-
“O Senhor disse a Satanás: De onde você veio?” Satanás respondeu ao Senhor: “De perambular pela terra e andar por ela.” (Jó 1.7).
O lema escoteiro tem muito a nos ensinar: “Sempre alerta”. A participação de Satanás no sofrimento humano é rápida, porém, mais evidente no livro de Jó. A presença do maligno no tribunal de Deus pedindo-lhe permissão para tocar no que Jó possui, ensina-nos que Satanás só vai aonde Deus permitir. Como disse o reformador Martinho Lutero: Satanás é um cachorro na coleira de Deus. A resposta de Satanás ao Senhor é emblemática: “O Senhor disse a Satanás: “De onde você veio? “ Satanás respondeu ao Senhor: “De perambular pela terra e andar por ela.”
Sua prática de vaguear não é sem alvo: “O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pe 5.8). Satanás é mais malévolo, mais astuto, mais petulante do que jamais pensamos. Por mais difícil que seja pensar em uma criatura que seja totalmente maligna, Satanás é uma delas. Não há limites para seus esquemas perversos. Seu objetivo é trazer o máximo de desonra a Deus e àqueles que pertencem a Deus.
Sua malícia, fúria e crueldade inimagináveis contra tudo o que é de Deus assumem uma variedade de formas. Não levá-lo a sério pode ser nossa ruína. Ele nunca fica mais feliz do que quando é ignorado. Como o apóstolo Paulo escreveu, “não podemos ignorar seus ardis” (2 Co 2.11-13; 11.14). Ou seja, esteja sempre alerta!
Extraído do livreto Cada Dia – 12/06/22
Nenhum comentário:
Postar um comentário