sexta-feira, 14 de outubro de 2022

A FÉ SALVADORA

 


... mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de
 Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8b,9).

Ao longo da história sempre houve acirrados debates acerca do lugar da fé e das obras na salvação dos pecadores. Há aqueles que pensam que a salvação é meritória e adquirida pelas obras. Dizem que o homem precisa merecer sua salvação e alcançá-la pela prática das boas obras. A salvação seria uma espécie de medalha de honra ao mérito. Há outros que ensinam que a salvação é alcançada pelo concurso da fé mais as obras. Deus faz uma parte e o homem faz a outra. Isso é o que ensina a doutrina sinergista, ou seja, o homem coopera com Deus em sua salvação.

Mas o que a Bíblia ensina? A salvação é pela graça, mediante a fé, sem o concurso das obras. Somos salvos pela fé para as boas obras. As obras não são a causa da salvação, mas sua evidência. Não há a possibilidade de o homem se vangloriar de sua salvação, pois a fé é dom de Deus e as obras são fruto da fé. Não somos salvos pelas obras nem pela fé mais as obras. Somos salvos pela graça mediante a fé para as boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que andássemos nelas.

A salvação é uma obra exclusiva de Deus. Ele a planejou, a executou e a consumará. Somos os beneficiários da salvação e não os seus agentes. Sendo assim, não há qualquer merecimento atribuído ao homem, mas toda a glória dada a Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 14/10/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário