-
“Ao aproximar-se Jesus de Jericó, um homem cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola.” (Lucas 18.35).
O Evangelho de Marcos diz que o nome desse cego é Bartimeu, que significa filho de Timeu. Não se tem dados sobre o pai do cego, mas se sabe que o significado do nome Timeu é: o honrado. Possivelmente Bartimeu era filho de um homem respeitado, mas ele, por sua vez, era desprezado. Bartimeu é um mendigo cego. Por isso, ele carregava o rótulo de pecador e amaldiçoado. A cegueira e a miséria eram encaradas como castigo de Deus.
E pessoas se afastavam de gente assim. Elas julgavam desta forma: “deixem esse homem sofrer o julgamento divino. Não lutem contra Deus e não o ajudem.” Em outras palavras, humanamente falando, não há chance de recomeço para Bartimeu. Pode ser que você esteja lendo esta mensagem e enfrentando uma crise conjugal, um drama familiar, uma tempestade financeira. Talvez você esteja amargando uma derrota fatídica por causa de um vício que escraviza quem você ama.
Você se sente inadequado diante de desafios imensos, de ameaças concretas, de obstáculos superiores às suas forças. Porém, encorajo você a se lembrar que Jesus é o Deus diante do qual não há situação irreversível. Não há causa perdida para ele. Não há obstáculo intransponível. Não há vida irrecuperável para o Filho de Deus. Ele fez prodígios ontem e pode realizá-los ainda hoje.
Extraído do livreto Cada Dia – 20/06/22
Nenhum comentário:
Postar um comentário