domingo, 13 de fevereiro de 2022

O CAMINHO POR EXCELÊNCIA

 

    “E eu passo a mostrar-vos ainda
 um caminho sobremodo excelente.” (1 Coríntios 12.31).

Amor é uma das palavras mais ricas do vocabulário, mas, que por conta do seu alcance, acaba esvaziada em si mesma. Muito se escreveu e se escreve sobre o amor, seja em poesias, canções, filmes e livros. Enfim, como não há limite para se falar sobre o amor, logo, dentre as possibilidades, nos deteremos em uma apenas: a renúncia que legitima o amor.

Ao discorrermos sobre essa renúncia na prática do amor nos referimos à atitude desinteresseira em nossos atos para com o próximo, ou seja, tudo o que fizermos e todas as nossas motivações têm apenas o nosso semelhante como objetivo. Esse é o amor abnegado, quando não esperamos receber nada em troca. Isso diz respeito tanto ao nosso relacionamento com Deus quanto com os que estão à nossa volta, independentemente da relação que temos com eles.

É deste tipo de amor que Jesus fala, que Paulo descreve em 1 Coríntios 13 e para o qual João aponta em sua primeira carta. Este amor não faz cálculos políticos sobre o retorno de suas ações, não se preocupa em ser reconhecido e não considera o próximo como devedor por ter sido objeto do amor. A fé e a esperança um dia passarão por se concretizarem, mas o amor não; jamais terá fim, pois nos acompanhará pela eternidade, sendo o padrão dos relacionamentos no reino futuro de Cristo.

Extraído do livreto Cada Dia – 13/02/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário