domingo, 27 de fevereiro de 2022

LUCAS, O MÉDICO DE ALMAS

 

  “Saúda-vos Lucas,
 o médico amado.” (Colossenses 4.10-14).

Há séculos que os estudantes de medicina recitam na formatura o Juramento de Hipócrates. Parte dele diz: “Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém”. Felizmente, excelentes profissionais levam essa promessa a sério, minimizando a dor e o sofrimento de muitos. Contudo, nem sempre essa é a realidade, pois há aqueles que colocam seus interesses à frente do compromisso e do próximo.

Numa época em que a medicina ainda era incipiente e do domínio de poucos, temos entre os apóstolos e evangelistas o nome de Lucas. Também figura entre os maiores escritores do Novo Testamento, com dois grandes livros, um evangelho e o livro de Atos. Acompanhou boa parte do ministério de Paulo, fez viagens missionárias e muito do que sabemos sobre as primeiras décadas da igreja devemos a ele.

Porém, chama a atenção o seu cuidado especial com Paulo. Sabemos que era doente, como atesta em algumas de suas cartas, logo, precisando de cuidados especiais. Lucas poderia ter priorizado sua carreira profissional, porém, escolheu estar ao lado de alguém que levava uma mensagem que curava almas e não somente o corpo. Que o exemplo de Lucas nos inspire a sermos engenheiros, advogados, vendedores e professores amados.

Extraído do livreto Cada Dia – 27/02/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário