sábado, 23 de abril de 2022

A PALAVRA DE DEUS É EDUCATIVA

 

      “Toda a Escritura é inspirada por 
Deus e útil para o ensino...” (2 Timóteo 3.16).

O apóstolo Paulo ensina que a Palavra de Deus é educativa e ensina o crente que foi transformado a viver na justiça. Aquele pecador imoral, imundo, sujo, grosso, estúpido é transformado numa pessoa justificada e se torna puro, limpo, educado, fino, dócil. As obras da carne foram mortificadas e o que prevalece a partir de então em seu comportamento é o fruto do Espírito Santo.

Paulo ensina que a Palavra de Deus é como uma universidade que educa pessoas para exercerem suas devidas profissões; desta forma, a Palavra é a universidade de Deus que educa o crente a exercer de forma plena, saudável e frutífera a sua nova identidade em Jesus Cristo.

O teólogo holandês William Hendriksen escreveu: “O mestre deve preparar o seu povo. Cada cristão necessita ser disciplinado, de modo que prospere na esfera onde a vontade santa de Deus seja considerada normativa. Este é o caráter da educação na justiça”. A Palavra de Deus, toda ela, toda a revelação, a escritura na sua totalidade, têm esse poder de educar o cristão, aquele que foi regenerado, convertido, justificado e adotado no rol dos filhos de Deus para que ele seja cada vez menos parecido consigo mesmo e mais parecido com Jesus Cristo. Sua velha natureza vai sendo mortificada e a nova vai sendo vivificada pelo poder da Palavra.

Extraído do livreto Cada Dia – 23/04/22

Nenhum comentário:

Postar um comentário