domingo, 30 de abril de 2023

FICA SENHOR

 


Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles.” (Lucas 24.29).

Fica conosco Senhor, pois está tão frio lá fora e nós estamos tão cansados, tão tristes, tão decepcionados, tão abalados aqui dentro. Fica Senhor, por favor, não vá embora, pois estamos confusos ainda com tudo o que aconteceu. Jesus aceitou aquele convite e ele ficou, não apenas aquela noite. Ele ficou para sempre. Ele ainda fica. Ele aquece e aceita minha prece. Ele parte o pão em minha mesa e ouve minha dolorida oração. Ele afugenta o medo. Ele cura a minha dor.

Ele anima meu coração cansado e decepcionado. Ele me coloca nos trilhos da vida novamente. Ele tira minhas vestes de luto e me reveste com vestes de louvor. Ele sara as feridas, cura os machucados, ressuscita e me levanta do pó. Ele me guarda quando saio, me acolhe quando chego e me acompanha durante toda a jornada. Ele nunca me abandona.

Posso não ver Jesus com os olhos físicos, mas creio com os olhos da alma. Muitas vezes nossos olhos estão pesados de tristeza e por isso não conseguimos discernir sua presença, contudo, mesmo assim ele está sempre presente. Ele é o meu pastor, meu amigo, meu guia, meu protetor, meu consolador, meu advogado, meu Senhor. Ele é o meu rei, ele é o meu único salvador. Ele fica comigo, contigo, conosco. Duvida? Pergunte aos seus discípulos no caminho de Emaús.

Extraído do livreto Cada Dia30/04/23

sábado, 29 de abril de 2023

DEUS FORTALECE

 


Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13).

Eu posso viver mais e melhor os planos que Deus tem para a minha vida. Eu posso e devo enfrentar esses gigantes que se colocam diante de mim. Esse gigante nunca mais será o mesmo, porém, o mais sensacional é que eu nunca mais serei o mesmo também.

Davi deixou de ser pastor nas campinas de Belém para liderar os exércitos do Deus vivo como rei de Israel. Precisamos acreditar que a vontade de Deus é a melhor para a nossa vida. Maria se submeteu ao poder do Espírito Santo e nunca mais foi uma simples e esquecida moça na pequena vila de Belém; ela se tornou a mãe do Filho de Deus.

O nosso grande problema é não acreditar. O que nos faz patinar é o medo. O que não permite que alcemos os voos mais altos em nossa vida é que ouvimos demais os pessimistas, damos muito crédito aos profetas do caos, olhamos demais para nós mesmos e para os nossos escassos recursos e nos esquecemos que à distância de uma oração está disponível todo o arsenal da graça de Deus.

O segredo para vivermos uma vida vitoriosa é saber que ele nos ama e deseja que saiamos da tumba da morte para respirar o ar puro da vida, da vitória, da conquista, da possibilidade. Tudo é possível para aquele que acredita. Paulo enfrentou sofrimentos terríveis, mas resistiu porque se fortaleceu em Deus.

Extraído do livreto Cada Dia29/04/23


sexta-feira, 28 de abril de 2023

DEUS NÃO FICA CANSADO

 


Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga?” (Isaías 40.28).

Nossos ombros doem. Nossas mãos se afrouxam. Nossos pés feridos não nos deixam seguir em frente. Nossos olhos estão marejados com sinais nítidos de quem não consegue dormir bem. Estamos cansados, extenuados, fragilizados. A fraqueza invade e perscruta todo o ser do ser humano. Somos humanos e humanos sempre se cansam. Essa canseira, muitas vezes, nos desanima, nos enfraquece e nos faz perder de vista a visão do Deus amoroso e cheio de graça.

Em nossa fraqueza podemos pensar que Deus também se cansa. Em meio à provação, ao fogo que queima, à doença que corrói, ao medo que apavora, às incertezas que nos envolvem, enfim, podemos alimentar em nossa mente uma visão distorcida de Deus. A boa notícia é, e sempre será, que Deus não se cansa, jamais fica cansado, jamais dorme ou cochila, está sempre atento e de prontidão para abençoar, fortalecer e aliviar.

Nosso coração ganha uma sobrevida, nossas mãos se fortalecem, nossos ombros se erguem, nossos olhos se abrem, nossa fé se renova. Podemos confiar. Nossa esperança está no Senhor Deus, o Eterno que não é dominado pela canseira dos mortais. Ele permanece inabalável. Ele é a Rocha Eterna, permanente e poderosa. Podemos depositar nele toda a nossa confiança em todo tempo e em qualquer circunstância.

Extraído do livreto Cada Dia – 28/04/23


quinta-feira, 27 de abril de 2023

Só pão não é suficiente

 


Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” (Mateus 4.4).

Somos mais que simplesmente matéria. Somos mais que um ser físico. Claro que o físico é importante, mas não é tudo. Cuidar da vida física é importante, cuidar da saúde é muito bom e necessário, manter o corpo saudável é super-recomendado, fazer exercícios físicos com disciplina é fundamental, contudo, isso somente não é o suficiente.

Há cada vez mais pessoas cuidando do corpo. Há muitas academias lotadas por aqueles que buscam ter um físico invejável e isso, claro, pode ser muito bom, mas ainda é pouco. Foi por isso que Jesus Cristo afirmou: “Não só de pão viverá o homem”. O pão é importante e necessário. O alimento é gostoso e desejável, mas existe alguma coisa dentro de nós que não pode ser alimentada apenas com pão. Há em nós, seres humanos, uma parte espiritual que não se contenta com exercícios, corridas, academias, alimentação balanceada.

Somos seres espirituais e temos dentro de nós uma alma faminta. Assim, nosso espírito e nossa vida espiritual precisam ser alimentados com a Palavra da Verdade, com a Palavra que vem da boca de Deus. Por isso precisamos cuidar insistentemente de nossa vida espiritual. Necessitamos cuidar de forma disciplinada de nossa vida com Deus. Precisamos investir naquilo que não irá ficar na sepultura.

Extraído do livreto Cada Dia – 27/04/23

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Deus não rejeita

 


Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares.” (Salmo 71.9).

Eu fiquei olhando para os olhos daquele homem idoso. Eu vi as lágrimas correndo por sua face. Ele chorava porque estava com saudade, solidão, tristeza ou dor? Não sei dizer ao certo, mas bem pode ser que chorasse porque lhe faltaram com o respeito. Não o respeitaram como ele merecia ser respeitado. Sua idade avançada era merecedora de respeito, especialmente daqueles que ele mais amou. Vi ali, naquela face sulcada, milhares de outras faces, da mesma forma marcadas com grandes sulcos. Heróis não respeitados, não admirados, não acolhidos, não visitados, não amados.

Heróis que pouco a pouco vão se desintegrando, esquecidos nos leitos dos hospitais, nos apartamentos, nas próprias casas, asilos, nas casas de repouso, nas igrejas, nas praças, nas ruas, nos albergues. Heróis sem medalhas, sem troféus, sem louros. Vi as lágrimas na face daquele homem cansado. Tomei suas mãos em minhas mãos. Levantei uma súplica ao Pai Celestial. Pedi que Deus cuidasse dele com todo carinho e graça que só ele pode dar.

Como é bom saber que temos Deus, que não nos rejeita em tempo algum, muito menos em nossa velhice. Quando as nossas forças se acabam e os nossos recursos se esgotam, os de Deus estão apenas começando. Deus jamais rejeita ou desampara os seus filhos.

Extraído do livreto Cada Dia – 26/04/23

terça-feira, 25 de abril de 2023

JESUS CONTROLA AS TEMPESTADES

 


Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco...” (Marcos 4.37).

As tempestades surgem com força e violência sobre nossa vida. Elas chegam de forma inexplicável, são inesperadas, avassaladoras e destrutivas, elas vêm das fontes menos prováveis e nos dias mais incertos. Sabemos que elas vêm; mas nem sempre estamos adequadamente preparados para elas. São situações difíceis que nos fazem sentir que não somos fortes o suficiente para resistir. Nesses terríveis momentos é imprescindível saber que podemos encontrar em Cristo a solução desejada.

Nas horas mais difíceis da nossa vida é sempre bom saber que a palavra final é da graça e não da desgraça, é da bênção e não da maldição, é da vitória e não do fracasso, é da felicidade e não da tristeza, é do céu e não do inferno, é a da vida restaurada e não a da vida destruída. A palavra final sempre será do nosso Senhor Jesus Cristo.

Precisamos entender e acreditar que as tempestades que nos atormentam e causam tanto medo e desespero em nosso coração estão sob o domínio do Senhor do universo, daquele que trouxe à existência todas as coisas. Jesus tem autoridade para dizer: “Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.” (Mc 4.39). Não tenha medo, não se assuste nem se preocupe com os ventos, apenas acredite. Jesus ainda controla as tempestades.

Extraído do livreto Cada Dia – 25/04/23

domingo, 23 de abril de 2023

ACOLHIDO POR DEUS

 


Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá.” (Salmo 27.10).

Ninguém gosta de ser abandonado, excluído, jogado na sarjeta. Muito embora muitos sejam esquecidos e deixados de lado, ninguém gosta disso. Ninguém deseja os maus tratos, o sofrimento, a humilhação ou o assédio moral, embora essas coisas possam existir aqui, ali e acolá. O ser humano tem desejo e necessidade de ser acolhido, amado, querido, recebido e abraçado. Sentir-se abandonado já é uma experiência terrível, agora ser abandonado por quem deveria cuidar, amar e proteger é ainda mais dolorido, pior, é monstruoso.

A casa, o lar, a família, e, especialmente, pai e mãe deveriam ser espaços e pessoas onde e em quem o ser humano deveria se sentir protegido, acolhido e aceito, contudo, nem sempre isso acontece. Porém, Deus é aquele que acolhe em seus braços de amor. Ele disse: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” (Isaías 49.15).

Somos sempre bem-vindos. Deus tem prazer em nos carregar no colo. Você pode descansar sob essa sombra protetora. Você não precisa mendigar por aceitação. Você não precisa entrar no esquema para ser acolhido. Deus te acolhe. Você pode descansar, confiar e se abrigar.

Extraído do livreto Cada Dia – 23/04/23

sábado, 22 de abril de 2023

DEUS ESTÁ CONTIGO

 


Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores... porque te não desampararei...” (Gênesis 28.15).

A presença de Deus é tudo o que mais precisamos para seguir confiantes na jornada da vida. Às vezes achamos que é preciso tanta coisa para podermos prosseguir, outras vezes pensamos que sem essa ou aquela pessoa não vamos conseguir. Por vezes descobrimos que é importante ter gente amada, amável e amigos sinceros na grande caminhada da vida, mas, concluímos que indispensável mesmo é só Jesus de Nazaré.

Ele segue ao nosso lado. Eis uma promessa para encher a nossa boca de um sorriso maravilhoso. Nós jamais poderemos saber com certeza o nome de cada pessoa que irá cruzar a nossa estrada no dia de hoje. Nós não poderemos ter certeza das situações que iremos enfrentar no dia de hoje. Não temos como saber se chegaremos ao final desse dia e nem como chegaremos.

Nós não podemos determinar a forma como as pessoas irão nos tratar e nem a maneira como iremos reagir em face de suas propostas. Nós não podemos saber, mas de uma coisa podemos ter certeza absoluta e plena: Jesus Cristo está conosco na caminhada. Ele sempre estará lá naqueles momentos mais difíceis, nas noites mais escuras, nas caminhadas mais sombrias. Ele sempre estará lá para enxugar cada lágrima dos nossos olhos. Não tenha medo, você é amado de Deus, por isso podemos seguir confiantes.

Extraído do livreto Cada Dia – 22/04/23

sexta-feira, 21 de abril de 2023

AMOR ARDENTE

 


...tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (1 Pedro 1.22).

Que esse amor seja de coração e seja para hoje. Há uma linda canção que cantamos que nos ensina sobre essa verdade: “Amanhã pode ser muito tarde”. O amanhã sempre encontra um novo amanhã onde o amor nunca acontece, o perdão não aparece, a juventude passa, a oportunidade bate asas, a vida desaparece, desafina e perece. Perece o necessitado. Perece uma grande chance. Perece o viciado.

Perece na sepultura da existência a chance de fazer a diferença, de fazer diferente, de ser a luz do sol a iluminar a escuridão da aflita alma da mãe com o filho nas drogas que deixamos para ajudar amanhã, do aflito pai enfermo no hospital que deixamos para visitar amanhã, do pedido do nosso filho que deixamos para atender amanhã, da necessidade de nossa comunidade que deixamos para analisar amanhã, da situação crítica da nossa família que deixamos para considerar amanhã.

Amanhã nada acontece, pois o que tem de acontecer, acontece hoje, acontece agora. Como diz a canção: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã e se você parar para pensar, na verdade não há”. O poeta sacro disse: “Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.” Faça hoje, pois amanhã, bem, o amanhã trará os seus cuidados, assim, vivamos o hoje e já é mais do que suficiente.

Extraído do livreto Cada Dia – 21/04/23

quinta-feira, 20 de abril de 2023

FORÇA AO CANSADO

 

“Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.” (Isaías 40.29).

Fraquezas nos invadem muitas vezes nas horas em que mais precisamos de força. Nesses momentos tensos é que nos curvamos, muitas vezes, sob pesados fardos. Às vezes sentimos o desgaste natural dos anos que nos consomem e aos poucos minam nossa força. Outras vezes são as adversidades, os ventos contrários, negócios que não deram certo, objetivos não alcançados ou cobranças diárias que nos atormentam e nos esgotam. Afinal, todos sabemos a barra que é viver.

Todos podem fraquejar. Mesmo árvores gigantes e fortes vergam com a força dos ventos pesados e gelados. Muitas têm seus galhos decepados pelos raios e pelas tempestades. Outras são arrancadas pela raiz por vendavais monstruosos. Somos apenas seres humanos. Nossa carne sente as picadas da incompreensão, da ingratidão e da maldade. É exatamente nesses momentos de fragilidade, quando todas as nossas forças se esgotam, que podemos confiar em Deus.

Deus renova as forças do cansado e multiplica as forças daquele que não tem vigor. Ele nos capacita. Ele nos segura pelas mãos. Ele nos leva em seus braços de amor. Ele nos visita quando estamos esmagados e amedrontados nas cavernas escuras e úmidas da vida. Ele nos envia o seu socorro. Ele nos sustenta e diz: “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei”. 

Extraído do livreto Cada Dia – 20/04/23


quarta-feira, 19 de abril de 2023

PROCEDIMENTO EXEMPLAR

 


Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios... observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus...” (1 Pedro 2.12).

O exemplo é fundamental. As palavras podem ser vigorosas, fortes e bonitas, mas o que convence de verdade é a postura, a conduta e o comportamento. Se puder unir a excelência da oratória com a excelência da vida, melhor ainda. Em algumas situações poderemos ser impedidos de falar, poucos irão nos chamar para fazer parte do editorial de grandes jornais e revistas, mas ninguém poderá nos impedir de viver.

Não adianta bradar contra a corrupção na vida pública de políticos, atletas e artistas e viver sua vida privada com corrupção, suborno, fraude, mentiras. Pedro, o velho pescador, sabia da tremenda dificuldade para seus contemporâneos professarem em alto e bom som a fé. Então, sabedor de tal realidade, ele orientou para que o procedimento correto fosse a trombeta que espalharia como fogo em feno a mensagem do evangelho de Jesus Cristo de Nazaré.

Viva corretamente no lar, no trato entre os cônjuges, em que o marido deve ser o provedor material e espiritual; a esposa deve ser a companheira fiel e dedicada em relação ao marido. Os pais devem criar seus filhos sob disciplina e os filhos devem honrar e respeitar os pais. Que o procedimento exemplar comece dentro de casa e depois se manifeste nas demais situações da vida. Cuidemos de nossa conduta.

Extraído do livreto Cada Dia – 19/04/23

terça-feira, 18 de abril de 2023

DOIS MALES

 


Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram... e cavaram...  cisternas rotas, que não retêm as águas.” (Jeremias 2.13).

Água foi, é e sempre será fonte de vida, de renovação, de alegria, de plenitude, de satisfação. No reino animal, na falta de água, as manadas se deslocam para lugares distantes, fazendo jornadas longas, cansativas e perigosas em busca desse precioso líquido. Sem água o que impera é a morte, a seca, a aridez e o deserto. Sendo assim, como deixar as fontes das águas vivas, puras e límpidas, e ir cavar cisternas rotas. Mas, o que é uma cisterna rota? Cisterna rota é um poço cavado que está rachado, portanto não pode reter a água e a pouca água que sobra fica suja, barrenta e amarelada.

O Senhor estava mostrando ao povo que tal atitude era como correr da verdade para a mentira; deixar a luz e abraçar as trevas; separar-se do caminho seguro e embrenhar-se pelos atalhos incertos; abandonar o lar aquecido pelo amor com o propósito de abrigar-se debaixo de um caixote.

Povo insensato abandona o Senhor Deus, vira as costas e dá de ombros todos os dias para a fonte inesgotável de vida, saúde, plenitude, significado e vai atrás da morte, da seca, do deserto, da aridez, das trevas, da ausência de Deus. Que bebamos da água limpa, da fonte pura que produz vida e que jamais caiamos na armadilha de tentar cavar cisternas, que não reterão a água e ainda poluirão a nossa existência.

Extraído do livreto Cada Dia – 18/04/23

segunda-feira, 17 de abril de 2023

SEMPRE A VONTADE DE DEUS

 


Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6.10).

Nós sempre preferimos que as coisas aconteçam do nosso jeito, sempre achamos que sendo feito do nosso jeito será bem melhor. Assim, lutamos desesperadamente para que a nossa vontade seja feita, pois, afinal, nós sabemos o que queremos e o que é melhor para nós. Queremos que o nosso reininho aqui da terra cresça, apareça, prospere, se desenvolva e fique em evidência. Lutamos, brigamos, ferimos outras pessoas, nos ferimos, bagunçamos com tudo ao nosso redor em busca de fazermos um nome para nós mesmos.

Mas as perguntas que ficam são: Vale a pena? É isso mesmo que precisa ser feito? Que vontade desejo ver realizada? A minha, que é fajuta, passageira, pequena, instável ou a santa vontade de Deus que é perfeita? Que reino queremos ver crescer e aparecer? O nosso, que é insignificante e imperfeito? Ou o do Senhor que é santo, puro e eterno? Que combate estou lutando? O bom e perfeito combate? Ou o combate aqui da terra mesmo? Como estou me colocando na sociedade, na vida, no relacionamento? Dono da verdade ou um participante peregrino em busca da verdade absoluta que é Jesus?

Aprendamos que o importante é fazer as coisas do jeito dele. Buscar o reino dele. Fazer a vontade dele. Viver para ele. Nunca a nossa vontade; sempre a vontade de Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 17/04/23

domingo, 16 de abril de 2023

O SENHOR VAI CONOSCO

 



O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” (Deuteronômio 31.8).

Receber boas notícias é maravilhoso. A boa notícia é como bálsamo na ferida aberta. É também como refrigério para a alma cansada. E aqui temos uma notícia fantástica. E a notícia é: Deus vai conosco. Deus não irá nos desamparar. Deus não nos deixará jamais. Nós precisamos dessa companhia. Nós não teremos nenhuma condição de permanência sem essa presença gloriosa. Saber que Deus vai à nossa frente é tranquilizador. Saber que temos um líder extraordinário como esse faz com que sigamos com segurança.

Não é que Deus estará alguns passos à nossa frente. Ele está presente em nossa vida. Ele nos fortalece e nos capacita. Ele nos abençoa. E, mais ainda, há uma promessa de que ele não nos deixará, ele não nos desamparará. Ele será a nossa vanguarda. Ele será a nossa retaguarda. Podemos confiar. Podemos seguir de cabeça erguida. Podemos caminhar com os passos firmes e os olhos levantados sabendo que maior é aquele que está a nosso favor.

Não precisamos temer. Não precisamos andar rastejando. Não precisamos, porque ele vai adiante de nós para o caminho nos abrir. Ele vai conosco para nos fortalecer. Ele não irá nos deixar nos momentos decisivos e desafiadores da vida. Siga em frente, olhos fixos no alvo. Ele segue conosco na peregrinação.

Extraído do livreto Cada Dia – 16/04/23

sábado, 15 de abril de 2023

O SENHOR ESTÁ PERTO

 


Perto está o Senhor de todos os que o invocam, 
de todos os que o invocam em verdade.” (Salmo 145.18).

Gostamos de estar perto de pessoas boas, agradáveis e que inspiram alegria, lealdade, fidelidade, verdade e humildade. É bom estar perto de pessoas altruístas, amorosas, bondosas e humildes. Deus se aproxima dos que têm um coração quebrantado e contrito. Deus abre seus braços de amor e bondade para acolher os que se quebrantam e oprimem seu espírito em face da maldade reinante em seu próprio ser.

Deus recebe aquele que reconhece seu estado de pecado e suplica sua ajuda para vencer suas falhas pessoais. Deus atende ao que entende sua situação deplorável e busca, sob a direção do Espírito Santo, uma vida em conformidade com a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável. Deus resiste ao soberbo, fecha a porta da graça aos que vivem justificando seus erros e apontando os erros dos outros e vira a face aos que hipocritamente dizem amá-lo, mas odeiam seu semelhante.

Deus resiste aos que conseguem, contra a própria natureza, da mesma fonte fazer jorrar água doce e amarga, os que conhecem a luz, mas vivem nas trevas; sabem o caminho, mas procuram os atalhos; cantam a verdade, porém, vivem na lama da mentira. Como é maravilhoso saber que Deus está perto daquelas pessoas que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido e contrito.

Extraído do livreto Cada Dia – 15/04/23

sexta-feira, 14 de abril de 2023

 CHORO CURTO

“Ao anoitecer, pode vir o choro, 
mas a alegria vem pela manhã.” Salmo 30.5

Sempre há esperança. A Palavra de Deus sempre aponta para um foco de luz numa noite de trevas. Há sempre a possibilidade de um despertar lindo e maravilhoso. Há renovação e recomeço. A vida nunca termina na noite de tensão, medo e dúvida, pois Deus sempre nos reserva o amanhecer. Penso em Cristo, na sua morte, na tumba fria, na noite escura, e, ao mesmo tempo, meu coração se enche de esperança ao ver a tumba vazia, os lençóis jogados ao chão, a pedra removida e Cristo lançando fora a morte e recolhendo a vida.

Minha vida não sucumbirá à noite escura de lágrimas. 
A noite pode parecer longa, desgastante, tensa, intensa, mas não será o fim. O choro da noite, literal ou simbólico, não irá me travar. Certamente irei passar pelas noites escuras em minha vida emocional, espiritual, física, relacional, mas não serei dominado por elas, não me deixarei dominar e, assim, como Cristo ressurgiu ao romper da manhã, ressurgirei também, ainda mais forte, mais completo, mais pleno, mais preparado para desfrutar da vida que se avizinha, da vida que não tem fim.

As noites podem ser mais sombrias e longas do que esperamos, mas nunca serão mais longas do que podemos suportar e jamais impedirão que a alegria da manhã renasça e afaste a desgraça que se avizinha.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

A GRAÇA É SUFICIENTE

 


Então, ele me disse: A minha graça te basta, 
porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2 Coríntios 12.9).

É maravilhoso ter essa certeza. Viver pela graça e da graça é saber que Deus está no controle de todas as situações que surgem em nossa vida. A graça de Deus basta, ela é suficiente para cicatrizar qualquer ferida. Ela é poderosa para nos fazer enfrentar qualquer adversário. Ela é forte e nos fortalece para triunfarmos sobre qualquer adversidade. Ela tem luz capaz de dispersar toda a treva. Ela é o dínamo a nos encorajar para que possamos enfrentar qualquer batalha.

A graça de Deus basta, por isso não precisamos ficar desesperados tentando provar nosso valor. Assim, podemos caminhar de cabeça erguida sem jamais temer qualquer desafio. Não haverá espinho que consiga nos sangrar a ponto de nos paralisar. Não existirá decepção, frustração ou traição tão grande que irá nos desanimar e nos manter prostrados.

Podemos sofrer com o espinho a espetar nossa carne, porém, a graça de Deus derramará seu bálsamo precioso para nos aliviar. Podemos chorar pelos golpes pesados do inimigo, mas a graça de Deus enxugará nossas lágrimas e devolverá o sorriso à nossa face e secará nossas lágrimas. Se a graça de Deus é suficiente, então podemos descansar tranquilos e serenos debaixo da sombra fresca e restauradora da vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável.

Extraído do livreto Cada Dia – 12/04/23

terça-feira, 11 de abril de 2023

VIVA LEVE

 


Vinde a mim, todos os que estais cansados
 e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11.28).

O peso sobre os nossos ombros é muito grande e muitas vezes parece insuportável. Pesos podem ser a consequência de um filho que segue por um caminho diferente do que aquele que sonhamos para ele, ou da filha que iniciou aquele relacionamento não aprovado, pode ser aquela decisão que precisamos tomar, mas não sabemos ao certo por onde começar.

O peso pode ser mais uma responsabilidade, mais um compromisso, mais um serviço, mais uma cobrança, mais um dia pleno de desafios, mais uma decepção, mais uma frustração e, assim, aparece mais um peso sobre os ombros que já estão cansados e sobrecarregados. Nessas horas tão difíceis, nesses momentos tensos, complicados e desafiadores é que ouvimos a voz doce do amado Salvador nos convidando a vir até ele.

Ele é o único que tem poder para aliviar o peso da nossa caminhada, pois ele veio para nos salvar, para nos libertar, para tirar dos nossos ombros o pesado fardo. Ele vem e se coloca ao nosso lado para nos fortalecer. Ele coloca o ombro dele à nossa disposição e se oferece para levar o nosso fardo. Ele é maravilhoso, bondoso, misericordioso e muito amável. Não precisamos mais carregar os pesos insuportáveis. Ele ainda alivia o nosso fardo, pois é o nosso melhor amigo, o único que pode nos salvar.

Extraído do livreto Cada Dia – 11/04/23

segunda-feira, 10 de abril de 2023

DIREÇÃO CORRETA

 


Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao 
amor de Deus e à constância de Cristo.” (2 Tessalonicenses 3.5).

Direção é o que mais precisamos neste mundo caído, ferido e falido. Mundo perdido em suas próprias trevas e escuridão. Precisamos desesperadamente de direção correta para que o coração não seja capturado por paixões insanas e insensatas. O coração precisa pulsar no compasso do amor de Deus que excede toda a compreensão humana, pois é nessa incompreensão humana que tantas vezes a vontade lá de cima se realiza de maneira boa, perfeita e agradável.

Esse amor divino que ultrapassa o mero sentimentalismo é a direção correta que devemos buscar em todos os momentos. Esse amor celestial que vai muito além do que a paixão enlouquecida de seres humanos perdidos em suas loucas elucubrações vazias e ilógicas. O coração que é dirigido pelo amor de Deus é calmo, sereno e tranquilo e sempre caminha na direção correta, pois segue o exemplo maior e perfeito de nosso Senhor Jesus.

O coração que segue a bússola do céu não se intimida, não é egocêntrico, não busca seus próprios interesses, não se comporta de maneira leviana e inconveniente, não usa a religião para promoção pessoal, não sente regozijo na injustiça e nem vive nas trevas da mentira. O coração conduzido por Deus é constante, firme e fiel em toda situação, sempre caminhando em submissão a Jesus.

Extraído do livreto Cada Dia – 09/04/23

domingo, 9 de abril de 2023

VIVA SEM IRA

 


Deixa a ira, abandona o furor; não te
 impacientes; certamente, isso acabará mal.” (Salmo 37.8).

Veneno sempre será veneno e sempre mata ou deixa sequelas irreversíveis em quem ingere essa droga maldita. Ira, furor e impaciência estão entre os venenos letais que são ingeridos diariamente pelo ser humano. Isso é realmente intrigante. Tomaria alguém, em sã consciência, um veneno que seria fatal, ou que deixaria sequelas irreversíveis em seu organismo? Alguém se sujeitaria a essa situação? Creio que não. Creio que mesmo um ser humano abalado em suas emoções não tomaria uma dose desse veneno mortal. Essa deveria ser a atitude correta.

Veneno não irá resolver os problemas, não trará felicidade. Veneno não produzirá pessoas mais saudáveis. Então se afaste dele. Contudo, infelizmente, para nossa tristeza, muitas pessoas se embriagam com ele. Há muitos que ingerem o veneno letal da ira, do ódio, da raiva e da impaciência. Pessoas que estão sempre de mau humor, que se suicidam emocionalmente e destroem a vida de seu semelhante.

Sentimentos de ira, ódio e impaciência nunca trarão alívio. Por isso, em todos os dias de sua vida, evite com todas as forças, a ira, a raiva, o ódio e a impaciência. Viva sob a graça e a misericórdia de Deus. Jesus Cristo viveu neste mundo fazendo o bem. Jamais agiu com ira ou ficou tomado pela impaciência. Seja como Jesus.

Extraído do livreto Cada Dia – 09/04/23

sábado, 8 de abril de 2023

O CURADOR

 


Sara os de coração quebrantado
 e lhes pensa as feridas.” (Salmo 147.3).

Ele cura, trata e ameniza os efeitos da dolorosa ferida. Todos nós temos feridas, cicatrizes de ferimentos, cortes, machucados, arranhões, enfim, marcas que ficaram em nosso corpo como lembrança de situações difíceis que enfrentamos em nossa vida. Algumas marcas logo saram, outras desaparecem, e outras permanecem como indicativo de dores que ficaram no passado. Há outras marcas mais intensas, mais profundas, são as chamadas cicatrizes emocionais, resultado de abandono, de abusos verbais, físicos e sexuais.

Essas feridas nem sempre são curadas. Às vezes são feridas antigas que ainda continuam a machucar, a sangrar, a vazar. Contudo, Deus cura as feridas mais profundas do nosso coração. Deus cura as feridas emocionais, espirituais e psicológicas. Isso é magnífico! Essa notícia é maravilhosa! Não precisamos viver com feridas emocionais expostas. Deus cura derramando o bálsamo do Espírito Santo em nosso coração.

O sangue de Jesus é suficiente para cicatrizar qualquer ferida. O perdão com base no perdão oferecido por Jesus é o remédio suficiente para que todo ferimento emocional seja curado. Que você tome uma dose da graça transformadora de Deus em forma de perdão e que todas as feridas que infectam e machucam o seu coração sejam curadas.

Extraído do livreto Cada Dia – 08/04/23

sexta-feira, 7 de abril de 2023

O ABENÇOADOR

 


Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em 
cujo coração se encontram os caminhos aplanados...” (Salmo 84.5,6).

Há muitos dias difíceis, escuros, sombrios, desafiadores. Dias em que precisamos enfrentar o deserto, o vale sombrio, a planície de morte, a montanha íngreme repleta de pedras. O ser humano abençoado, feliz, bendito, sabe passar pelo deserto. Ele, ao passar pelo inóspito, inabitável e árido deserto, faz dele um manancial de vida, de águas cristalinas, de delicadas fontes.

A vida de quem vive da fé e pela fé é sempre transformadora. O ser humano feliz leva a felicidade aos que se encontram no deserto da infelicidade. Leva a paz no rastro deixado pela guerra. Leva a verdade amorosa que liberta no deserto minado pela mentira. Leva o aroma do amor de Cristo no deserto cujo odor é o ódio e leva a vida no deserto malcheiroso da morte.

O ser humano abençoado é também abençoador. Onde ele passa há um rastro de vida abundante. Ele não permanece no deserto. Ele não permite que o deserto torne árida e seca a vida de seus semelhantes. O ser humano bem-aventurado também já foi deserto, mas Cristo transformou sua vida, portanto, o que ele faz hoje é apenas o reflexo do que já recebeu. Foi perdoado para perdoar, amado para amar, libertado para libertar. Recebeu vida para dar vida. É maravilhoso ver uma vida que passa pelo deserto e faz dele um manancial.

Extraído do livreto Cada Dia – 07/04/23