“Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu...” (Jonas 1.12)
Vendo que o caos era uma realidade e que ele não conseguiria sair ileso das consequências de suas decisões, o profeta Jonas reconhece sua culpa diante dos marinheiros daquele navio e se dispõe a se sacrificar para que aquela situação fosse aplacada e houvesse a possibilidade de uma solução para aquele momento de desespero e angústia diante da violenta tempestade.
Reconhecer a nossa própria culpa nunca é fácil. Afinal de contas, ter de dar o braço a torcer mostrando que estávamos errados é algo que traz humilhação ao nosso coração e nos faz sentir inferiores, em uma posição que não gostamos de estar, o que é ainda mais complexo diante de uma cultura secular que nos faz acreditar que devemos buscar sempre o sucesso e nos sobrepormos aos outros. Porém, para o nosso próprio amadurecimento e saúde emocional, isso é imprescindível.
E você? entende que precisa reconhecer que errou e assumir a culpa por alguma situação? Mesmo não sendo fácil essa decisão é a melhor para tomar, pois trará verdadeira liberdade a você. Mas você não precisa enfrentar esse desafio sozinho. O Senhor Deus é aquele que vai ao seu lado lhe dando forças para tomar a atitude correta. Que o Espírito Santo de Deus abra os seus olhos e capacite você a reconhecer os seus próprios erros.
Extraído do livreto Cada Dia – 07/03/21
Nenhum comentário:
Postar um comentário