segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

OURO, INCENSO E MIRRA

 

    “... prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”. (Mateus 2.11b).

Não podemos afirmar que os magos eram reis, nem que eram três, nem mesmo que seus nomes eram Belchior, Baltazar e Gaspar. O que sabemos é que eram sábios e vieram do Oriente para adorar a Jesus. A estrela que viram no Oriente os levou a Jerusalém, onde estava a Palavra de Deus. E, orientados pela profecia de Miqueias, a estrela os guiou a Belém, onde estava Jesus. Ao verem o menino, prostraram-se e o adoraram e deram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.

Esses três presentes apontam para os ofícios de Cristo. 
O ouro destaca sua realeza. Ele veio ao mundo para estabelecer o seu reino de graça, a fim de consumá-lo como o reino de glória. Diante dele todo joelho deve se dobrar e toda língua deve confessar que ele é Senhor. O incenso aponta para o ofício sacerdotal de Jesus. Ele é o grande Sumo Sacerdote que ofereceu a si mesmo como sacrifício perfeito, varrendo para sempre os animais mortos do altar.

Ao receber mirra, isso apontava para sua morte substitutiva, quando ele foi dado como oferta pelo nosso pecado, e morreu para vivermos eternamente. Jesus veio para morrer, vive para interceder e reinará pelos séculos dos séculos. Que os nossos lábios se abram para adorar a Jesus, o Rei dos judeus. Ele é digno de receber honra, glória e louvor.

Extraído do livreto Cada Dia – 06/12/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário