terça-feira, 31 de janeiro de 2023

DEUS TEM MAIS PARA VOCÊ

 


Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente
 mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos...” Efésios 3.20

Temos a tendência de imaginar que tudo quanto Deus tem para nós é o que sabemos e já experimentamos. Ledo engano. Deus tem mais para nós; infinitamente mais. Paulo chegou a pedir, em oração, para que sejamos tomados de toda a plenitude de Deus. Ora Deus é transcendente, ou seja, maior do que tudo quanto ele criou. Os estudiosos dizem que o universo tem mais de noventa e três bilhões de anos-luz de diâmetro. Não há um centímetro sequer deste vasto universo onde Deus não esteja. Nem o céu dos céus pode contê-lo.

Agora, Paulo anseia por toda a plenitude de Deus. No versículo em destaque, o veterano apóstolo declara que Deus pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos. Mesmo tendo feito um pedido tão ousado, ainda declara que Deus pode fazer infinitamente mais. Na verdade, não há limitação em Deus. Não precisamos viver de forma medíocre, como mendigos, se ele tem mesa farta para nós.

Não precisamos viver inquietos se ele tem a paz que excede todo o entendimento para nós. Não precisamos viver tristes se ele tem a alegria indizível e cheia de glória para nós. Não precisamos viver enfraquecidos se toda a plenitude do seu poder está à nossa disposição. Deus tem mais para nós, infinitamente mais! Desfrute dessa riqueza insondável!

Extraído do livreto Cada Dia – 31/01/23

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO

 


... E eis que estou convosco todos os
 dias até à consumação dos séculos.” (Mateus 28.20).

A solidão é péssima companhia na jornada da vida. O diagnóstico de Deus é que não é bom que o homem esteja só. Porém, precisamos mais do que a simples presença de um outro igual na caminhada. Precisamos da companhia do próprio Deus. Jesus, na grande comissão, fez uma declaração, deu uma ordem e fez uma promessa. A declaração é que ele tem todo poder no céu e na terra. A ordem é que devemos fazer discípulos de todas as nações, batizando e ensinando os conversos.

A promessa é que ele estaria conosco todos os dias até à consumação dos séculos. É a presença de Jesus conosco que nos dá forças para passar pelo vale da sombra da morte. 
É a presença de Jesus conosco que nos encoraja a enfrentar a carranca do diabo, o ódio do mundo e o assédio da carne.

Mesmo que o mundo inteiro esteja contra nós, Jesus está conosco. Mesmo que as pessoas mais próximas a nós, como pai e mãe, venham a nos abandonar, o Senhor jamais nos desamparará. Você não está sozinho. Jesus nos toma pela mão e caminha conosco na vida, está ao nosso lado na morte como refúgio e fortaleza e nos recebe na glória para reinarmos com ele pelos séculos sem fim. Temos em Jesus nosso melhor amigo, nosso mais sábio conselheiro, nosso mais amável consolador, nosso onipotente redentor.

Extraído do livreto Cada Dia – 30/01/23

domingo, 29 de janeiro de 2023

FLORESÇA ONDE VOCÊ ESTÁ

 


Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano,
 recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava.” (Gênesis 26.12).

O sucesso não está longe de você, mas ao seu alcance. O segredo não é fugir da crise, buscando soluções fáceis e perigosas, mas confiar em Deus e semear na sua terra. A bênção não está na geografia distante, mas na obediência a Deus. Em tempos de fome, Isaque foi orientado a não descer ao Egito. Então, ele semeou na terra onde estava, a terra de Gerar, e colheu a cento por um porque Deus era com ele. Não é o lugar que faz o homem, mas o homem que faz o lugar.

A prosperidade vem do alto como fruto da obediência a Deus. Não fuja na hora da crise, buscando soluções fáceis, onde você terá de renunciar seus valores. Floresça onde você está plantado. O seu deserto pode florescer. Sua vida pode frutificar. O seu casamento pode se tornar um lugar de vida. A sua família pode ser um campo frutífero. A solução não está na fuga, mas na obediência a Deus. A bênção não é resultado de uma fé inoperante.

Isaque cavou poços e semeou. Ele não contendeu, mas levantou altares. Deus o fez prosperar e ele se tornou riquíssimo. Ele floresceu onde estava plantado. Você também pode ser um indivíduo próspero, pois a vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui. Há pobres ricos e ricos pobres. Floresça onde Deus colocou você. Semeie na sua terra!

Extraído do livreto Cada Dia – 29/01/23

sábado, 28 de janeiro de 2023

NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS

 


Por este menino orava eu; e o Senhor me 
concedeu a petição que eu lhe fizera.” (1 Samuel 1.27).

Todos nós temos sonhos. Quem não sonha, não vive; quem desistiu de sonhar, desistiu de viver. Ana, mulher de Elcana, tinha um sonho, o sonho de ser mãe. Mas, ela era estéril. Seu ventre era um deserto. Mesmo diante de um problema humanamente insolúvel, Ana não desistiu de chorar diante de Deus e de orar por um milagre. Nesse propósito, ela enfrentou a zombaria de Penina, sua rival, e a precipitação de Eli, o sacerdote. Até mesmo seu marido tentou dissuadi-la de seu sonho. Mas, Ana não desistiu. Continuou derramando sua alma diante do Senhor.

No tempo oportuno, Deus lhe deu a promessa, abriu a sua madre e ela concebeu e teve um filho, a quem pôs o nome de Samuel. Este foi o maior profeta, sacerdote e juiz de Israel, o homem que trouxe de volta a nação apóstata para a presença do Senhor. Como Ana, também temos sonhos. Muitos deles podem ser impossíveis aos homens. Porém, jamais devemos descrer do poder de Deus para fazer prodígios.

Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Não há limitação em seu poder nem indisposição no exercício de sua misericórdia. Coloque sua causa nas mãos do Senhor. Chore, ore e jejue por essa causa. Derrame sua alma diante do Senhor e prepare-se para ver as maravilhas divinas por sua vida, em sua vida e através de sua vida.

Extraído do livreto Cada Dia – 28/01/23

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

CONTE AS MUITAS BÊNÇÃOS

 


Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
 que nos tem abençoado com toda sorte de bênção...” (Efésios 1.3).

Assim como não podemos contar com precisão as estrelas do céu nem as areias das praias do mar, também, não podemos enumerar todas as bênçãos divinas. São contáveis para Deus, mas incontáveis para nós. Nós somos muito abençoados, e abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestes. Essas bênçãos transcendem em muito a vida, a saúde e a prosperidade. São bênçãos superiores às temporais e terrenas.

Somos abençoados com toda sorte de bênção espiritual, nas regiões celestes, em Cristo Jesus. O apóstolo Paulo elencou três bênçãos que recebemos. A primeira é que fomos escolhidos por Deus para a salvação em Cristo antes da fundação do mundo. O projeto de Deus é que sejamos santos e irrepreensíveis. 
A segunda bênção é que fomos redimidos por Cristo e perdoados por causa de seu sangue. Outrora estávamos mortos em nossos delitos e pecados, escravos do mundo, da carne e do diabo, mas agora fomos adotados na família de Deus e estamos assentados com Cristo acima de todo principado e potestade.

A terceira bênção é que fomos selados com o Espírito Santo da promessa para o dia da redenção, e recebemos como garantia o penhor do Espírito. Oh, quão abençoados somos! Se você está em Cristo, você deve ser a pessoa mais feliz e grata do mundo!

Extraído do livreto Cada Dia – 27/01/23

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

VENHA ANTES DO INVERNO

 


Apressa-te a vir 
antes do inverno...” (2 Timóteo 4.21).

Há coisas na vida que fazemos hoje ou jamais teremos chance de fazer amanhã. Hoje é o dia oportuno, amanhã poderá ser tarde demais. Paulo está preso pela segunda vez em Roma. Está na masmorra Mamertina, um lugar úmido, frio e insalubre, de onde as pessoas saíam leprosas ou para o martírio. Paulo foi preso sob a acusação de ser um malfeitor. Em virtude dessa prisão, todos os irmãos da Ásia o abandonaram. Quando foi à audiência de sua primeira defesa, ninguém foi a seu favor, pelo contrário, todos os abandonaram.

Paulo foi condenado à morte e aguardava no corredor da morte o dia de sua execução. É nesse contexto que ele escreve para Timóteo, rogando-lhe para vir ao seu encontro depressa, e acrescenta: “Apressa-te a vir antes do inverno”. Nos três meses de inverno não se navegava com segurança. Esperar esse tempo passar para viajar para Roma era chegar tarde demais. Paulo já teria sido executado.

Há decisões que não podem ser adiadas. Os funerais são palco de muitas lágrimas do remorso. Elogios que não foram proferidos, mão que não foi estendida, amor que não foi demonstrado. O que você está esperando? Embarque agora mesmo nessa viagem de socorro aos seus irmãos. Faça hoje para você não chorar a dor do remorso amanhã.

Extraído do livreto Cada Dia – 26/01/23

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

CONTE O QUE JESUS FEZ POR VOCÊ

 


... Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo
 o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti.” (Marcos 5.19).

Jesus fez uma viagem noturna para o lado oriental do Mar da Galileia, depois de uma severa tempestade. Esse lado leste era povoado por pessoas gentias, que viviam nas densas trevas do paganismo. Ali, nos montes toscos das montanhas de Golã, havia um cemitério e nele um homem possesso de uma legião de demônios. Esse homem estava nu, furioso, gritando sem parar entre os sepulcros, ferindo-se com pedras. Era um capacho escravizado por seis mil demônios.

Jesus liberta esse escravo do diabo e ele recobra o juízo e, em perfeita harmonia mental e vestido, assenta-se aos pés de Jesus. Ele rogou a Jesus para acompanhá-lo, mas o Mestre lhe disse: “Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti”. Antes de Jesus sair da região de Decápolis, enviou às cidades pagãs um missionário. Mas, antes de esse homem curado, liberto e salvo ir pregar aos outros, precisava ir primeiro para a sua casa, para os seus.

O lar deve ser o nosso primeiro campo missionário. É em nossa família, sobretudo, que precisamos anunciar tudo o que o Senhor fez por nós e como teve compaixão de nós. Você tem contado o que Jesus tem feito em sua vida? Sua família é testemunha da transformação que Jesus realizou em sua vida? Conte o que Jesus fez em sua vida!

Extraído do livreto Cada Dia – 25/01/23

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

VALORIZE A SUA FAMÍLIA

 


...se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos
 da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” (1 Timóteo 5.8).

A família é o nosso maior patrimônio. Merece a prioridade da nossa agenda e do nosso cuidado. Alcançar sucesso à revelia da família é negar a fé e tornar-se pior do que o descrente. Nossas prioridades devem ser: Deus, família e o próximo. Com respeito à família, o cônjuge vem antes dos filhos e os filhos vêm antes dos amigos. Valorizar a família é amá-la, orar por ela e servir de exemplo para ela. É ter tempo para ela e empregar os melhores investimentos para sustentá-la de forma digna.

Aqueles que têm os olhos abertos para acudir os outros e fechados para assistir sua família estão na contramão da vontade de Deus, da mesma forma que a família avarenta que só pensa nela mesma e não acode ao necessitado está em rota de colisão com o propósito divino. Devemos cuidar dos outros, mas, especialmente devemos cuidar da nossa família, pois desmerecer a família e desampará-la é negar a fé e ficar aquém do próprio descrente.

Valorize sua família. Ensine a ela os preceitos da Palavra de Deus. Ore por ela para que seu lar seja um lugar de vida. Tempere doçura com firmeza, admoestação com consolo, advertência com encorajamento. Sua família não é perfeita, mas é a sua família. Então, invista nela para que sua casa seja um lugar de vida e delícias!

Extraído do livreto Cada Dia – 24/01/23

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

DEUS ESTÁ NO CONTROLE

 


No céu está o nosso Deus e
 tudo faz como lhe agrada.” (Salmo 115.3).

Os gregos tinham a visão cíclica da história. Os céticos têm a visão pessimista da história. Para aqueles, a história não traz nada de novo e não oferece qualquer esperança. Para estes, a história ruma para um desastre inevitável, como um caminhão sem freio ladeira abaixo. Nós, porém, cremos que a história é teleológica, ou seja, caminha para um fim, para uma consumação onde Cristo triunfará sobre seus inimigos e os colocará debaixo de seus pés.

A história não está sem rumo. Deus está no trono. As rédeas da história estão em suas mãos. Ele levanta reinos e abate reinos. Coloca reis no trono e os faz apear do poder. Os príncipes são arrancados pela raiz quando o vento do juízo divino vem sobre eles. Os céus comandam a terra, pois Deus está no céu e tudo faz como lhe agrada. Ele é soberano e não se submete aos caprichos humanos. Seu trono é eterno e jamais será abalado. Sua vontade é soberana e jamais será derrotada. Seu poder é absoluto e jamais será enfraquecido.

Ele mede os céus a palmos e as águas na concha de sua mão. Ele pesa o pó das montanhas em balança de precisão e espalha as estrelas no firmamento. Ele considera todas as nações como um pingo que cai num balde e como pó numa balança de precisão. Ele faz todas as coisas conforme o conselho de sua vontade.

Extraído do livreto Cada Dia – 23/01/23

domingo, 22 de janeiro de 2023

PROSSIGA PARA O ALVO

 


prossigo para o alvo, para o prêmio da
 soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.14).

O tempo é dividido em passado, presente e futuro. O passado é nossa memória, o presente é nossa realidade e o futuro é nossa esperança. Muitos olham para a vida com as lentes do retrovisor e teimam em morar no passado, vivendo de lembranças, memórias e reminiscências. Outros têm medo do futuro e fazem do presente apenas um tempo de desfrute ou lamento. Nós, porém, devemos nos esquecer das coisas que para trás ficaram, especialmente aquelas que praticamos quando ainda não éramos salvos pelo Senhor.

Devemos viver no presente com gratidão, aproveitando as oportunidades, mas com os olhos no futuro, prosseguindo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Temos um alvo a mirar, um modelo a seguir, uma meta a alcançar. Nosso alvo, modelo e meta é Cristo. É para ele que devemos olhar. É a ele que devemos imitar. Atingir a sua estatura de varão perfeito é a meta que devemos alcançar.

Ficar preso pelas grossas correntes do passado é matricularmo-nos na escola da escravidão. Ficar inebriado pelos prazeres do presente é enganarmos nosso próprio coração com aquilo que é mera vaidade. Mas, prosseguir para o alvo, que é Cristo, é atingirmos a plenitude do propósito para o qual fomos criados e redimidos pelo Senhor. Prossiga para o alvo!

Extraído do livreto Cada Dia – 22/01/23

sábado, 21 de janeiro de 2023

INVISTA NO QUE É ETERNO

 


buscai, pois, em primeiro lugar,
 o seu reino e a sua justiça...” (Mateus 6.33).

Na vida fazemos muitos investimentos. Se investirmos apenas para esta vida, mesmo que construamos obras colossais, não poderemos salvar do fogo as obras de nossas mãos. Porém, se investirmos no Reino de Deus, aplicaremos nossa vida e nossos recursos naquilo que tem consequências eternas. Na escala dos nossos valores há: Deus, pessoas e coisas. Há aqueles que se esquecem de Deus, amam as coisas e usam as pessoas.

Devemos, porém, adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas. Devemos buscar as primeiras coisas primeiro. Devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça. Se nossos investimentos forem apenas para esta vida, seremos como o homem louco, que fez provisão apenas para esta vida, mas não se preparou para a eternidade. Sua vida foi ceifada repentinamente, e de tudo o que acumulou, não pôde levar nada. Invista seu tempo, seus dons, seus recursos e sua vida na expansão do Reino de Deus, na proclamação do evangelho, na plantação de igrejas.

Seja fiel na mordomia de seus bens, devolvendo ao Senhor os dízimos e sendo generoso nas ofertas. Abra suas mãos ao necessitado e não feche a porta do seu coração aos que carecem de socorro. Seja um abençoador que reparte com prodigalidade e não um avarento que acumula com egoísmo.

Extraído do livreto Cada Dia – 21/01/23

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

REAJA TRANSCENDENTALMENTE

 


...mas, a qualquer que te ferir na face
 direita, volta-lhe também a outra;” Mateus 5.39

Nossa maior dificuldade não é nos relacionarmos com quem nos trata bem, mas conviver com que nos afronta. Nosso problema não é ação, mas reação. No texto em destaque, Jesus não fala de ação, mas de reação. Como reagimos quando alguém fere nossa face direita? A reação natural é revidar e pagar na mesma moeda. Mas, a reação transcendental é voltar a outra face. O natural é pagar o mal com o mal, mas o transcendental é vencer o mal com o bem. O natural é pagar ultraje com ultraje, mas o transcendental é perdoar aqueles que nos ofendem.

A vingança requer olho por olho, dente por dente, mas o perdão triunfa sobre o mal com golpes de bondade. Jesus, tendo o poder de fulminar os carrascos que o espancaram e o cravaram na cruz, intercedeu por eles, rogando ao Pai para perdoá-los, atenuando-lhes a culpa. A violência não é estancada com mais violência. Ferir a face de quem nos feriu apenas empata o jogo da truculência humana e nos iguala com o agressor, mas dar a outra face, nos eleva acima dos inimigos e nos faz parecidos com Jesus.

Reagir na mesma proporção com que as pessoas agiram conosco é perpetuar o ódio, mas reagir transcendentalmente é vencer o mal com o bem, o ódio com o amor. Quando reagimos transcendentalmente, tornamo-nos parecidos com Jesus.

Extraído do livreto Cada Dia – 20/01/23

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

FALE BEM DAS PESSOAS

 


Irmãos, não faleis 
mal uns dos outros.” (Tiago 4.11).

A maledicência é um ato perverso e devastador. É assassinato de reputação. É espalhar malquerença; é atentado contra a vida do próximo. A língua pode ser medicina em vez de ser veneno. Pode conduzir os relacionamentos para o porto seguro da amizade, em vez de lançá-los sobre os rochedos da intriga. Pode ser uma fonte de água doce para dessedentar, em vez de ser uma cacimba de água salobra para adoecer.

Falar mal uns dos outros é um pecado abominável aos olhos de Deus, pois destrói aqueles que foram criados à imagem e semelhança do Senhor. Na verdade, jogar um irmão contra o outro, açoitando-o com o chicote da língua maledicente, é o pecado que mais a alma de Deus abomina. O amor não expõe o próximo ao ridículo, mas protege-o. O amor cobre multidão de pecados. Devemos usar nossa língua para falar a verdade em amor, proclamando apenas o que é proveitoso, conforme a necessidade, transmitindo graça aos que ouvem.

Devemos ser cautelosos nas críticas e pródigos nos elogios. Devemos abençoar e não amaldiçoar, falar bem, não falar mal uns dos outros. Assim, construiremos pontes de reconciliação em vez de cavarmos abismos de mágoas. Seremos bálsamo em vez de vinagre. Seremos terapeutas em vez de algozes. Seremos filhos de Deus e não agentes do maligno.

Extraído do livreto Cada Dia – 19/01/23

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

AJUDE O NECESSITADO

 


Bem-aventurado o que acode ao necessitado;
 o Senhor o livra no dia do mal.” (Salmo 41.1).

Acudir ao necessitado é um ato de misericórdia que abençoa mais quem dá do que quem recebe. Mais feliz é quem dá do que quem recebe. O indivíduo feliz não é aquele que retém com usura, mas aquele que reparte com generosidade. Nas palavras do mártir do cristianismo, o norte-americano Jim Elliot: “não é tolo aquele que dá o que não pode reter, para ganhar o que não pode perder”. A semente que multiplica não é a que guardamos, mas a que semeamos.

Acudir ao necessitado é abrir-lhe o coração, as mãos, o bolso, a casa. É dar pão a quem tem fome, é vestir quem está nu, é abrigar quem está ao relento. Mas há muitas formas de necessidade. Esse socorro pode ser emocional e espiritual. Há ricos pobres e pobres ricos. Há pessoas cercadas de conforto, que carecem de uma mão amiga, de um braço estendido para saírem da zona de perigo em que se encontram.

O resultado desse investimento na vida do próximo, desse ato de bondade, é que o Senhor promete ao generoso livrá-lo no dia do mal. Esse dia do mal chega para todos, mas é o generoso que tem a promessa do livramento divino. O que fazemos na terra é visto no céu. O que fazemos ao próximo é observado por Deus. Quando estendemos as mãos ao próximo para acudi-lo, Deus estende sua mão onipotente para nos livrar.

Extraído do livreto Cada Dia – 18/01/23

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

ABANDONE ANTIGAS MÁGOAS

 


Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e 
gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.” (Efésios 4.31).

A mágoa tem um efeito devastador. Carrega em sua bagagem a ira, a gritaria, as blasfêmias e toda malícia. A mágoa adoece quem a nutre mais do que destrói os desafetos que são seu alvo. Mágoa é uma espécie de ira reversa. É um monstro que aperta seu próprio pescoço e sonega a si mesmo o oxigênio da vida. 
O apóstolo Paulo diz que devemos manter a mágoa longe de nós. A mágoa não é uma raiva momentânea, mas um ranço contínuo, um ódio sem pausa. É um sentimento que se aninha jeitosamente no coração, enfia suas garras nos pensamentos para atormentar a alma, adoecer o corpo e destruir os relacionamentos.

Um indivíduo magoado não tem paz consigo mesmo nem vive em paz com os outros. Onde reina a mágoa não há espaço para a comunhão com Deus. Quem guarda mágoa tem suas orações interrompidas. A ausência de perdão impede a pessoa de ser perdoada. A mágoa é uma espécie de carrasco que aflige suas vítimas sem piedade. Por isso, o caminho para a saúde física, emocional e espiritual é o perdão.

Este é maior do que a mágoa. Este traz cura e libertação. Este restaura o relacionamento com Deus e com o próximo. Não busque vingança. Entregue esta causa ao Senhor e tome a decisão de perdoar quem lhe ofendeu. Assim, você desfrutará vida plena, paz inexplicável e alegria indizível.

Extraído do livreto Cada Dia – 17/01/23

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

OLHE E CONTE AS ESTRELAS

 


Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para
 os céus e conta as estrelas, se é que o podes...” (Gênesis 15.5).

Abrão recebeu ordens do Senhor para deixar a sua terra, a sua parentela e ir para um lugar que Deus lhe mostraria. Deus lhe daria essa terra em herança e à sua descendência e lhe multiplicaria a descendência como as areias das praias e como as estrelas do céu. Porém, os anos se passaram e Abrão continuava sem herdeiro. Aliás, Sara, sua mulher, além de idade avançada para conceber, ainda era estéril. Tudo parecia laborar contra Abrão. As evidências pareciam conspirar contra a promessa.

Foi então que o Senhor apareceu a Abrão, numa visão, e lhe ordenou a não ter medo, pois era o seu protetor e galardão. Abrão questionou a Deus quanto à demora de sua promessa e o Senhor lhe ordenou a sair de sua tenda e contar as estrelas. Essa era, e ainda é, uma tarefa impossível ao homem. Então, o Senhor arrematou: “Será assim a tua descendência”.

O tempo de Deus não é o nosso. No tempo oportuno, quando Abrão já estava com o corpo amortecido, Deus cumpriu a promessa e Isaque nasceu e dele Jacó e dele as doze tribos e delas o povo de Israel e deste o Messias, que formou um povo composto daqueles que procedem de toda tribo, língua, povo e nação. Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus. Não duvide, creia! Saia de sua tenda e comece a contar as estrelas!

Extraído do livreto Cada Dia – 16/01/23

domingo, 15 de janeiro de 2023

SEJA HONESTO EM SEUS NEGÓCIOS

 



... Mestre, que havemos de fazer? Respondeu-lhes:
 Não cobreis mais do que o estipulado.” (Lucas 3.12,13).

A maior crise da atualidade não é sanitária nem econômica. 
É a crise de integridade. A integridade está ausente no comércio, na indústria, na educação, nos parlamentos, nas cortes, nos palácios, nos templos e na família. João Batista estava pregando no deserto da Judeia e as multidões se reuniam para ouvi-lo. Ele pregava batismo de arrependimento para remissão de pecados.

Os publicanos, cobradores de impostos, estavam ouvindo também o arauto do Rei. Em virtude da contundente mensagem do Batista, eles lhe perguntaram: “Mestre, que havemos de fazer?”. Ele respondeu: “Não cobreis mais do que o estipulado”. A integridade é a evidência do arrependimento. Integridade não é arrependimento, mas é sua eloquente manifestação. A prova que um indivíduo se arrependeu é se ele é honesto em seus negócios.

Uma pessoa convertida não pode explorar as pessoas para auferir vantagens financeiras. Ela não tira vantagem de sua posição para aumentar seus bens fazendo transações comerciais abusivas. Os publicanos recebiam concessão de Roma para arrecadar impostos, tendo o compromisso de repassar aos cofres do império um valor devido. Mas, eles podiam cobrar o quanto quisessem. Assim, cobravam mais do que o estipulado para fazerem fortuna. Você é honesto em seus negócios?

Extraído do livreto Cada Dia – 15/01/23

sábado, 14 de janeiro de 2023

NUNCA PERCA A ESPERANÇA

 


"Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe,
 de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me.” (Marcos 1.40).

Depois que Jesus desceu do monte, onde proferiu o seu renomado sermão da montanha, aproximou-se dele um homem com o corpo coberto de lepra, rogando-lhe, de joelhos, para purificá-lo. Esse homem era uma carcaça humana, uma chaga aberta, um sentenciado à morte. Seu corpo já estava devastado pela lepra. Suas cartilagens já estavam carcomidas pela praga devastadora. Mesmo nesse estado terminal, ele não perdeu a esperança. Recorreu a Jesus com notória humildade.

Prostrou-se e o adorou. Não estadeou direitos, mas clamou por compaixão. Ele reconheceu o poder de Jesus para purificá-lo. Esse homem chagado demonstra uma fé robusta e uma convicção inabalável. Sabe que Jesus pode tudo quanto quer. Ele, outrossim, se submete à vontade soberana de Jesus, dizendo: “Se quiseres, podes purificar-me”. Não reivindica direitos, roga misericórdia. Jesus, profundamente compadecido dele, tocou-lhe e disse: “Quero, fica limpo”.

Imediatamente o homem ficou limpo. Para Jesus não tem doença incurável, causa perdida, nem problema insolúvel. Ele tem todo poder e autoridade para curar os enfermos, libertar os cativos e perdoar os pecadores. Ponha sua causa nas mãos de Jesus. Ele pode, agora mesmo, restaurar sua sorte e levantar você do desespero para uma vida de esperança.

Extraído do livreto Cada Dia – 14/01/23

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

CONVERSE COM VOCÊ MESMO

 


Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o
 Senhor tem sido generoso para contigo.” (Salmo 116.7).

O solilóquio é uma conversa diante do espelho, uma conversa consigo mesmo. Essa é uma prática saudável. Um exercício de autoexame e de confronto íntimo. Há palavras que precisam ser ditas para dentro e não para fora. Precisamos exortar a nós mesmos. Confrontar-nos com precisão. É claro que é mais fácil exortar os outros do que a nós mesmos. É mais fácil encontrar os erros dos outros e admoestá-los do que ver os nossos próprios erros e advertir-nos.

No texto acima o salmista está conversando com sua própria alma, exortando-a a voltar ao seu sossego. Sua alma estava alarmada e desassossegada sem motivos. O Senhor já havia sido generoso e não havia qualquer vestígio que ele deixaria de sê-lo no futuro, mas, a despeito disso, sua alma estava inquieta. De igual modo, devemos ter a prática de conversar com nossa própria alma, relembrando-a da generosidade de Deus.

Devemos trazer à nossa memória a bondade de Deus. Devemos acalmar nosso próprio coração e serenar nossa própria alma com o calmante da generosidade de Deus. Ele jamais desampara os que nele confiam. Ainda que pai e mãe nos deixem na mão, Deus jamais nos abandonará. Nele nossa alma pode confiar, pois ele é fiel em todas as suas promessas. Não ande aflito, descanse no cuidado de Deus!

Extraído do livreto Cada Dia – 13/01/23

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

CELEBRE A VIDA

 


... é dom de Deus que possa o homem comer, 
beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho.” (Eclesiastes 3.13).

Há pessoas que querem desfrutar as bênçãos da vida sem trabalhar, enquanto há outras que trabalham à exaustão sem usufruir os frutos do seu trabalho. É dom de Deus que o homem coma, beba e desfrute o bem de todo o seu trabalho. Tanto a preguiça quanto a ganância são condenadas por Deus. Porém, o desfrute sensato dos frutos do trabalho é dom de Deus.

É dom de Deus porque toda boa dádiva procede de Deus. 
É dom de Deus porque tudo o que somos e temos vem de Deus. Nele vivemos, nos movemos e existimos. É Deus quem nos dá a vida, a respiração e tudo o mais. É Deus quem faz a semente brotar e produzir. É Deus quem dá a chuva e o sol. É Deus quem nos dá a vida, a força e a inteligência para trabalhar, produzir e desfrutar. É Deus quem nos dá a saúde, a alegria e a paz para viver de forma maiúscula e superlativa.

É Deus quem nos livra do mal, perdoa nossos pecados e nos guia pelas veredas da justiça. É Deus quem nos guia com seu conselho eterno, nos protege com seu braço forte e nos recebe na glória. A vida é um dom de Deus. A prosperidade, adquirida com a bênção do Altíssimo e com o trabalho diligente, é uma dádiva de Deus que deve ser celebrada com entusiasmo e gratidão. Não entregue sua alma à murmuração. Celebre a vida e tribute suas ações de graças a Deus!

Extraído do livreto Cada Dia – 12/01/23

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

INVISTA EM RELACIONAMENTOS

 


Oh! Como é bom e agradável
 viverem unidos os irmãos.” (Salmo 133.1).

A união fraternal é o prato mais saboroso no cardápio da vida. Produz um êxtase de prazer e uma exclamação de contentamento. A união entre os irmãos, na avaliação da vida, recebe nota máxima. É boa e agradável. É bela e proveitosa. Davi compara essa união com o óleo e com o orvalho. O óleo era usado como cosmético. Seu uso traz beleza ao corpo. Também era usado para unção de reis e sacerdotes. Seu uso sacraliza a vida. Outrossim, era usado como remédio. Sua aplicação traz alívio e cura. Esses mesmos efeitos podem ser observados e desfrutados pela união entre os irmãos.

O orvalho é uma dádiva diária do céu. O orvalho cai toda noite. Refresca a terra, renova a vegetação e traz refrigério para os homens. O orvalho vem sem o alarde do trovão e sem o espetáculo dos relâmpagos. O orvalho é silencioso e vem durante a noite, sem os holofotes dos raios aurifulgentes do sol.

Assim é a união entre os irmãos. Dela não se faz farisaica propaganda. A amizade não precisa ser estadeada, mas demonstrada. O verdadeiro amigo é aquele que chega quando todos já se foram. O amigo irmão e o irmão amigo é aquele que confronta você em particular e defende você em público. Essa amizade produz união e essa união é bela aos olhos de Deus e agradável aos olhos humanos.

Extraído do livreto Cada Dia – 11/01/23