quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

INSPEÇÃO E AÇÃO

 

   “... não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém...” (Neemias 2.12).

Neemias é um homem sábio e prudente, um líder inspirador. Tinha consciência que o planejamento precede à ação. Ele não podia desafiar o povo para a reconstrução sem antes fazer um diagnóstico da situação. Depois de três dias que já estava na cidade, sai à noite, sozinho, sem qualquer alarde, para tomar pé da situação. Ele percorre a cidade. Identifica os problemas. Vê os muros derrubados, as portas queimadas, os escombros emperrando as vias públicas. Só depois de ver a miséria e a assolação em que a cidade se encontrava é que conclamou o povo a vir e reedificar os muros, para deixarem de ser desonra.

O apelo de Neemias ao povo foi reforçado pelo seu testemunho. Ele declarou como a boa mão do seu Deus estivera com ele, bem como as palavras do rei Artaxerxes. A resposta foi unânime e imediata. O povo se dispôs a reedificar a cidade. 
E todos fortaleceram as mãos para a boa obra.

Neemias nos ensina a necessidade da inspeção antes da ação. O diagnóstico precede o tratamento. O planejamento vem antes da obra. Quem não planeja o que faz, planeja fracassar. O líder precisa conhecer o que é preciso ser feito antes de mobilizar as pessoas ao trabalho. O líder precisa conhecer a boa mão de Deus com ele antes de mover as pessoas a colocarem a mão na massa.

Extraído do livreto Cada Dia – 12/01/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário