terça-feira, 8 de novembro de 2022

DEUS SE REVELOU

 


Os céus proclamam a glória de Deus...” (Salmo 19.1a).

É possível ao homem finito ter algum conhecimento acerca do Deus Eterno? Para os agnósticos a resposta é não. Eles necessariamente não negam a existência de Deus, porém, afirmam a impossibilidade de qualquer conhecimento do ser e dos propósitos do Criador com relação às suas criaturas.

O Salmo 19 contraria completamente o agnosticismo. Ele sustenta com veemência e eloquência que é possível conhecer aquele que, por seu poder, trouxe todas as coisas à existência. O salmista afirma que a criação testemunha a glória de Deus. Ao contemplarmos a natureza somos impactados por sua beleza, diversidade e sintonia no funcionamento de todas as partes, testemunho irrefutável da sabedoria, poder e majestade da mente criadora.

Além da revelação advinda da criação, o autor apresenta a revelação especial, assim chamada por seu caráter sobrenatural. Ou seja, Deus livremente se deu a conhecer valendo-se da linguagem humana, por meio de discurso direto, sonhos, anjos e visões e, para nosso próprio bem e deleite, foi servido em preservar o que designou necessário para o conhecimento do seu incomparável ser. Deus se deu a conhecer não para satisfazer a curiosidade humana, antes, para estabelecer um relacionamento salvador e santificador. Conhecer a Deus é a maior necessidade do ser humano (Jo 17.3).

Extraído do livreto Cada Dia – 08/11/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário