-
“... e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” 2 Timóteo 3.16
O apóstolo Paulo está descrevendo as virtudes da Palavra de Deus e a sua real e verdadeira utilidade. Ele queria que o jovem pastor Timóteo tivesse profundo apego às verdades da Palavra. Paulo afirma que a Palavra de Deus tem o poder de repreensão, isso significa que ela atua na vida do crente como um freio, como um sinal de alerta, ela mostra o que não é correto, o que não está certo e, por isso, deve ser evitado.
O pastor norte-americano Russell Champlin disse: “As Escrituras nos repreendem devido às nossas transgressões; elas têm uma função corretiva aplicável às ações morais. As Escrituras repreendem e corrigem os ensinamentos falsos e os seus mestres, assim como também advertem sobre o pecado”. Paulo disse: “E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável para praticarem coisas inconvenientes” (Rm 1.28).
Paulo está dizendo que eles desprezaram o conhecimento de Deus e por isso Deus tirou o freio e os entregou ao seu próprio arbítrio. O conhecimento de Deus se dá por meio da Palavra, eles desprezaram a Palavra de Deus e ao a desprezarem ficaram sem freios e passaram a praticar coisas inconvenientes, erradas, pecaminosas. Somente a Palavra tem esse poder de frear o pecado no coração do pecador.
Extraído do livreto Cada Dia – 21/04/22
Nenhum comentário:
Postar um comentário