segunda-feira, 6 de junho de 2022

COMA E DURMA BEM

 

  “Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.” (1 Reis 19.5-8).

Elias provavelmente está no topo do Monte Carmelo no Norte de Israel quando vai para Berseba, Sul de Israel (v. 3). Isso significa que ele pode ter andado aproximadamente 200 km, cerca de seis dias de caminhada. Depois, mais um dia andando pelo deserto (vs. 3, 4). As forças físicas de Elias estão drenadas. Nesse momento ele reclama, deita debaixo de uma árvore e dorme.

O que Deus fez para Elias em seu tempo de esgotamento? Deus não dá uma bronca, nem fica com raiva dele, muito menos diz que tudo aquilo é frescura. Primeiramente, Deus envia um anjo para servi-lo. O anjo toca nele, o acorda e lhe prepara uma boa refeição. Há amor, bondade, compreensão e ternura do Deus Pai aqui. Deus não impede o esgotamento, mas cuida dele em meio ao sofrimento. Depois, o Senhor simplesmente diz e repete: “Levante-se e coma” (vs. 5,7). Deus manda Elias comer e pronto.

Esta é a primeira prescrição de Deus para quem está esgotado: Cuide-se! “Senhor, eu estou tão angustiado, o que eu preciso fazer?” Deus diz: “Durma e coma bem.” Que conselho estranho, não? Quando a vida é difícil e estamos desanimados, uma das ações mais espirituais que podemos ter é dormir, alimentar-nos bem, desacelerar, desconectar, descansar, divertirmo-nos com o cônjuge, viajar com a família, fazer exercícios etc.

Extraído do livreto Cada Dia – 06/06/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário