sexta-feira, 26 de março de 2021

DEUS COMPASSIVO

 

“Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo… cheio de amor e que promete castigar mas depois se compadece.” (Jonas 4.2).

Ainda em seu movimento de indignação contra Deus por causa de sua religiosidade, diante de sua incapacidade de perceber a graça de Deus mesmo que há pouco tempo tenha sido alvo dela ao não ter padecido no ventre do peixe, mesmo depois se ter se negado a seguir a missão que Deus lhe havia confiado, o profeta Jonas se dirige ao Deus Criador de todas as coisas de maneira depreciativa, porém, apontando atributos verdadeiros a respeito do caráter do soberano Senhor do Universo.

Jonas queria a condenação do povo de ninivita por causa de sua inclinação ao pecado e ao mal, todavia o que a história de Jonas nos ensina é que em nada Jonas se diferenciava daquele povo. Ele também tinha um coração inclinado ao mal e carecia copiosamente da graça e das misericórdias do Deus eterno para não ser consumido pelo pecado.

A conclusão de Jonas é que Deus é misericordioso e compassivo e isso deve alegrar tremendamente o nosso coração, pois é somente por isso que o nosso fim não é catastrófico. É somente pela misericórdia e pela graça divina que podemos ser trazidos de volta à comunhão com Deus por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo. Que possamos reconhecer a misericórdia e a compaixão de Deus e que possamos aprender delas e refleti-las em todos os nossos relacionamentos.

Extraído do livreto Cada Dia – 26/03/21


Nenhum comentário:

Postar um comentário