terça-feira, 3 de janeiro de 2023

NÃO JOGUE A TOALHA

 


... e pediu para si a morte e disse: Basta; 
toma agora, ó Senhor, a minha alma...” (1 Reis 19.4).

Elias, depois de confrontar o rei Acabe, os profetas de Baal e o povo de Israel; depois de ver as maravilhas divinas no monte Carmelo, desbancando os falsos profetas; depois de ver Deus se manifestando através do fogo, mostrando o seu poder; depois de ver Deus derramando chuva copiosa do céu, mostrando sua misericórdia, recebe uma ameaça insolente de Jezabel, a assassina de profetas, dizendo que ele não escaparia de suas mãos.

Elias temeu e fugiu. Fugiu e entrou numa caverna. Entrou numa caverna e desejou para si a morte. Fez uma leitura pessimista do presente, pensando que era o último homem fiel em Israel. Deus corrigiu sua perspectiva, dizendo-lhe que havia sete mil que não haviam se dobrado a Baal. Deu-lhe também um propósito para o futuro, dizendo-lhe que deveria ungir um profeta em Israel, um rei em Israel e um rei na Síria.

Elias pensou que seu futuro estava carimbado pelo fracasso e, por isso, queria morrer, mas como seu futuro estava nas mãos de Deus, ele sequer chegou a experimentar a morte. Foi trasladado ao céu. Elias queria jogar a toalha e desistir, mas Deus tratou do seu desânimo, colocando-o para dormir, dando-lhe refeição especial e mandando-o sair da caverna para continuar seu ministério. Não jogue a toalha, Deus está com você!

Extraído do livreto Cada Dia – 03/01/23

Nenhum comentário:

Postar um comentário