusalém sob o imenso cuidado de Deus e terem se instalado na cidade agora protegida, todo o povo se reuniu e pediu para Esdras, que era um grande conhecedor das leis de Deus, que trouxesse o Livro da Lei que o Senhor tinha dado a Moisés (os cinco primeiros livros de nossa Bíblia) e lesse em voz alta para todo o povo.

É muito comum as pessoas olharem para a Bíblia com certo preconceito, achando que ela é um livro antigo, cheio de coisas confusas que não servem mais para o nosso tempo. Porém, a Bíblia é palavra de sabedoria que vem de Deus, que nos auxilia a viver de maneira melhor, tomando decisões corretas, e nos ajuda a conhecer mais o nosso Criador e como ele age nas mais diferentes situações.

Procure criar o hábito de ler e estudar a Bíblia. Você irá perceber que muitos dos seus questionamentos e anseios serão respondidos a partir do conhecimento da Palavra de Deus que é viva e eficaz. Gradativamente você conhecerá mais sobre os propósitos do Senhor e terá maior sensibilidade na hora de fazer uma escolha ou tomar uma decisão, pois terá um novo parâmetro e uma nova cosmovisão, consequentemente, verá a sua vida se transformar.

Extraído do livreto Cada Dia – 09/03/22

terça-feira, 8 de março de 2022

INJUSTIÇA SOCIAL

 

  “Apesar de sermos do mesmo sangue...ainda assim temos que sujeitar os nossos filhos e as nossas filhas à escravidão.” (Neemias 5.5).

Neemias ficou tremendamente chocado ao conhecer algumas das realidades do povo em Jerusalém e como era notória a injustiça e a desigualdade social. Enquanto alguns tinham tudo, outros tiveram que penhorar suas terras, suas casas e suas vinhas para sobreviver e ter o que comer. Eles sofriam tremendamente vendo seus filhos e filhas se tornarem escravos por conta das dívidas que adquiriram para pagar os altos impostos.

A situação presenciada por Neemias não é diferente daquela do nosso mundo atual, onde a riqueza fica concentrada nas mãos de alguns poucos, enquanto a maioria da população sofre na miséria, passando fome e dificuldades, com muita gente trabalhando praticamente em regime de escravidão em troca de alguns trocados. Nós não podemos nos conformar com essa situação.

Jesus disse que, como seus discípulos, deveríamos ser sal e luz e fazer a diferença na sociedade. O Reino de Deus subverte as estruturas de um mundo que jaz no maligno, trazendo lampejos de sua própria essência que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. O que podemos fazer enquanto agentes do Reino de Deus na história para subvertermos esse cenário? Que cada uma das nossas atitudes possa levar aqueles que estão à nossa volta a proclamarem que o Reino de Deus está entre nós.

Extraído do livreto Cada Dia – 08/03/22

segunda-feira, 7 de março de 2022

ENTRE MIM E DEUS

 

    “Eu não havia contado a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém.” (Neemias 2.11,12).

Quando Neemias chegou a Jerusalém com autorização do rei para reconstruir os muros da cidade, ele não saiu espalhando isso aos sete ventos. Ao contrário, ele passou três dias sem contar para ninguém o que ele estava ali para concretizar.

Primeiro ele precisava entender bem o que estava acontecendo, quem eram as pessoas próximas a ele e até mesmo os seus opositores. Ele queria ter consciência plena dos desafios para que pudesse também conhecer o melhor caminho e traçar os passos para que a sua obra fosse efetiva e realizada com excelência. No momento propício ele anunciou seu plano.

Muitas vezes nós somos impulsivos e temos muita dificuldade de guardar silêncio sobre algumas coisas. Isso é comum de acontecer, pois muitas vezes o nosso relacionamento com Deus não é tão íntimo a ponto de termos a sensibilidade de ouvir sua voz e saber a hora certa de dizer ou fazer as coisas. Existem coisas que Deus faz em nossa vida e que devem ser compartilhadas a todo tempo, mas existem outras que fazem parte do nosso relacionamento com ele. Jesus, quando trouxe de volta à vida a filha de Jairo, foi assertivo aos pais da garota: Não falem sobre isso com ninguém. Busque em Deus sensibilidade.

Extraído do livreto Cada Dia – 07/03/22