sábado, 30 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É PROVADA

 

     “O caminho de Deus é perfeito; a Palavra do Senhor é provada; Ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (Salmo 18.30).

O salmista afirmou que a Palavra de Deus é provada, ela traz o selo da fidelidade de Deus, que cumprirá cada uma das suas promessas. O reformador João Calvino disse: “Descansemos seguros de que Deus realmente se mostrará íntegro para conosco, visto que ele prometeu ser o guardião e defensor de nosso bem-estar, e sua promessa é verazmente definida e infalível”.

Assim como o ouro purificado em altas temperaturas fica livre das impurezas e se transforma num metal nobre, a Palavra de Deus também é provada, nela não existe impureza, é o santo sopro de Deus. Segundo o site Google o “Inmetro é o órgão federal responsável por informar à sociedade sobre os detalhes referentes aos diversos produtos disponíveis no mercado. A presença do selo do Inmetro atesta que o produto foi fabricado de forma a respeitar e atender aos requisitos de uma norma ou regulamento técnico”.

O Inmetro é o órgão que aprova os produtos vendidos no Brasil e, para aprová-los, todos precisam passar por rigorosas provas e só depois de muitos testes o produto é considerado liberado para ser vendido. Podemos afirmar que o produto foi provado para ser aprovado. A Palavra de Deus tem o selo da fidelidade e da autoridade do próprio Deus, ela foi provada e aprovada e está apta a realizar a sua obra.

Extraído do livreto Cada Dia30/04/22

sexta-feira, 29 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É ALIMENTO

 

    “Jesus, porém, respondeu: Está escrito:  Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4.4).

Jesus permaneceu quarenta dias no deserto onde nada comeu e nada bebeu. Foram quarenta dias de intensa intimidade com o Pai. Após o período de jejum e oração, Jesus teve fome e Satanás apareceu para oferecer ao Mestre uma solução simples: transformar pedras em pães. Aparentemente não havia nenhum problema nisso, afinal, Jesus é o Filho de Deus e tem todo o poder, contudo, as condições para tal milagre eram indecentes.

O Mestre respondeu com firmeza que jamais faria isso, tinha um compromisso com a Palavra que era o seu verdadeiro alimento. Entre ter fome física e permanecer fiel à Palavra e matar a fome física e desobedecer a Palavra, Jesus preferiu ficar com a obediência à Palavra. Jesus não tinha de provar nada.

O Salvador resistiu a Satanás porque estava alimentado com o pão do céu, estava cheio do Espírito Santo e em profunda comunhão com o Pai. O pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes disse: “A Bíblia é a espada do Espírito. Nada de racionalizações: o que eu penso, o que eu acho, o que as pessoas pensam. Jesus disse: Está escrito! A única arma que Jesus usou para vencer o diabo foi a Palavra de Deus”. A Palavra de Deus é o verdadeiro alimento que satisfaz a alma humana, o pão vivo que Deus nos deu. A Palavra de Deus alimenta de forma perfeita, completa e absoluta.

Extraído do livreto Cada Dia29/04/22


quinta-feira, 28 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É PENETRANTE

 



Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais 
cortante do que qualquer espada de dois gumes...” (Hebreus 4.12).

Quando menino atirava com arco e flecha, contudo, o arco e as flechas eram frágeis, seu poder de penetração era muito pequeno, os resultados eram pífios, não conseguia penetrar no corpo de uma simples rolinha. Quando me tornei adulto comprei um arco profissional com flechas feitas de fibra de carbono que, quando atiradas, tinham potencial para atravessar até o corpo de um grande animal.

A Palavra de Deus é poderosa, extremamente afiada e quando é atirada tem força suficiente para penetrar no mais duro e resistente coração. Ela penetra nos ossos mais robustos e chega até a medula mais profunda. O teólogo norte-americano John Piper disse: “Falando em termos práticos, quando lemos ou ouvimos a Palavra de Deus, sentimos que ela penetra em nós mesmos. O efeito deste penetrar é revelar se há espírito ou não. Existe medula e vida em nossos ossos? Ou somos apenas um esqueleto sem medula viva? Existe espírito ou somente alma? 
A Palavra de Deus penetra fundo o suficiente para nos mostrar a verdade de nossos pensamentos e motivos, e o nosso próprio eu”

Não existe nenhum pecador, por mais duro, frio e insensível que seja, que não possa ser penetrado pela Palavra de Deus, pois o corte e o poder da Palavra de Deus são feitos na medida exata para perfurar corações endurecidos.

Extraído do livreto Cada Dia – 28/04/22




quarta-feira, 27 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É AFIADA

 

    “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais
 cortante do que qualquer espada de dois gumes....” (Hebreus 4.12).

Sou filho de pais lavradores e vivi a minha infância e adolescência na roça. Muitas vezes acompanhei meu pai cortando madeira com um machado. Outras vezes eu mesmo usei uma foice para roçar os pastos. O que tornava o nosso trabalho mais fácil era uma ferramenta bem afiada. Quanto mais afiado era o machado ou a foice mais fácil ficava nosso trabalho.

O escritor de Hebreus afirma que a Palavra de Deus é como uma espada de dois gumes, uma espada extremamente afiada que tem a capacidade de cortar os mais duros ossos e penetrar até a mais sensível medula. A Palavra de Deus é perfeitamente afiada para tal finalidade. O pastor norte-americano John Piper disse: “O principal ensino desta afirmativa é que a Palavra de Deus revela o nosso verdadeiro eu. Somos espirituais ou naturais? Somos nascidos de Deus e estamos espiritualmente vivos? Ou enganamos a nós mesmos e ainda estamos espiritualmente mortos? Os pensamentos e propósitos de nosso coração são espirituais ou apenas naturais? Somente a Palavra de Deus pode discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

A Palavra de Deus tem o poder de penetrar nas entranhas profundas do ser, vencendo a dureza dos ossos, revelando os segredos escuros e escondidos das nossas entranhas. Ao fazer isso, produz transformação interior.

Extraído do livreto Cada Dia – 27/04/22

terça-feira, 26 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É EFICAZ

 

  “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz...e
 penetra até ao ponto de dividir alma e espírito...” (Hebreus 4.12).

Nossos dicionários definem eficaz como aquilo “que produz o efeito esperado; que dá resultado, que não falha; em que há segurança e validade; que consegue persuadir”. Assim, aprendemos que eficaz é aquilo tem a capacidade de realização positiva e saudável de qualquer situação. O pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes escreveu: “A Palavra de Deus é poderosa e sempre cumpre os propósitos para os quais foi designada. A Palavra de Deus é o bisturi de um cirurgião que descobre os mais delicados nervos do corpo humano”.

escritor de Hebreus relata que ela é viva e eficaz. Com isso, afirma que ela tem o poder e a capacidade infalíveis de produzir aquilo que afirma produzir: gerar vida. A Palavra de Deus é a única fórmula capaz de produzir vida, por isso ela é eficaz. A Palavra de Deus pode transformar nossa vida, pode curar nosso ser, pois é eficaz e faz com que vejamos a bendita graça do Pai. O poder da Palavra é tão grande que muda realidades, modifica o nosso interior, a nossa mente e o nosso coração. Para isso basta nos abrirmos a ela.

A Palavra de Deus é o santo antídoto do próprio Deus que é aplicado no coração do pecador pela obra do Espírito Santo e é eficaz para curá-lo do seu estado de pecado e trazê-lo para a vida e vida abundante.

Extraído do livreto Cada Dia – 26/04/22

segunda-feira, 25 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É VIVA

 

     “Porque a Palavra de Deus é viva....e é apta para
 discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4.12).

O escritor da carta aos Hebreus afirmou de forma clara e categórica que a Palavra de Deus é viva; ela produz vida. Somente pode produzir vida quem tem vida, por isso que ela é viva, pois é a Palavra de Deus, a Palavra que sai da boca de Deus e Deus é a essência real e absoluta da própria vida. O pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes disse: “A Palavra de Deus é viva e tem vida em si mesma. Ela é o sopro do próprio Deus, e não uma coletânea de doutrinas e preceitos”.

A Palavra de Deus tem esse poder intrínseco de produzir vitalidade, ela é poderosa para gerar vida no coração do pecador, pois o pecador está morto espiritualmente em seus delitos e pecados e somente o poder da Palavra de Deus pode regenerá-lo, fazê-lo nascer novamente. A teologia sistemática chama isso de conversão.

Outras ciências produzem conhecimento, conteúdos importantes, formam profissionais brilhantes em várias áreas, contudo, nenhuma delas, pode converter. Somente a Palavra de Deus, aplicada pelo Espírito Santo, pode gerar vida. A Palavra não apenas produz vida como também vivifica, fortalece, faz crescer, desenvolve e mantém vivo. Quanto mais nos alimentamos da Palavra de Deus mais vida será produzida em nós. A Palavra de Deus vai mortificando a velha natureza e vivificando a nova natureza. Que bênção!

Extraído do livreto Cada Dia – 25/04/22

domingo, 24 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS EQUIPA

 

   “A fim de que o homem de Deus seja perfeito e 
perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3.17).

O objetivo da Palavra de Deus é equipar o cristão, os filhos de Deus, a viverem uma vida plena de frutos que honre e glorifique ao Senhor, abençoe o próximo e contribua para o crescimento do Reino de Deus. O cristão precisa cumprir os mandatos que Deus estabeleceu: cultural, social e espiritual, e para que ele possa cumprir a sua missão precisa ser devidamente equipado com os instrumentos oferecidos pela Palavra de Deus.

William Hendriksen, teólogo holandês, disse: “O ideal a ser alcançado é deveras glorioso! O poder para alcançá-lo vem de Deus. Daí, que Timóteo permaneça firme. Que ele permaneça na doutrina genuína, aplicando-a sempre que se lhe depare a oportunidade”.

Russell Champlin, pastor norte-americano, relata: “O homem de Deus deve ser equipado espiritualmente, através de sua dedicação a Cristo, mediante as sagradas escrituras. E isso é uma operação constante, que emana da natureza de sua experiência e de seu caráter espiritual, conforme o modo perfeito o indica”. Como uma universidade equipa seu aluno a ser um profissional preparado para exercer a sua profissão de forma plena, eficaz e produtiva, assim também a Palavra equipa o cristão a viver a sua vida de forma plena e frutífera para Deus sendo, por onde passa, um verdadeiro abençoador, luz do mundo e sal da terra.

Extraído do livreto Cada Dia – 24/04/22

sábado, 23 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É EDUCATIVA

 

      “Toda a Escritura é inspirada por 
Deus e útil para o ensino...” (2 Timóteo 3.16).

O apóstolo Paulo ensina que a Palavra de Deus é educativa e ensina o crente que foi transformado a viver na justiça. Aquele pecador imoral, imundo, sujo, grosso, estúpido é transformado numa pessoa justificada e se torna puro, limpo, educado, fino, dócil. As obras da carne foram mortificadas e o que prevalece a partir de então em seu comportamento é o fruto do Espírito Santo.

Paulo ensina que a Palavra de Deus é como uma universidade que educa pessoas para exercerem suas devidas profissões; desta forma, a Palavra é a universidade de Deus que educa o crente a exercer de forma plena, saudável e frutífera a sua nova identidade em Jesus Cristo.

O teólogo holandês William Hendriksen escreveu: “O mestre deve preparar o seu povo. Cada cristão necessita ser disciplinado, de modo que prospere na esfera onde a vontade santa de Deus seja considerada normativa. Este é o caráter da educação na justiça”. A Palavra de Deus, toda ela, toda a revelação, a escritura na sua totalidade, têm esse poder de educar o cristão, aquele que foi regenerado, convertido, justificado e adotado no rol dos filhos de Deus para que ele seja cada vez menos parecido consigo mesmo e mais parecido com Jesus Cristo. Sua velha natureza vai sendo mortificada e a nova vai sendo vivificada pelo poder da Palavra.

Extraído do livreto Cada Dia – 23/04/22

sexta-feira, 22 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É CORRETIVA

 

      “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para
 o ensino, para a repreensão, para a correção....” (2 Timóteo 3.16).

O apóstolo Paulo ensina que a Palavra de Deus mostra o caminho correto a ser seguido, ensina a verdadeira doutrina, e também tem o papel de refrear, de alertar quanto ao caminho errado. Agora Paulo vai nos ensinar que a Palavra corrige nossos caminhos. Ela tem o poder de nos tirar do caminho errado em que nos encontramos e nos trazer para o caminho correto.

O pastor batista brasileiro Luciano Peterlevitz relata: “A Escritura é inspirada e útil para a correção. O termo aqui denota restauração a um estado correto. Se repreensão enfatiza o aspecto negativo da obra pastoral, a correção enfatiza o lado positivo. O pecador deve não só ser advertido a abandonar a vereda errada, como também ser guiado na vereda certa ou reta”.

A Palavra tem a função positiva de trazer o pecador arrependido de volta ao caminho correto, pois a Palavra não apenas aponta os erros, como também mostra aquilo que é certo, ela é muito mais positiva do que negativa, seu objetivo é fazer com que o crente viva de forma que honre e glorifique a Deus. Essa é a ideia de corretiva. A Palavra age como um GPS, que quando o motorista se afasta do seu trajeto, imediatamente corrige a rota e o traz novamente ao caminho certo. Que grande bênção termos nossos caminhos corrigidos pelo poder da Palavra de Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 22/04/22

quinta-feira, 21 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É REFREATIVA

 

      “... e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” 2 Timóteo 3.16

O apóstolo Paulo está descrevendo as virtudes da Palavra de Deus e a sua real e verdadeira utilidade. Ele queria que o jovem pastor Timóteo tivesse profundo apego às verdades da Palavra. Paulo afirma que a Palavra de Deus tem o poder de repreensão, isso significa que ela atua na vida do crente como um freio, como um sinal de alerta, ela mostra o que não é correto, o que não está certo e, por isso, deve ser evitado.

O pastor norte-americano Russell Champlin disse: “As Escrituras nos repreendem devido às nossas transgressões; elas têm uma função corretiva aplicável às ações morais. As Escrituras repreendem e corrigem os ensinamentos falsos e os seus mestres, assim como também advertem sobre o pecado”. Paulo disse: “E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável para praticarem coisas inconvenientes” (Rm 1.28).

Paulo está dizendo que eles desprezaram o conhecimento de Deus e por isso Deus tirou o freio e os entregou ao seu próprio arbítrio. O conhecimento de Deus se dá por meio da Palavra, eles desprezaram a Palavra de Deus e ao a desprezarem ficaram sem freios e passaram a praticar coisas inconvenientes, erradas, pecaminosas. Somente a Palavra tem esse poder de frear o pecado no coração do pecador.

Extraído do livreto Cada Dia – 21/04/22

quarta-feira, 20 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É INSTRUTIVA

 

     “Toda a Escritura é inspirada por 
Deus e útil para o ensino...” (2 Timóteo 3.16).

O apóstolo Paulo elogiou o jovem pastor Timóteo pelo ensino recebido “e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Tm 3.15) e ao fazer isso destacou que Timóteo poderia se tornar sábio somente como resultado da ação poderosa da Palavra de Deus, pois a Palavra de Deus é útil para o ensino; ela é instrutiva.

O pastor norte-americano Russell Champlin disse: “As Escrituras Sagradas não visam satisfazer a curiosidade da teologia especulativa, mas foram escritas para serem aplicadas à vida diária. Nisso é que reside a sua utilidade”. O poder instrutivo da Palavra de Deus é prático, transformador e salvador, ela instrui o pecador transformado na correta doutrina, em contraste com qualquer simples instrução, ela ensina sobre si mesma. Ela é a Palavra poderosa que saiu dos lábios de Deus.

A Palavra de Deus é instrutiva porque ela revela Deus, revela a obra salvadora de Deus e revela o real estado de pecado, miséria e perdição em que vive o pecador e, ao fazer isso, se mostra como sendo o único caminho que conduz o pecador à salvação eterna por meio do sacrifício, morte e ressurreição de Jesus. É instrutiva porque ensina o que verdadeiramente é útil ao ser humano: a salvação eterna por meio de Cristo Jesus.

Extraído do livreto Cada Dia – 20/04/22

terça-feira, 19 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É INSPIRADA

 

     “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para
 o ensino, para a repreensão, para a correção...” (2 Timóteo 3.16).

O apóstolo Paulo estava destacando as virtudes do jovem pastor Timóteo e, ao fazê-lo, ensina o valor de permanecer firme na Palavra que ele recebeu ainda quando criança de sua avó Loide e de sua mãe Eunice, pois a Palavra de Deus é inspirada pelo Senhor, logo, procede da boca do próprio Deus. O pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes relata: “As Escrituras não são fruto da elucubração humana, mas da revelação divina. Elas não provêm da descoberta humana, mas do sopro divino. Toda a autoridade das escrituras depende exclusivamente da sua origem divina”.

Quando Paulo disse que a Palavra de Deus é inspirada, estava afirmando que ela foi soprada por Deus, isso significa que veio de dentro de Deus, do seu interior, do seu ser. Ela é a Palavra de Deus porque foi soprada por Deus. A inspiração das Escrituras ensina que a Bíblia tem sua origem em Deus, é de Deus, pertence a Deus, foi dada por Deus. Que grande bênção recebermos do próprio Deus esse manual de instrução.

A teologia afirma que inspiração “é a influência sobrenatural do Espírito Santo como um sopro, sobre os escritores da Bíblia, capacitando-os a receber e transmitir a mensagem divina sem mistura”. Então inspiração é o meio pelo qual Deus capacitou os santos escritores a receberem a revelação dada por ele.

Extraído do livreto Cada Dia – 19/04/22

segunda-feira, 18 de abril de 2022

A PALAVRA É FORTALECEDORA

 

    “...Senhor, rocha minha
 e redentor meu!” (Salmo 19.14).

O reformador João Calvino disse que esse versículo expressa o desejo do rei Davi em ter a sua vida fortalecida pelo poder da Palavra: “Davi pede, ainda mais expressamente, que fosse fortificado pela graça de Deus e, portanto, capacitado a viver uma vida reta e santa”. Ele encerra o salmo que destaca os atributos da Palavra de Deus com uma súplica sincera e profunda. Seu desejo denota um coração transformado, limpo, lavado e purificado pelo poder da Palavra de Deus.

Davi deseja agora que sua vida seja agradável diante de Deus e compreendeu com clareza que o Senhor era a sua rocha e o seu redentor. Calvino completa: “Aqui está a substância deste versículo: Rogo-te, ó Deus, não só que eu seja guardado de precipitar-me em atos carnais de transgressão, mas também de moldar minha língua e meu coração para a obediência da lei”.

O salmista conclui sua oração afirmando que estava firmado não em sua natureza frágil e propensa ao pecado, mesmo depois de restaurada e liberta pela Palavra de Deus, mas na fidelidade e na firmeza do Senhor, sua rocha e seu redentor. O pastor australiano Allan Harman disse: “O salmo se abre com a ideia de os céus falando. Ele termina com o salmista rogando que suas palavras fossem agradáveis ao Senhor”. Que a Palavra nos fortaleça para vivermos para a glória de Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 18/04/22

domingo, 17 de abril de 2022

PALAVRA DE DEUS É LIBERTADORA

 

   “...então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão” (Salmo 19.13).

O rei Davi pediu que sua vida fosse guardada da soberba, não queria ser dominado por impulsos pecaminosos do seu coração, não queria se tornar um escravo de seus próprios desejos malévolos. Sabia que uma vez recebendo a bênção da proteção de Deus por meio da sua Palavra, ele se tornaria uma pessoa liberta de seus erros e pecados e poderia ser um homem irrepreensível.

O reformador João Calvino disse: “Davi atribui à assistência espiritual de Deus a bênção de preservá-lo inocente; e dependendo dela, ele confiadamente se assegura da vitória sobre todos os exércitos de Satanás. Ele reconhece que, a menos que seja assistido por Deus, será submerso num imenso lodaçal e precipitado como que em um infindável abismo de perversidade. Pois ele diz que socorrido por Deus, ficará limpo, não de uma ou de duas faltas, mas de muitas”.

A Palavra de Deus tem o poder de trazer libertação ao pecador. Jesus Cristo afirmou: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8.32). A verdade nada mais é do que a Palavra de Deus. Aprendemos que é por intermédio da Palavra que experimentamos a libertação verdadeira, pois ao restaurar a alma do pecador ela o liberta do seu estado de pecado e de miséria e o traz do reino das trevas para o reino da maravilhosa luz de nosso Senhor Jesus.

Extraído do livreto Cada Dia – 17/04/22

sábado, 16 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É PROTETORA

 

   “Também da soberba guarda o teu
 servo, que ela não me domine...” (Salmo 19.13).

O rei Davi sabia que seu coração era propenso ao pecado. Ele era um homem que tinha intimidade com Deus e que conhecia de forma clara a sua própria natureza. Davi tinha conhecimento das verdades da Palavra de Deus tanto por conhecer o Pentateuco como por sua própria intimidade com o Senhor. Ele sabia que a qualquer momento poderia ceder aos desejos e impulsos da sua carne e sabia que se isso acontecesse seria levado a cometer pecados graves contra Deus, pecados que aliás ele os cometeu, como seu adultério com Bate-Seba, o assassinato de Urias e sua soberba ao ordenar o levantamento do censo.

Davi sabia que somente a Palavra de Deus poderia guardar sua mente e seu coração de cometerem tais pecados. Por isso ele escreveu: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmo 119.11). Davi está pedindo que seu coração seja guardado e sua vida seja protegida pela Palavra para não se tornar soberbo.

O reformador João Calvino disse: “Pelo verbo guardar ele notifica que tal é a natural propensão da carne para pecar, que mesmo os próprios santos seriam imediatamente impelidos ou precipitados de ponta cabeça no pecado, não fosse Deus, por sua própria vigilância e proteção, guardá-los”. A Palavra de Deus é a única arma que nos protege e nos guarda de pecar contra Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 16/04/22

sexta-feira, 15 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É REVELADORA

 

   “Quem há que possa discernir as próprias
faltas? Absolve-me das que me são ocultas” (Salmo 19.12).

A Palavra de Deus tem o poder de revelar que somos tão fracos que sequer conseguimos examinar nossa própria consciência. Não conseguimos perceber as nossas próprias faltas, os nossos próprios erros, pois quando julgamos a nós mesmos nos julgamos perfeitos, contudo, quando temos nosso coração transformado pela Palavra de Deus e os nossos olhos iluminados pela luz da sua Palavra, percebemos as sujeiras nas malhas da nossa alma.

O reformador João Calvino disse: “Não basta considerar o que a doutrina da lei contém; devemos também olhar para dentro de nós, a fim de vermos quão pouca obediência temos exercido para com a lei”. Somente a Palavra de Deus nos capacita a olhar para dentro de nós mesmos de forma imparcial, e aí perceber o quanto precisamos que a justiça de Cristo seja a nós imputada para que possamos ter os pecados perdoados tanto os que cometemos de forma consciente como os que são ocultos.

O teólogo australiano Allan Harman relata: “Sua súplica é por perdão mesmo pelos pecados de inadvertência. Tem de haver sensibilidade de coração diante do Senhor, de modo a podermos orar essa oração com Davi. A verdadeira resposta à sua verdade é buscar purificação mesmo diante das faltas não óbvias aos nossos olhos”. Guiados pela Palavra de Deus tenhamos revelado o nosso coração.

Extraído do livreto Cada Dia – 15/04/22

quinta-feira, 14 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS ADMOESTA

 

   “Além disso, por eles se admoesta o teu servo;
 em os guardar, há grande recompensa” (Salmo 19.11).

Davi, rei de Israel, está dizendo que sua vida, suas ações, enfim, aquilo que ele é e aquilo tudo o que ele faz são diretamente afetados, impulsionados, guiados e dirigidos pelo poder da Palavra de Deus. Segundo o dicionário “admoestar é a ação de avisar alguém da incorreção de seu modo de agir e pensar.” Davi se deixava admoestar pela Palavra de Deus, permitia que suas ações fossem controladas pelos ensinos da Palavra, por todas as verdades que ele já descreveu nos versículos anteriores

O reformador João Calvino disse: “Davi reconhece que toda e qualquer prudência que tivesse em regular e moldar sua vida corretamente, ele se sentiria endividado em relação à lei de Deus”. Deus ordenou a Moisés que ensinasse o povo de Israel a obedecer aos juízos, estatutos e mandamentos do Senhor. Afirmou que a bênção de Deus sobre a vida de cada pessoa, família e de todo o Israel seria resultado direto da obediência aos mandamentos do Senhor.

Davi está ensinando que quando nos deixamos admoestar pelos ensinos da Palavra de Deus, quando vivemos de acordo com a Palavra e guardamos os mandamentos do Senhor isso implica em recompensa. Que nosso viver seja guiado pela Palavra de Deus todos os dias e em todos os nossos caminhos. Assim, seremos abençoados e abençoadores.

Extraído do livreto Cada Dia – 14/04/22

quarta-feira, 13 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS ILUMINA

 

    “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração;
 o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos” (Salmo 19.8).

Ainda que vivamos numa sociedade cheia de luzes a iluminar nossas casas, ruas, praças, comércios, escolas, universidades, igrejas e tantos outros lugares, ainda que haja tanta luz trazida pelo conhecimento e pelas múltiplas informações que encharcam nossas mentes todos os dias, mesmo assim o ser humano continua nas trevas, na escuridão. A verdadeira luz somente Deus pode oferecer.

O reformador João Calvino disse: “Os homens, com toda a sua astúcia, são cegos, sempre vagueando nas trevas, até que volvam seus olhos para a luz da doutrina celestial”. Jesus afirmou aos escribas e fariseus, depois que abriu os olhos do cego de nascença, que eles é que eram cegos, pois tinham conhecimento, tinham religião, mas ainda tateavam nas trevas dos próprios pecados.

Jesus é a Palavra de Deus encarnada, por isso afirmou: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8.12). Somente a Palavra de Deus tem o poder de iluminar os nossos olhos. Longe da Palavra de Deus poderemos ver perfeitamente com os olhos da carne, mas estaremos cegos com os olhos da alma. Mas aqueles que foram transformados em seus corações pelo poder da Palavra são iluminados e podem ver perfeitamente com os olhos físicos e com os olhos da alma.

Extraído do livreto Cada Dia – 13/04/22

terça-feira, 12 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS TRAZ ALEGRIA

 

    “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração;
 o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos” (Salmo 19.8).

Alegria é muito mais do que um sorriso estampado no rosto. Alegria é fruto do Espírito Santo, o que implica em contentamento, em satisfação, em paz de consciência. Uma pessoa alegre é uma pessoa satisfeita em todas as áreas da sua vida.

O reformador João Calvino disse: “Os estatutos de Deus alegram o coração. Isso implica que não há outra alegria que seja verdadeira e sólida senão aquela que procede de uma boa consciência. Sem dúvida, a fonte da qual a genuína paz de consciência flui é aquela fé que graciosamente nos reconcilia com Deus”. Tudo isso somente é possível pelo poder transformador da Palavra de Deus e quando essa transformação acontece no coração do pecador o resultado é a verdadeira alegria.

Calvino disse ainda: “Esta alegria é posta em oposição a todas as fascinações e prazeres do mundo, os quais são um engodo letal, atraindo as desditosas almas à sua perdição eterna, mas a observância da lei de Deus, ao contrário, produz no homem perene e genuína alegria”. A verdadeira alegria é resultado direto da obra de Deus no coração do pecador, que, uma vez transformado pelo poder renovador da Palavra de Deus, tem seus pecados perdoados, tem sua vida inundada pelo fruto do Espírito Santo e sua consciência tranquilizada pela graça salvadora de Jesus Cristo.

Extraído do livreto Cada Dia – 12/04/21

segunda-feira, 11 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS DÁ SABEDORIA

 

   ...o testemunho do Senhor é fiel
 e dá sabedoria aos símplices” (Salmo 19.7).

O pecado conseguiu embrutecer o homem, pois por conta de nossa natureza pecaminosa nos tornamos pessoas ignorantes. No Salmo 14 o autor afirma que aquele que diz que não há Deus é néscio, louco e ignorante. Somos por natureza pessoas sem sabedoria. O reformador João Calvino disse: “O entendimento é o dote mui excelente da alma, e Davi nos ensina que ele se deriva da lei, pois somos naturalmente destituídos dele”. Ainda que exista grande conhecimento no mundo, muitas pessoas bem formadas, bem educadas, com grande formação acadêmica, com muitos diplomas, muitos cursos de pós-graduação, contudo, falta sabedoria, pois conhecimento não é sinônimo de sabedoria.

O salmista afirma que é a fidelidade da Palavra de Deus que produz sabedoria no ser humano. Assim, sábio é aquele que é restaurado pelo poder da Palavra; sábio é todo aquele que tem a vida dirigida pelos ensinos da Palavra de Deus.

O autor do Salmo 119 afirmou que era mais sábio do que os mais velhos porque meditava na Palavra de Deus. A Palavra de Deus tem esse poder de transformar a pessoa simples, aquela que não tem nenhuma formação, aquela pessoa ignorante, em alguém sábio. A Palavra de Deus pode fazer aquilo que a educação não é capaz de fazer: tornar a pessoa simples numa pessoa sábia.

Extraído do livreto Cada Dia – 11/04/21

domingo, 10 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS RESTAURA

 

    “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” (Salmo 19.7).

Qualquer pessoa, por mais incrédula que seja, reconhece os efeitos desastrosos que o pecado trouxe para toda a humanidade. Nossas confissões de fé são claras e franca são franca em ensinar sobre a depravação total, afirmando que o ser humano foi atingido pelo pecado em todas as áreas da sua vida. Nascemos em pecado e quanto mais adultos vamos ficando mais visíveis se tornam os efeitos do pecado em nossa vida. Nascemos com um defeito de fábrica e a única forma de mudar isso é pelo poder restaurador da Palavra de Deus.

O reformador João Calvino se expressou assim sobre o tema da restauração da alma: “Ao dizer que a alma é restaura, ele faz alusão ao miserável estado em que todos nós nascemos. Indubitavelmente, ainda sobrevivem em nós alguns resquícios da primeira criação, portanto, necessário se faz que Deus empregue a lei como antídoto para restaurar-nos à pureza”.

Todos estão mortos em seus delitos e pecados e somente pelo poder da Palavra de Deus o ser humano pecador pode ser restaurado, pode nascer de novo, pode ser regenerado, pode ser mudado de um pecador morto em delitos em pecados para um filho de Deus limpo e lavado no sangue do Cordeiro. Que fantástico poder tem a Palavra de Deus, o poder de nos trazer a vida novamente pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Extraído do livreto Cada Dia – 10/04/22

sábado, 9 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É DESEJÁVEL

 

    “São mais desejáveis do que ouro,
 mais do que muito ouro depurado...” (Salmo 19.10).

Segundo os dicionários a palavra desejável significa: “aquilo que pode ser objeto de aspiração do corpo ou do espírito”. 
O rei Davi afirma que a Palavra de Deus deve ser o objeto mais desejável do nosso corpo e do nosso espírito. Ela deve ser mais desejável do que o ouro puro e mais desejável do que o mel mais doce e saboroso que possamos encontrar.

O reformador João Calvino se expressou assim: “O salmista agora enaltece a lei de Deus, tanto em função de seu valor quanto de sua doçura. Essa recomendação depende das recomendações apresentadas nos versículos anteriores; pois as muitas e grandes vantagens que ele está justamente agora a enumerar devem merecidamente levar-nos a considerar a verdade celestial como o mais elevado e o mais excelente tesouro, e a desprezar, quando com ele comparado, todo o ouro e prata do mundo”.

O pastor australiano Allan Harman disse: “A seção se conclui com a certeza de quão preciosa e doce é a Palavra de Deus. Ela é muito mais valiosa do que o ouro purificado; é muito mais doce do que o mel. Para os habitantes do mundo antigo, que não possuíam açúcar em abundância, não havia nada mais doce do que o mel”. Davi afirma que a Palavra de Deus é mais preciosa do que o mais precioso ouro e é mais doce do que o mais doce mel, por isso a Palavra de Deus é a mais desejável.

Extraído do livreto Cada Dia – 09/04/22