segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

PEREGRINO APRENDENDO O CAMINHO

 

      “Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por 
vereda plana, por causa dos que me espreitam” (Salmo 27.11)

Davi é um peregrino que ora ao Senhor reconhecendo a necessidade de ser ensinado acerca do caminho que deve percorrer. Esse caminho é perfeito. É uma vereda plana. Esse caminho é o próprio Deus. Jesus disse: “Eu sou o caminho...” (Jo 14.6). Três coisas devem ser destacadas aqui: primeira, o aprendiz. Mesmo sendo um homem experiente e maduro na fé, Davi continua aprendendo. Ninguém se forma na escola do aprendizado. A caminhada com Deus é dinâmica e progressiva. Na escola de Deus não existem formandos.

Segunda, o peregrino. Davi reconhece que não basta ter um mapa na mão, é preciso ter um guia ao lado. Ele quer saber o caminho e precisa de um guia na jornada. Ele não quer apenas saber o caminho, mas quer aprender no caminho. Só quando o Senhor é nosso guia, podemos andar por vereda plana.

Terceira, os inimigos. Davi compreendeu que ao longo do caminho, como escreveu o inglês John Bunyan, em seu livro O Peregrino, há muitos inimigos que nos espreitam tentando nos desviar ou mesmo nos destruir. Se o Senhor vai conosco, como guia, então, Ele ilumina nossa estrada, protege-nos dos perigos, desbarata os inimigos e nos conduz em segurança ao nosso lar eterno. Você tem andado com Deus? Ele é o seu guia e protetor? Hoje mesmo você pode convidá-lo a caminhar com você.

Extraído do livreto Cada Dia – 11/01/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário