segunda-feira, 4 de agosto de 2025

A TRANSFORMAÇÃO PROFUNDA

 



Todo vale será aterrado, e nivelados, todos os montes
e outeiros; o que é tortuoso será retificado...” (Isaías 40.4).

O profeta Isaías está descrevendo aqui o conteúdo da pregação de João Batista, conforme relatada em Lucas 3.1-6. Não se trata de topografia, nem mesmo da construção das estradas do Império Romano. O profeta está falando das profundas mudanças que precisam ocorrer em nossa vida para que o avivamento venha. O vale fala dos lugares escuros da nossa vida, dos arquivos secretos do coração. Esses vales precisam ser aterrados.

Os montes se referem à soberba, à altivez de espírito, ao orgulho. Essa arrogância do coração humano precisa ser desbastada pelo arado da palavra de Deus, pois o Senhor resiste aos soberbos. Os caminhos tortuosos falam da vida dupla, daqueles que desempenham um papel como atores no palco da vida. São hipócritas. Têm duas caras. Proclamam ser quem não são. Esses caminhos sinuosos precisam ser retificados e endireitados.

Os caminhos escabrosos são uma referência àquilo que está fora de lugar em nossa vida. Esses caminhos precisam ser realinhados com a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Só depois dessa reforma espiritual é que o avivamento chega conforme veremos no versículo seguinte de Isaías. A reforma espiritual antecede ao avivamento espiritual. Primeiro acertamos nossa vida com Deus, depois chega o poderoso avivamento.

Extraído do livreto Cada Dia – 04/08/25

Nenhum comentário:

Postar um comentário