“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos…” Mateus 5.43,44
Inimigo é termo pesado. É difícil alguém dizer que tem inimigos. A visão hollywoodiana de inimigos tem a ver com alguém que cerra os punhos e diz: vou matar você. Pode ser que você não tenha esse tipo de inimigo. Jesus ensina que um inimigo pode ser quem o persegue, quem não o ama, quem não tem atitudes de bondade em relação a você, quem não o cumprimenta.
Inimigos podem ser pessoas difíceis de amar. O inimigo pode ser o filho que o despreza por você não concordar com o estilo de vida dele. O inimigo pode ser o ex-cônjuge, decidido a impedir a reconstrução da sua vida e que passa o tempo todo militando para afastar os filhos de você. Um inimigo pode ser um chefe abusivo e opressor. Um inimigo pode ser o ex-funcionário que apesar de todos os benefícios que você já deu a ele, leva você à Justiça baseado em mentiras. Um inimigo pode ser alguém do lado de lá do espectro político-ideológico. Ou apenas um vizinho que reclama de tudo o que você faz.
Nossa tendência é deixar de fazer o bem para quem nos faz o mal, não desejar o bem para aqueles que nos desejam o mal e falar mal de quem fala mal da gente. Na verdade, nossa tendência natural é odiar aqueles que nos odeiam. No entanto, a espiritualidade cristã vai na contramão de nossa natureza e nos ensina a amar os nossos inimigos.
Extraído do livreto Cada Dia – 20/04/21
Nenhum comentário:
Postar um comentário