domingo, 5 de dezembro de 2021

JESUS, O REI DOS JUDEUS

 

    “E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus?
 Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo”. (Mateus 2.2).

Os magos eram estudiosos dos astros e ao verem não apenas uma estrela, mas a sua estrela no Oriente, um sinal do Messias (Nm 24.17), deixaram sua terra, cerca de mil quilômetros distante de Israel, e rumaram para Jerusalém com o propósito de adorar o recém-nascido Rei dos judeus. Ao chegarem e perguntarem pelo menino, o rei Herodes ficou atordoado e a cidade de Jerusalém ficou alvoroçada.

Esse rei era um homem cruel, que não hesitava em mandar matar qualquer pessoa que ameaçasse ocupar o seu trono. Já tinha mandado matar sacerdotes, nobres, parentes, cunhado, sogra, esposa e até mesmo filhos. Enquanto Herodes reage ao nascimento de Jesus com desumana crueldade, mandando matar as crianças de Belém e arredores, os magos cruzam desertos para adorá-lo. Enquanto os principais sacerdotes e escribas têm rigoroso conhecimento das profecias sobre o Messias e, mesmo sabendo que ele teria nascido em Belém, cerca de dez quilômetros de Jerusalém, não moveram uma palha para irem adorar Jesus. Ao contrário, tornaram-se seus mais acirrados inimigos.

Mas, os magos sendo gentios e vindo de terras longínquas, adoraram a Jesus e levaram a ele ouro, incenso e mirra, reconhecendo-o como o Rei dos judeus. Que deixemos a hostilidade e a indiferença para adorar a Jesus!

Extraído do livreto Cada Dia – 05/12/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário