quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

JESUS. O HOMEM PERFEITO

 

   “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”. (Lucas 2.53).

Jesus não foi um homem divinizado nem um Deus humanizado. Ele é Deus-Homem. Lucas destaca aqui sua perfeita humanidade ao descrever seu crescimento em quatro áreas. Primeiro, seu crescimento intelectual: “E crescia Jesus em sabedoria...”. Jesus é o homem perfeito. Seu crescimento intelectual foi perfeito. Nele habitam todos os tesouros da sabedoria.

Segundo, crescimento físico: “E crescia Jesus em [...] estatura…”. Jesus foi um bebê, uma criança, um jovem, um homem. Ele não pulou nenhuma fase da vida. Seu crescimento físico foi perfeito. Terceiro, seu crescimento espiritual: “E crescia Jesus em [...] graça...”. Jesus cresceu em graça, revelando sua plena maturidade espiritual. Como homem ele obedeceu a lei. Como homem ele orou. Como homem ele frequentou a sinagoga e fez parte das festas religiosas de seu povo. Como homem ele tinha prazer na comunhão com o Pai.

Quarto, seu crescimento social: “E crescia Jesus [...] diante de Deus e dos homens”. Jesus tinha uma correta relação vertical e horizontal com Deus e com os homens. Seu crescimento espiritual foi acompanhado pelo crescimento social. Seu relacionamento com Deus estava em harmonia com o seu relacionamento com os homens. Jesus é o supremo exemplo e modelo para nós!

Extraído do livreto Cada Dia – 09/12/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário