-
“...ajuntaram-se a Esdras... os cabeças das famílias...os sacerdotes e os levitas... para atentarem nas palavras da lei” (Neemias 8.13).
Os líderes de Jerusalém não se contentaram apenas com um culto, onde Deus havia feito maravilhas. Eles queriam mais. Eles se reuniram e foram a Esdras, o escriba, desejosos de atentarem nas palavras da lei. Queriam aprender mais e colocar em prática as exigências da lei. Não basta crer; é preciso também observar. Não basta conhecer; é preciso também praticar. Doutrina e vida, teologia e ética, credo e conduta sempre caminham juntos. Nunca podem estar em lados opostos.
Quando a liderança dá o primeiro passo para conhecer mais a Palavra de Deus, os liderados seguem suas pegadas. O resultado desse interesse da liderança é que descobriram a prescrição da Festa dos Tabernáculos. Então se mobilizaram. Convocaram pessoas de todas as cidades e em Jerusalém. Toda a congregação dos que tinham voltado do cativeiro atendeu à convocação e a festa foi celebrada com tanta alegria como nunca se tinha visto desde os dias de Josué.
Durante todos os dias da festa, Esdras leu o livro da lei de Deus. Houve um grande despertamento espiritual pelo fato de a liderança ter se voltado para a Palavra de Deus. Os grandes reavivamentos espirituais brotaram da Palavra e foram balizados por ela. Somos despertados, fortalecidos e guiados pela Palavra de Deus.
Extraído do livreto Cada Dia – 26/01/22
Nenhum comentário:
Postar um comentário