segunda-feira, 17 de outubro de 2022

A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ


“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” Romanos 5.1

A doutrina da justificação é o coração da Bíblia. A justificação não é um processo; é um ato divino. É um ato legal realizado não em nós, mas no tribunal de Deus. Esse ato não possui graus. Não há uma pessoa mais justificada do que a outra. O versículo acima nos enseja três lições importantes.

Primeira, a justificação é um ato soberano de Deus, no qual ele declara justos todos aqueles que creem em Jesus. Segunda, a justificação é por intermédio de Jesus. A Escritura diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Não há justo, nenhum sequer. Todos teremos de comparecer perante o justo tribunal de Deus para dar contas da nossa vida. Seremos julgados pelas nossas palavras, obras, omissões e pensamentos. O padrão requerido no tribunal é a perfeição. Por isso, em todos esses quesitos o homem é culpado. Então, Deus providenciou um substituto, o seu próprio Filho. Deus lançou sobre ele, na cruz, as nossas transgressões. Ele foi feito pecado por nós. Ele morreu pelos nossos pecados e quitou a nossa dívida. Quando cremos em Cristo somos declarados justos diante do tribunal de Deus.

Terceira, como resultado da justificação temos paz com Deus, ou seja, somos perdoados e reconciliados com Deus e podemos desfrutar de plena comunhão com Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 17/10/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário