segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

ÂNIMO PARA O NOVO ANO


Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime,
pois o Senhor, o seu Deus, estará com você
por onde você andar.
Josué 1:9

      No primeiro dia de um novo ano muitos de nós desejamos um “feliz Ano novo” uns aos outros. Mas os dias vão passando e precisamos mais do que uma saudação esperançosa das pessoas ao nosso redor. Precisamos ouvir o que Deus disse para Josué há mais de 3400 anos. Josué estava prestes a levar o povo de Deus para a terra prometida. Ele tinha uma enorme tarefa à sua frente e estava consciente dos perigos que ele e o povo enfrentariam. Josué precisava do encorajamento de Deus.
      Um novo ano traz muitas perguntas: Minha saúde permanecerá boa?
Meu casamento continuará estável? Serei capaz de manter o meu emprego? Entrarei na faculdade certa? Viverei para ver o fim do ano? A economia melhorará? Haverá um ataque terrorista ou algum desastre natural que me separará dos meus entes queridos?
O Criador do universo vem a nós e diz “não se apavore nem desanime.” O que acontecer neste novo ano não é apenas acaso. Deus está no controle, e ele promete ficar próximo “o seu Deus, estará com você por onde você andar.” Muitos anos depois o Senhor Jesus fez a mesma promessa quando disse, “E eu estarei sempre com vocês” (Mateus 28:20). Com tal promessa em mente, podemos desejar aos nossos queridos: “Feliz Ano Novo!”

Pense: Deus não promete me livrar do sofrimento,
mas promete que passará por ele comigo.
Arthur J. Schoonvel

Extraído do livreto Cada Dia

O REDENTOR, SUA VOLTA GLORIOSA


Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do homem [...] vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mateus 24.30).

Em breve Jesus voltará. Será o acontecimento mais glorioso da história. Assim como todas as profecias acerca da primeira vinda de Jesus se cumpriram literalmente, também as profecias acerca de sua segunda vinda hão de se cumprir rigorosamente. Jesus voltará pessoalmente, fisicamente, visivelmente, audivelmente, repentinamente, inesperadamente, inescapavelmente, gloriosamente e vitoriosamente.
Esse dia será de luz para os remidos e trevas para os ímpios. Nesse dia de glória, os mortos em Cristo ressuscitarão com corpos imortais e incorruptíveis enquanto os que estiverem vivos serão transformados e arrebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares. Nesse dia, Jesus se assentará no trono como reto Juiz e julgará as nações. Então, as cortinas da história se fecharão e a eternidade vastíssima e insondável abrirá seus portais para receber os remidos do Senhor. Haverá novos céus e nova terra.
O próprio Senhor da glória armará seu tabernáculo entre nós e enxugará de nossos olhos toda a lágrima. Entraremos para o banquete do Filho do Rei e essa festa jamais terá fim. Nunca mais seremos golpeados pela dor nem jamais a morte arrancará de nosso braços aqueles a quem amamos. Então, estaremos para sempre com o Senhor e com Ele reinaremos pelos séculos eternos.

Extraído do livreto Cada Dia – 31/12/18

domingo, 30 de dezembro de 2018

ALVO BEM DEFINIDO

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando
para as que estão diante de mim, prossigo para o
alvo, pelo prêmio da soberana vocação de
Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3.13,14

     Naturalmente, no inicio do ano, as pessoas costumam planejar o futuro, buscar novidades e estabelecer metas para melhorar nas áreas profissional, familiar, material e espiritual. Entretanto, as nossas propostas e perspectivas para o futuro devem consistir em objetivos sólidos, claros, bem definidos e fundamentados nos princípios da Palavra de Deus, para termos sucesso.
     Isto implica, entre outras coisas, esquecermos os fatos ruins do passado, olhando para frente, melhorando cada vez mais como pessoas e como profissionais e ter atitudes mais coerentes com aquilo que almejamos, a fim de prosperarmos e atingirmos nossos alvos.
Vale a pena lutar por nossos sonhos e nossos relacionamentos. Vale a pena crescer e contribuir para que outros também cresçam. Mas, para isso, convém projetar o amanhã e planejar nossas ações, definindo metas, técnicas, métodos e estratégias.
    Tenha objetivos concretos, claros e bem definidos, planeje com cuidado suas ações, certo de que alcançará suas metas, pois tem a fonte de todo o poder em sua vida, o Espírito Santo, garantindo-lhe sabedoria, provisão, vitória e prosperidade em tudo quanto você fizer. Ele o ajudará a realizar seus sonhos e a alcançar um futuro melhor.

Extraído do livro Palavra de Vitória 2 – 01/01/09

REDENTOR, SEU GOVERNO ABSOLUTO


Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim” (Lucas 1.33);

Jesus é o Rei dos Reis e o Senhor dos senhores. Ele herdou o trono de Davi, seu pai. Os reinos deste mundo cairão, mas o seu reino é eterno. Ele governa de mar a mar. Está assentado sobre um alto e sublime trono e tem o livro da história em suas mãos. Ele reina absoluto sobre as nações. Levanta reis e depõe reis. Ele deixou o trono e desceu até nós, por amor de nós. Porque a si mesmo se humilhou até à morte e morte de cruz. Deus o Pai o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, a fim de que todo joelho se dobre diante dele e toda língua confesse que Ele é o Senhor.
Ninguém pode resistir ao seu poder. Sua vontade é perfeita e seus planos não podem ser frustrados. Ele governa o universo, sustentando-o pela palavra de seu poder. Ele governa a história, conduzindo-a à sua consumação. Ele governa a igreja, como seu fundamento, dono, edificador e protetor. Jesus é o Senhor, a fonte de onde toda vida emana.
Ele é o Maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade. Príncipe da paz. Ele é tudo em todos. Tudo nos decretos de Deus. Tudo na eternidade. Tudo na história. Tudo nas Escrituras. Tudo na redenção. Tudo na igreja. Tudo na terra. Tudo no céu. Ele é o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim, o Senhor do universo!

Extraído do livreto Cada Dia – 30/12/18

sábado, 29 de dezembro de 2018

LEVANTAI-VOS

Levantai-vos... Porque vimos a terra, e ela é muito fértil.
Vós estais quietos! Não vos demoreis em irdes ocupar
a terra... pois Deus vo-la entregou nas mãos, lugar em
que não há falta de cousa alguma que há na terra.
Juízes 18.9,10

Levantai-vos! Então, há algo bem definido para fazermos. Nada é nosso enquanto não o tomamos para nós. “Assim alcançaram a sua herança os filhos de José, Manasses e Efraim” (Josué 16.14). “Os da casa de Jacó possuirão as suas herdades” (Obadias 17).
É preciso que a nossa fé se aproveite das promessas de Deus. Precisamos da Palavra de Deus nossa possessão pessoal. Certa vez perguntaram a uma criança o que significava apossar-se das coisas pela fé, e a resposta foi: “É a gente pegar um lápis e passar um risco embaixo de todos os meus e minhas da Bíblia”.
Tome qualquer palavra de Ele tenha dito, e diga: “Essa palavra é para mim”. Ponha o seu dedo numa promessa, e diga: “Ela é minha”. Quanto da Palavra tem sido posto à prova e recebido, podendo-se dizer dela: “Foi feito!” quantas promessas podemos sublinhar e dizer delas: “Cumprida para mim!”
Filho, tu estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas”. (Lucas 15.21) não deixe a sua herança perder-se por negligência.

Quando a fé vai ao mercado, sempre leva uma cesta.

Extraído do livro Mananciais no Deserto – Lettie Cowman  29/12

REDENTOR, A INTERCESSÃO EFICAZ


Tendo, pois, a Jesus… como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confiança” (Hebreus 4,14).

Jesus exerceu o tríplice ministério de Profeta, Sacerdote e Rei. Como Profeta foi o mensageiro e a mensagem. Como Sacerdote foi ofertante e o sacrifício. Como Rei foi o servo e o soberano. Como Profeta Ele trouxe Deus a nós; como Sacerdote levou-nos a Deus. Como Rei Ele se humilhou para nos elevar à posição de filhos de Deus. Desse tríplice ministério, destacaremos seu ofício sacerdotal.
Ele foi sacerdote de uma ordem superior, a ordem de Melquisedeque. Por isso, é sacerdote para sempre. O sacerdócio levítico começou e acabou, mas o sacerdócio de Cristo é eterno. Ele está à mão direita de Deus, como nosso Sumo Sacerdote. Ele é compassivo e benigno, não despreza em coração quebrantado. Sua intercessão é eficaz. Por isso, nenhuma acusação próspera contra aqueles que estão em Cristo, pois Ele já pagou pelos seus pecados e quitou a sua dívida.
Aquele por quem Cristo morreu e por quem Ele intercede não podem perecer. Ele é poderoso para salvar totalmente aqueles que se achegam a Deus por seu intermédio. Ele é o nosso Advogado e também a propiciação pelos nossos pecados. Nossa salvação não descansa sobre nossos méritos, mas fundamenta-se nos méritos de sua morte substitutiva e de sua intercessão eficaz. Oh, quão glorioso redentor nós temos em Cristo!

Extraído do livreto Cada Dia – 29/12/18

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

ÁGUAS PROFUNDAS


    Não me arraste das águas, nem me trague a voragem, nem se feche sobre mim a boca do poço. - Salmo 69.15

As fábricas de veículos esportivos gostam de mostrar os seus produtos em situações extremas. No alto de grandes montanhas, onde aparentemente nenhuma camionete poderia subir, ou em um atoleiro tão intransponível que você precisaria de um helicóptero para atravessar. Eles querem que pensemos que seus veículos são invencíveis.
Por isso, achei até engraçado o aviso, em letras miúdas, que estava em uma propaganda recente de um automóvel esportivo. A foto mostrava o carro atravessando um rio ameaçador, com a água na altura dos faróis. O aviso dizia: “Atravessar águas profundas pode causar danos que anulam a garantia do veículo.”
Águas profundas são um problema, não somente para carros, mas também para nós. Ao percorrermos as estradas da vida, nos encontramos muitas vezes rodeados por oceanos de sofrimento ou pelo quebrar das ondas de relacionamentos rompidos. Precisamos de ajuda.
Os escritores dos Salmos nos falam dessa necessidade de sermos ajudados. Eles disseram que “O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação” (9.9), “...me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha” (27.5). Aqui não tem aviso. Atravessar águas profundas não vai afetar a nossa garantia espiritual. Deus sempre estará conosco para garantir a Sua ajuda.
Você está em águas profundas? Estenda o braço e agarre a mão misericordiosa de Deus. - Dave Branon

Quando os problemas são difíceis, deixe que Deus assuma o controle.

Pão Diário Mulheres – 04/jan

REDENTOR, ASCENSÃO TRIUNFANTE


Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu de seus olhos” (Atos 1.9).

Aquele que desceu da glória para morrer por nós, ascendeu à glória para reinar sobre nós. Sua ascensão é o selo de sua vitória e a garantia da nossa redenção. Quais implicações depreendemos de sua ascensão? Primeira, significa que sua obra redentora foi plenamente realizada. Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação. Seu sacrifício foi perfeito, completo e eficaz. Todo o preço da nossa redenção foi pago.
Segunda, significa que Ele enviou o Espírito Santo para estar para sempre com a igreja. Ele disse que precisava ir para o Espírito Santo vir. Ele subiu e o Espírito Santo desceu e desceu para ficar para sempre com a igreja, a fim de guiá-la a toda a verdade, santificá-la, dotando-a de dons espirituais e revestindo-a de poder para cumprir sua missão.
Terceira, significa que Ele está à destra do Pai, intercedendo por nós. Ele, que concluiu o seu sacerdócio na terra, como nosso substituto, agora continua seu sacerdócio no céu, intercedendo por nós, como nosso Advogado. Quarta, significa que Ele voltará em glória para julgar os vivos e mortos e reinar para sempre com sua igreja. Ele colocará todos os seus inimigos debaixo dos seus pés e, então, entregará o reino ao Deus e Pai, a fim de que Ele seja tudo em todos.

Extraído do livreto Cada Dia – 28/12/18

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

REGOZIJAI-VOS SEMPRE NO SENHOR

Regozijai-vos sempre no Senhor,
outra vez digo, regozijai-vos.
Filipenses 4.4

Alegre-se, minha alma, você tem um grande Salvador! Ele é
JEOVÁ EL SHADDAI, o Senhor Todo-poderoso e Todo-suficiente!

Que, pois, é Jeová El Shaddai, para mim?
É Ele o meu Deus, o Princípio e o Fim;
Profeta e meu Rei, Sacerdote sem par;
O meu Sacrifício, Cordeiro e Altar;
Juiz, Advogado, Testemunha fiel,
O meu Fundamento, e Amigo, e Emanuel;
Ele é o meu Resgate e o meu Redentor;
A minha Esperança e o meu Salvador;
Meu Guia e meu Mestre; Ele é a minha Paz,
E Luz, e Caminho, e Expiação veraz!

Sim, mais é Jeová El Shaddai, muito além –
Meu Guarda e Pastor, Vingador meu também;
É meu Conselheiro, meu Sol, Capitão,
É Rocha bem firme, e é meu Galardão;

Farol pela noite, e é Sombra de dia;
Tesouro, Verdade e Sabedoria;
É o meu Lugar Forte, Repouso e Abrigo,
Meu alto Refúgio de todo perigo;
Ele é minha Força, momento a momento.
E dia por dia Ele é o meu Sustento

E mais é Jeová El Shaddai, Ele é tudo –
Ele é o meu Descanso, Ele é o meu Escudo;
Meu Pão e minha Água; Porta, Habitação;
Ele é a Estrela d’Alva e a Ressurreição;
É minha Videira, Rosa de Sarom,
Meu Lírio do Vale e Irmão terno e bom;
É o Homem na Glória, meu Intercessor;
O meu Bem-Amado e Esposo, e Senhor!
Sim, tudo acho em Cristo Jesus, e sem fim,
Pois Deus O fez ser tudo em tudo pra mim!
Traduzido

Extraído do livro Mananciais no Deserto – Lettie Cowman 28/12

SUA RESSURREIÇÃO VITORIOSA


Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15.20).

O nosso glorioso Redentor é a ressurreição e a vida. Ele derramou sua alma na morte, mas a morte não pôde detê-lo. Ele matou a morte com sua morte ao ressuscitar dentre os mortos e arrancou o aguilhão da morte ao triunfar sobre ela. Agora a morte não tem mais a última palavra. A sepultura não é nosso último endereço. A morte foi tragada pela vitória e, na consumação dos séculos, será lançada no lago de fogo. Aqueles que creem em seu nome não precisam mais temer a morte.
Agora podemos declarar: “Para mim viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1.21). Morrer é deixar o corpo e habitar com o Senhor (2 Coríntios 5.8). Morrer é partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor (Filipenses 1.23). Morrer é bem-aventurança, pois é descansar das fadigas (Apocalipse 14.13). A morte dos santos é preciosa aos olhos de Deus (Salmo 116.15).
No novo céu e na nova terra, na nova Jerusalém, na Casa do Pai não haverá luto, nem pranto nem dor. Lá não haverá cortejo fúnebre nem urna mortuária. A morte retirará para sempre suas mãos geladas de sobre nós, pois ela mesma será lançada no lago de fogo, enquanto nós, com um corpo incorruptível, imortal, glorioso, poderoso e celestial, semelhante ao corpo da glória de Cristo, reinaremos para sempre com o nosso glorioso Redentor.

Extraído do livreto Cada Dia – 27/12/18

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

SENTAI-VOS AQUI, ENQUANTO EU VOU ALI ORAR

Sentai-vos aqui, enquanto Eu vou ali orar.
Mateus 26.36

É uma experiência difícil ser conservado no fundo da cena numa hora de crise. No jardim do Getsêmani, oito dos onze discípulos foram deixados sem fazer nada. Jesus foi adiante orar; Pedro, Tiago e João foram junto para velar; os demais ficaram sentados na retaguarda, à espera. Penso comigo que aquele grupo na retaguarda se queixou. Estavam no jardim, só isto. Eram como quem está num jardim mas não pode ajudar no cultivo de suas flores. era um tempo de crise, um tempo de tempestade e angústia; mas não lhes era permitido cooperar em nada.
Nós já temos passado por essa experiência de desapontamento. Surgiu, quem sabe, uma grande oportunidade para servir a Cristo. Alguns foram mandados para a frente da batalha; alguns foram mandados para o meio. Mas fomos postos na retaguarda. Quem sabe se por uma doença que veio; quem sabe se por uma questão de necessidade financeira; quem sabe se por maledicência; o fato é que fomos deixados para trás, e nos sentimos tristes. Não enxergamos por que razão teremos sido excluídos dessa participação na vida cristã. Parece-nos injusto que, se nos foi permitido entrar no jardim, não nos seja apontada ali uma tarefa.
Aquiete-se, minha alma, as coisas não são como você supõe! Você não está excluída de participação na vida cristã. Pensa que o jardim do Senhor tem lugar só para os que estão em pé ou andando? Não! Ele tem um lugar reservado aos que são levados a sentar-se.
Quando passar por essa experiência, lembre-se de que não está posto de lado! Lembre-se de que é Cristo quem diz: o seu lugar no jardim também foi consagrado a você. Ele tem um nome especial. Não é o lugar do combate nem o lugar da vigília, mas o lugar da espera. Há vidas que vêm a este mundo, não para fazer grandes obras ou suportar grandes fardos, mas simplesmente para ser. São como as flores do jardim do Getsêmani que não tiveram missão ativa: nunca fizeram parte de uma grinalda; nunca ornaram uma mesa; nem foram notadas por Pedro, Tiago ou João. Mas alegraram os olhos do Senhor Jesus. Por seu simples perfume, por sua simples beleza, trouxeram-Lhe alegria; simplesmente por sua presença fragrante ali no vale, animaram o coração do Mestre. Você não tem que murmurar, se é uma dessas flores. – Selecionado

Extraído do livro Mananciais no Deserto – Lettie Cowman
26/12

O REDENTOR, A MORTE SUBSTITUTIVA


Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15.3).

Aquele menino que nasceu em Belém veio ao mundo para morrer. Como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi imolado na cruz para, com seu sangue, nos remir para Deus. Como pastor veio para dar a vida pelas suas ovelhas. Ele mesmo disse: “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas” (João 10.11). Ele veio ao mundo para dar sua vida em resgate do seu povo, de tal forma que sua morte foi vicária, substitutiva.
Ele morreu em nosso lugar, em nosso favor. Ele não morreu como um mártir. Não morreu porque foi vítima do poder de Roma. Não morreu porque Judas o traiu. Pedro o negou, o Sinédrio o prendeu nem porque Pilatos o sentenciou. Ele morreu porque o Pai o entregou por amor e Ele a si mesmo se deu por nós. Ele morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras.
Pela sua vida cumpriu a lei que violamos. Pela sua morte satisfez a justiça divina que ultrajamos. Pela sua morte Ele nos reconciliou com Deus. Pela sua morte somos declarados justos diante do tribunal de Deus. Aquele, portanto, que está em Cristo é declarado justo diante do tribunal de Deus. Nossos pecados foram lançados sobre Ele e sua justiça foi imputada a nós. Sua morte nos trouxe vida e vida eterna. Ele morreu a nossa morte para vivermos a sua vida.

Extraído do livreto Cada Dia – 26/12/18

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Hoje É Natal


Estamos no mês de dezembro. Há mais de um mês começou a correria do Natal. O comércio animado, tudo se colorindo, as lojas enfeitadas e, como sempre, o Papai Noel se torna uma das principais atrações. Algumas reportagens sobre as vendas mostram mães que gastam até 800 reais numa boneca e uma delas chega a dizer que vai estourar o orçamento, mas que vai valer a pena. Eu gostaria de saber: “O que vai valer a pena? O que o povo está comemorando?”
Você pode estar se perguntando o por quê da minha dúvida, e eu lhe respondo: “Natal” quer dizer “nascimento” e, até agora, ninguém mencionou o aniversariante. Uma parte dos cristãos acha que não se deve comemorar o Natal. Eu faço parte dos que acham que o Natal deve ser comemorado sim, e com muito amor! Por que eu penso desta maneira? Porque é a data em que se comemora o nascimento de Jesus, o Messias. Eu sei, como qualquer cristão, que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, mas sei também o que todos deveriam saber, que a história do menino da manjedoura não termina com os magos do Oriente trazendo-lhe presentes e adorando-o. Pelo contrário, esse era apenas o início desta história.
Jesus se fez homem como qualquer outro, sem jamais perder a sua divindade. Mesmo sendo o carpinteiro, nunca deixou de ser Deus. Exerceu o seu ministério como profeta, sacerdote e mestre. Era humilde e cheio de compaixão pelos sofredores. Mas, acima de tudo isso, era o nosso Salvador prometido e, ao tempo determinado pelo Pai, obedientemente entregou-se como cordeiro mudo à morte humilhante na cruz.
Comemore sim, um Natal lindo e maravilhoso, mas com o aniversariante presente! Comemore o verdadeiro Natal dedicando toda a sua alegria e gratidão ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, deixando que ele esteja em seu coração, seguindo os seus ensinamentos e, mesmo nos momentos mais difíceis, sinta a alegria da sua presença.
Pense sempre: “Hoje é Natal!” E, se deixar que ele permaneça em seu coração, todos os dias serão Natal!

                                                      Autor desconhecido

REDENTOR, O SOL DA JUSTIÇA


Mas para vós outros, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas...” (Malaquias 4.2).

Naquela noite em Belém da Judeia, nascia o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas. Aquele menino enfaixado em panos e deitado na manjedoura era o criador do universo, o doador e sustentador da vida, o Filho de Deus, o Salvador do mundo. Sendo o sol da justiça, e tendo luz em si mesmo, é a luz que vinda ao mundo ilumina todo homem. Sendo a luz do mundo, todo aquele que o segue jamais andará em trevas. Sendo o sol da justiça, onde sua luz chega, chega também a salvação.
Ele é a nossa justiça. Sendo Ele justo, morreu pelos injustos para que, por sua justiça, os injustos que nele creem, sejam declarados justos diante do justo tribunal de Deus. A salvação não é resultado de nossa justiça, pois está maculada pelo pecado. A Escritura chega a afirmar que as nossas justiças não passam de trapo de imundícia aos seus olhos. Jesus, porém, tomou o nosso lugar e, como nosso substituto, levou sobre si o nosso pecado e morreu em nosso lugar, outorgando-nos sua completa e perfeita justiça.
Agora, todo aquele que crê em seu nome é declarado justo diante de Deus. Está quites com a lei de Deus. Não pesa mais sobre ele nenhuma condenação. Portanto, o Natal é a verdade gloriosa de que o sol da justiça já raiou e com Ele veio nossa eterna e gloriosa salvação.

Extraído do livreto Cada Dia – 25/12/18

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

NATAL


      Estive pensando no Natal que se aproxima. Sempre por esta época, é que se percebe como um ano passa rápido e, consequentemente, a vida. Creio que isto acontece com todos. Com uma pequena parte, quando o ano chega ao fim é uma sensação de vitória , de realização. Mas para a grande maioria, ano após ano, são perdas, situação financeira cada vez pior, entes queridos, vitimados pela violência, as doenças, as enormes filas nos hospitais, postos de saúde e também nas escolas públicas para os que precisam de uma vaga para seus filhos. Tudo isso, resultado da corrupção sugando os recursos destinados aos pobres e necessitados. Mais mendigos dormindo nas calçadas ou debaixo dos viadutos, mais crianças de rua, de mãos estendidas. Adolescentes se prostituem por fome, para levar algum dinheiro para casa ou por drogas. Enfim, nada para se comemorar.
       Nos países onde as leis são determinadas por ditaduras, a situação é mundialmente reconhecida como injusta. Já nos países onde se diz haver uma democracia, parece ser diferente, mas apenas aparentemente. Mil promessas são feitas durante campanhas eleitorais, mudam-se os governantes, mas a situação continua a mesma. Em qualquer lugar do mundo o que prevalece mesmo é o egoísmo, o desamor e o poder massacrando o fraco. Se você conhece bastante a história da humanidade, dirá: – Isto não é novidade. Sempre foi assim e sempre será. Mas se quiser conhecer a palavra de Deus, saberá que os olhos do Senhor estão sobre, maus e bons e por isso a mais de 2.000 anos, pela sua promessa, tivemos a oportunidade de uma nova vida. Para isso uma criança foi gerada pelo Espírito Santo, nasceu num estábulo em meio aos animais, foi colocada em uma manjedoura, porque não havia lugar para ela numa hospedaria. Recebeu o nome Jesus. Cresceu como um ser humano pobre e comum. Mas ao tempo determinado pelo Pai, se manifestou ao mundo. Fez milagres, curou enfermos, expulsou demônios, perdoou pecados e alimentou famintos. Ensinou-nos a amar a Deus sobre todas as coisas, a nosso próximo como a nós mesmo e a orar pelos nossos inimigos. Mas acima de tudo, veio para ser o nosso Salvador, dando sua vida na cruz para que tenhamos a vida eterna. Mude sua vida, dando hoje lugar a Jesus Cristo, o Messias, aceite-o como seu Salvador, pratique seus ensinamentos e comemore o Natal 365 dias por ano, pois “Todo dia será Natal, se Cristo morar em seu coração”.
Autor desconhecido

REDENTOR, FILHO DO ALTÍSSIMO


Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu Pai” (Lucas 1.32).

O Natal anuncia que o filho de Maria não nasceria de uma relação ordinária, mas de uma intervenção extraordinária do Espírito Santo. Este desceria sobre ela e o poder do Altíssimo a envolveria com a sua sombra e o ente Santo que dela nasceria seria chamado Filho de Deus. O texto em destaque mostra duas verdades sublimes sobre Jesus.
Primeira. Ele é o Filho do Altíssimo. É eternamente gerado do Pai, da mesma substância, Deus de Deus, Luz de Luz. Tem os mesmos atributos e realiza as mesmas obras. Ele desceu da glória e nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Aquele que nasceu de uma virgem, foi colocado numa manjedoura, trabalhou numa carpintaria, morreu numa cruz, foi sepultado e deixou sua tumba vazia é o Filho de Deus e está assentado nas alturas, acima de todo principado e potestade, de onde virá em glória para buscar sua igreja.
Segunda, Ele é o herdeiro do trono de Davi. Seu reino é eterno. Seu reino domina de mar a mar. Ele é o soberano Senhor dos céus e da terra. Tudo está sujeito a Ele. Ele governa soberanamente sobre anjos, homens e demônios. Diante dele se prostra todo joelho nos céus, na terra e debaixo da terra. Porque a si mesmo se humilhou, o Pai o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome.

Extraído do livreto Cada Dia – 24/12/18

domingo, 23 de dezembro de 2018

DÁDIVA DO NATAL


Encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
Lucas 2.12

Uma pessoa recebe um presente. Ela admira a embalagem de papel colorido e a linda fita que o envolve. Ela agradece efusivamente a quem a presenteou e diz que o presente é muito bonito. Mas não abre a embalagem. Contente, deixa o embrulho em cima da mesa da mesma maneira como o recebeu. Não diríamos nós que isto é uma tolice? E essa atitude não torna o presente inútil?
Natal é a celebração do maior de todos os presentes jamais visto e oferecido por alguém e para alguém. Deus é o Doador. Ele nos mandou Seu presente na forma de um bebê. Todos gostam de um recém-nascido, não é verdade? Ele é adorável, delicado, gracioso? Vamos olhar para Ele deitado na humilde manjedoura. É difícil encontrar alguém que não goste de um bebê. E ninguém faz objeção ao Jesus menino. Nenhum dos poderosos deste mundo ficaria preocupado se Jesus fosse sempre assim, um bebê – nem os líderes religiosos, nem Herodes, nem mesmo o Diabo.
Aqueles que celebram o Natal somente pelo nascimento de uma criança, celebram o Natal dos tolos. É absolutamente essencial olhar além do Natal. Devemos ver o bebê que se tornou menino, que se tornou homem, que foi crucificado, ressuscitou, subiu ao céu, e retornará como Juiz de todos os viventes.
Precisamos rasgar o papel, abrir o pacote, examinar o presente! Deus ofertou este presente para tirar os pecados do mundo, “para que todo o que nEle crer não morra, mas tenha vida eterna” (João 3.16).

Extraído do livreto Cada Dia - 25/12/00

REDENTOR, O CORDEIRO SUBSTITUTO


“… Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1.29).

Uma estrebaria é um lugar adequado para o nascimento de um cordeiro. E foi ali que Ele nasceu. Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele é o cordeiro suficiente para uma só pessoa (Gênesis 22). Jesus é o cordeiro suficiente para uma família (Êxodo 12). Jesus é o cordeiro suficiente para uma nação (Isaías 53). Ele é o cordeiro suficiente para o mundo inteiro (João 1.29). O cordeiro imolado na Páscoa era um símbolo dele. O cordeiro sacrificado diariamente no templo era uma representação dele. Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo.
Não há redenção fora de seu sangue. Não há perdão fora de sua graça. Só Ele pode salvar. Em todo o mundo não há outra provisão para a redenção do pecador. Só Ele tem poder para tirar o pecado do mundo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados e pelos do mundo inteiro. Ele é o cordeiro procurado, encontrado e adorado, o cordeiro que foi morto, mas está vivo pelos séculos dos séculos.
Ele é o cordeiro que morreu e com o seu sangue nos comprou para Deus. Ele é o cordeiro que está assentado no trono e venceu para abrir o livro e desatar-lhe os selos. Ele conduzirá a história à sua consumação. Ele é digno de receber a honra, a glória e o pelos séculos dos séculos. Diante dele todo joelho deve se dobrar!

Extraído do livreto Cada Dia – 23/12/18

sábado, 22 de dezembro de 2018

ALVO BEM DEFINIDO

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando
para as que estão diante de mim, prossigo para o
alvo, pelo prêmio da soberana vocação de
Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3.13,14

Naturalmente, no inicio do ano, as pessoas costumam planejar o futuro, buscar novidades e estabelecer metas para melhorar nas áreas profissional, familiar, material e espiritual. Entretanto, as nossas propostas e perspectivas para o futuro devem consistir em objetivos sólidos, claros, bem definidos e fundamentados nos princípios da Palavra de Deus, para termos sucesso.
Isto implica, entre outras coisas, esquecermos os fatos ruins do passado, olhando para frente, melhorando cada vez mais como pessoas e como profissionais e ter atitudes mais coerentes com aquilo que almejamos, a fim de prosperarmos e atingirmos nossos alvos.
Vale a pena lutar por nossos sonhos e nossos relacionamentos. Vale a pena crescer e contribuir para que outros também cresçam. Mas, para isso, convém projetar o amanhã e planejar nossas ações, definindo metas, técnicas, métodos e estratégias.
Tenha objetivos concretos, claros e bem definidos, planeje com cuidado suas ações, certo de que alcançará suas metas, pois tem a fonte de todo o poder em sua vida, o Espírito Santo, garantindo-lhe sabedoria, provisão, vitória e prosperidade em tudo quanto você fizer. Ele o ajudará a realizar seus sonhos e a alcançar um futuro melhor.

Extraído do livro Palavra de Vitória 2 – 01/01/09

O REDENTOR, O MEDIADOR


Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2.5).

Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e os colocou no Jardim do Éden, mas nossos pais pecaram e jogaram toda a raça humana num estado de rebelião contra Deus. Mas, Deus, sendo rico em misericórdia, procura o homem rebelde para reconciliar-se com Ele, providenciando-lhe o mediador. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. Jesus é o único que sendo Deus e homem reconcilia o homem com Deus.
Ele desceu do céu para nos levar da terra ao céu. Sendo Deus se fez homem para nos fazer filhos de Deus. Somente por meio dele podemos nos achegar a Deus. Tentar ir a Deus usando outro caminho é um engano fatal. Pedro, Paulo e Maria não podem interceder por nós ou serem mediadores entre nós e Deus. Jesus não é um entre os muitos mediadores, Ele é o único mediador entre Deus e os homens. Ele não é um entre vários caminhos, Ele é o único caminho.
Só Ele tem o poder para salvar. Só nele temos pleno perdão e redenção. Somente Ele é competente para nos tomar pela mão e nos conduzir até Deus. Ele é o novo e vivo caminho para Deus. Por meio dele temos livre acesso à presença de Deus. O próprio Deus nos reconciliou consigo mesmo por intermédio de Cristo. Ele é a ponte que nos liga a Deus, o caminho para o céu, a porta de entrada à presença de Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 22/12/18

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

ACALANTO


E Maria ficou lembrando todas essas coisas; pensava muito nelas 
e ia guardando tudo no coração. Lucas 2.19

Dorme, criança, dorme que a noite está fria e contempla o teu rosto sereno. Fecha agora teus olhos, breve eles verão a miséria do mundo e as dores dos que vivem sós, doentes e perdidos.
Não chores, meu meigo menino, eis o seio de tua mãe para a tua fome. O leite materno é doce e perfumado como a rosa, mas um dia beberás o cálice amargo das nossas dores, o vinho tinto dos nossos pecados. E haverás de matar a fome do mundo com tua carne e teu sangue, pão e vinho para muitos que hão de ouvir teus ensinos e crer.
Ouve, criança, o galo que canta na noite distante. Será que ouviu o teu choro? Será que ele pensa que a aurora já chegou? Talvez ele cante sem saber o motivo, como testemunho da tua luz entre os homens. Um dia ele cantará a negação dos homens, numa noite triste e escura.
Olha, o burrinho já dorme. Viu como seu olhar é sereno e amigo? Pesos e cargas carrega o burrinho, tem a força que não sabemos medir. Um dia ele te levará como rei pela cidade santa, mas Tu levarás sobre ti o peso dos pecados da humanidade.
Dorme em teu berço de palha, meu santo menino. Que artesão trabalhou a madeira e deu forma à manjedoura? Só tu sabes, menino, em teu silêncio divino, onde as mãos humanas encontram as mãos do destino. Uma cruz te espera, quem será o carpinteiro? Abrirás os teus braços e teu amor nos abraçará.

Extraído do livreto Cada Dia

REDENTOR, AMIGO DOS PECADORES


E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles” (Lucas 15.2).

O título “amigo dos pecadores” foi dado a Jesus pelos seus adversários. Queriam impor-lhe uma marca negativa. Inobstante, colocaram-no numa posição de honra. É isso mesmo: Jesus é amigo dos pecadores! Ele não veio ao mundo para julgar, mas para salvar. Ele não veio para condenar o pecador, mas para oferecer-lhe perdão. Como médico, não veio para os que julgam sãos, mas para aqueles que reconhecendo-se doentes, buscam nele a cura.
Jesus, com ternura incomparável, recebeu pecadores e publicanos e comeu com eles. Os proscritos da sociedade podiam achegar-se a Ele. Os rejeitados pelos homens encontravam nele abrigo. Todo aquele que vem a Ele, trazido pelo Pai, não é lançado fora. Por amor de nós, desceu até nós, não para sentir nojo de nós, mas para nos resgatar das trevas para a luz, da escravidão para a liberdade, da morte para a vida.
A pecadora, que caiu aos seus pés para lavá-los com suas lágrimas, encontrou nele perdão e salvação. O homem desenganado pela doença, com seu corpo carcomido pela lepra, foi tocado compassivamente por Ele, e curado do seu mal. Ainda hoje, Jesus continua sendo o amigo dos pecadores, a esperança dos desesperançados, o único que pode libertar perdoar e salvar. Corra para seus braços. Ele é o amigo dos pecadores!

Extraído do livreto Cada Dia – 21/12/18

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

PAZ NA TERRA ENTRE OS HOMENS


Glória a Deus nas alturas, paz na terra,
boa vontade para com os homens!
Lucas 2.14

Hoje é um dia especial. Véspera de Natal. Dia de trocarmos presentes com nossos amigos e familiares, e participarmos de mesas fartas. Que presente você planeja dar a Jesus neste dia? Você já pensou nisso? Você já convidou o verdadeiro aniversariante para participar com você desse banquete?
Aproveite este dia e faça uma aliança especial com o Dono da festa. Ofereça a Ele o seu coração. Adore-o, como adoraram os anjos em seu nascimento. Se puder, cante juntamente com eles: “Glória a Deus nas alturas; paz na terra aos homens de boa vontade”. O dia do nascimento de Jesus Cristo foi cercado de glória e resplendor.
Bênção e honra, e glória, e majestade, e força e domínio, e poder sejam para Aquele que está assentado no trono. De eternidade a eternidade. Ele existe para todo o sempre. Não façamos festa com o fermento da maldade, mas com os asmos da sinceridade.
Ore a Deus pedindo que lhe conceda o prazer de comemorar o Natal com um coração puro. Afaste-se das mesas fartas onde há hipocrisia. Prefira a simplicidade, o amor fraternal e acima de tudo o amor ágape, o amor insuperável, o amor de Cristo.

Pensamento: Regozije-se com o fato de o Deus imortal
ter nascido para que os homens mortais
pudessem viver na eternidade
C. H. Spurgeon

Extraído do livro Palavra de Vitória – 24/12/08

O REDENTOR, REVELADOR DE DEUS


Ele é a imagem do Deus invisível...” (Colossenses 1.15).

Jesus veio ao mundo para nos revelar Deus. Ele, sendo Deus, possui os mesmos atributos e realiza as mesmas obras de Deus. Nas palavras do credo Niceno, Ele é Deus, Luz de Luz, coigual, coeterno e consubstancial com o Pai. O apóstolo Paulo diz que nele habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade (Colossenses 2.9). O autor da carta aos Hebreus diz que Ele é o resplendor da glória e a expressão exata do seu ser (Hebreus 1.3).
O apóstolo João diz que vimos nele a glória como do unigênito do Pai (João 1.14). O próprio Jesus diz: “Eu e o Pai somos um” (João 10.30). Disse ainda: “Quem me vê a mim, vê o Pai” (João 14.9). Jesus é o revelador de Deus, a expressão exata do ser de Deus. Se quisermos saber quão grandioso é Deus, devemos olhar para Ele. Se quisermos ver quão misericordioso é Deus, devemos, outrossim, olhar para Jesus. Ele, diferentemente dos profetas que enfatizavam alguns dos atributos de Deus, veio para revelar todos os atributos de Deus em seu esplendor máximo.
Aquela criança envolta em panos e deitada na manjedoura era o criador e sustentador do universo. Aquele menino, que conversava com os doutores no templo, era o Salvador do mundo. Aquele homem que morreu na cruz, ressuscitou e voltará gloriosamente é o Filho de Deus, o nosso glorioso Redentor.

Extraído do livreto Cada Dia – 20/12/18

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL

Ele [Jesus] salvará o Seu povo dos seus pecados.
Mateus 1.21

Para muitos, o Natal é sinônimo de presentes e de confraternização. Após uma grande ceia, que geralmente começa à meia-noite, parentes que não se vêem o ano todo aproveitam para unir a família e relembrar os bons momentos juntos. Isto proporciona muita alegria e muito regozijo, o que é bastante saudável. Mas não se deve esquecer o real sentido do Natal.
Por trás do apelo que existe nesta data, temos como real motivo de celebração do nascimento de Jesus, o Filho de Deus, que veio ao mundo com a missão de resgatar a humanidade do pecado e garantir-lhe a salvação.
Jesus cresceu, cumpriu este plano divino e retornou ressurreto para reinar ao lado do Pai. Entretanto, é maravilhosos saber que Cristo continua conosco. Podemos gozar da companhia dEle todos os dias. É este favor imerecido que nos motiva a permanecer correndo a carreira proposta por Deus rumo às nossas vitórias, visando sempre à vida eterna.
Não nos esqueçamos de render glórias e honras ao Senhor neste precioso dia. Jesus quer cear e fazer parte dessa comunhão familiar não só hoje, mas durante os 365 dias do ano.
Feliz Natal!
Extraído do livro Palavra de Vitória 2 – 25/12/09