segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

O PROFETA E A MENSAGEM

 


... discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o
 que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lucas 24.27).

Jesus exerceu tríplice ofício: profeta, sacerdote e rei. Os profetas eram um símbolo dele e apontavam para ele. Os profetas anunciaram a sua vinda, a sua morte, a sua ressurreição e a sua segunda vinda. Os profetas apontaram para sua humilhação e exaltação. Moisés e os profetas anunciaram a Jesus. Todas as Escrituras tratam a respeito de Jesus. Ele é o centro da eternidade, da história, da igreja e do céu. Ele é o Profeta poderoso em obras e em palavras. Ele é o Mensageiro e a mensagem, o profeta e a profecia, o pregador e o conteúdo de sua pregação.

Os profetas pregaram acerca do profeta que havia de vir e nós pregamos o profeta que já veio. Eles creram no Cristo da profecia, nós cremos no Cristo da história. Eles olharam para frente, nós olhamos para trás. Jesus falou de si mesmo aos dois caminhantes na estrada de Emaús, recorrendo às Escrituras para deixar claro que sua vinda ao mundo não era um acontecimento casual.

Sua morte não foi um acidente, nem sua ressurreição uma surpresa. Moisés, bem como todos os profetas e as demais Escrituras tinham como objetivo principal falar dele, apontar para ele e descrever sua encarnação, sua vida, seus ensinos, seus milagres, sua morte, sua ressurreição, sua segunda vinda e a glória de seu reino.

Extraído do livreto Cada Dia – 12/12/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário