-
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22.6).
O ensino religioso dos filhos começa antes de eles virem ao mundo. Santo Agostinho diz, com acerto, que devemos ensinar os filhos vinte anos antes de eles nascerem. A forma como vivemos desde nossa infância, impactará no futuro a educação de nossos filhos. O texto em destaque é claro. O ensino começa quando os filhos são ainda infantis. É preciso começar cedo. Não se transfere essa responsabilidade para a escola nem mesmo para a igreja.
O texto, porém, não diz que devemos ensinar a criança o caminho que ela quer andar. Uma criança entregue a si mesma vai ser um pesadelo para os pais. Também, o texto não diz que devemos ensinar o caminho que a criança deve andar. Não basta transmitir conceitos e preceitos aos filhos. Não é suficiente apenas apontar o caminho certo. Isso é cair na armadilha do “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”.
A mensagem do texto é clara. Devemos ensinar a criança no caminho em que ela deve andar. Isso significa caminhar ao lado, ser exemplo para os filhos. Os pais que assim procedem recebem uma promessa segura: “... e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. A instrução acompanhada de exemplo produz transformação e transformação é a garantia da perseverança. Que Deus nos ajude a cumprir essa nobre missão!
Extraído do livreto Cada Dia – 29/05/25
Nenhum comentário:
Postar um comentário