quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

O QUE REALMENTE IMPORTA

 

    “[...] o Senhor não vê como vê o homem. O homem
 vê o exterior, porém o Senhor, o coração.” (1 Samuel 16.7b).

As regras, convenções e protocolos sociais ajudam a manter uma sociedade coesa e minimamente organizada. No entanto, essa estrutura colabora para regular apenas os aspectos exteriores da convivência social. O problema é que, por vezes, valorizamos mais o exterior do que o essencial. Posição social, formação acadêmica, relacionamentos influentes entre outros.

Quando o profeta Samuel foi enviado por Deus para ungir o futuro rei de Israel esteve diante de uma situação em que os aspectos exteriores falavam muito em um possível candidato, Eliabe, o filho mais velho de Jessé. Porém, a advertência divina foi específica quanto ao que importa aos olhos de Deus: Deus não vê como o homem, pois ele olha para o coração, a sede do nosso ser, afetos e motivações, enquanto nós, facilmente nos deixamos convencer por aquilo está somente ao alcance dos olhos.

Este relato bíblico nos ensina ao menos duas preciosas lições quanto aos nossos relacionamentos. A primeira diz respeito aos que estão à nossa volta, quando valorizamos ou nos afastamos somente pelo que aparentam, pelo que têm ou ostentam. A segunda se refere a nós mesmos, quanto ao que buscamos ou com o que nos importamos, ou seja, com que alimentamos o nosso coração, o que realmente importa diante de Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 02/02/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário