sábado, 27 de março de 2021

AUTOCOMISERAÇÃO

 “Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver” (Jonas 4.3).

Ao ser frustrado em sua vontade de ver o povo de  Nínive, a violenta e perigosa capital do império Assírio, perecer, o profeta Jonas parte para autocomiseração e passa a ter pena de si mesmo, mais uma vez como um indivíduo de sua religiosidade havia cegado o seu entendimento. Ao testemunhar o agir de Deus em meio àquela nação, Jonas, ao invés de celebrar, pede a Deus por sua morte.

Isso é um reflexo da maneira como ele enxergava a situação e continuava a se perceber superior ao povo de Nínive. Ainda hoje nós corremos o risco de cometermos o mesmo erra todas as vezes que julgamos aqueles que estão ao nosso redor sobre suas atitudes sem antes mapearmos as motivações de nossas próprias atitudes.

Muitas vezes podemos até ter uma postura ética e um comportamento correto, porém, a nossa motivação é completamente equivocada. Isso acontece quando fazemos ou eixamos de fazer algo, ou por medo do Deus Todo-Poderoso ou por querermos negociar com o Senhor e garantir por meio de nossas atitudes que o Pai Celestial realize o desejo do nosso coração. O nosso relacionamento com Deus deve ser construído na base do amor com o qual fomos amados por Ele primeiro, amor revelado em Cristo Jesus. Que possamos transbordar esse amor sobre todos aqueles que estão ao nosso redor.

Extraído do livreto Cada Dia – 27/03/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário