quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

A ZOMBARIA DO INIMIGO

 

     “... quando o souberam, zombaram de nós... e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?” (Neemias 2.19).

A obra de Deus é feita debaixo de oração a Deus e de oposição do inimigo. Nós sempre caminhamos com o sorriso de Deus e com a carranca do adversário. Não há trégua nessa luta. Não vivemos numa estufa nem estamos blindados. Nossa jornada se desenrola por caminhos crivados de espinhos. Um povo acomodado não incomoda o inimigo, mas quando o povo de Deus se levanta para o trabalho, o inimigo se alvoroça. Quando Sambalate, Tobias e Gesém ficaram sabendo que o povo de Judá estava disposto a reconstruir os muros da cidade de Jerusalém fizeram três coisas.

Em primeiro lugar, eles zombaram do povo de Deus. 
A zombaria é uma espécie de humilhação. É tratar com desdém. É escarnecer. Em segundo lugar, eles desprezaram o povo de Deus. O objetivo deles era achatar a autoestima do povo, dizendo que jamais conseguiriam reconstruir a cidade.

Em terceiro lugar, eles fizeram acusação falsa contra o povo de Deus, dizendo que a intenção era rebelião contra o rei Artaxerxes. Neemias não se intimida com os ataques dos adversários. Sua consciência limpa e sua motivação certa eram antídoto eficaz contra o veneno dos inimigos. Neemias responde que a força para a reconstrução procedia de Deus e que os inimigos não teriam parte com eles nessa reconstrução.

Extraído do livreto Cada Dia – 13/01/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário