terça-feira, 25 de janeiro de 2022

LER, EXPLICAR E APLICAR

 

     “Leram no livro, na lei de Deus, claramente, dando
 explicações, de maneira que entendessem o que se lia” (Neemias 8.8).

A reforma física de Jerusalém havia sido concluída. Era hora de investir na restauração espiritual. Todo o povo se ajuntou como um só homem na praça e pediu a Esdras, o escriba, para trazer o livro da lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito para Israel. Esdras leu no livro desde a alva até ao meio-dia a todos que eram capazes de entender e todos tinham os ouvidos atentos ao livro da lei. Quando Esdras se levantou no púlpito para ler, todo o povo se pôs em pé. Todos adoraram a Deus, com o rosto em terra. O povo não arredava o pé.

A Palavra de Deus foi lida e explicada de tal maneira que todos podiam entender o que se lia. Como resultado da aplicação da Palavra de Deus, o povo chorava quebrantado. Então, aqueles que proclamavam as verdades divinas exortaram o povo a não se entristecer, porque a alegria do Senhor é a força do seu povo. Uma alegria indizível tomou conta de todos, a ponto de saírem e se regozijarem grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.

Oh, quão poderosa é a Palavra de Deus! Ela é viva e eficaz. Sempre que é pregada com fidelidade, no poder do Espírito Santo, produz resultados benditos. A reforma espiritual não se faz com expedientes místicos, mas com a autoridade das Escrituras!

Extraído do livreto Cada Dia – 25/01/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário