domingo, 27 de dezembro de 2020

O MEDO DAS FOBIAS

 

    “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço e te ajudo...” (Isaías 41.10).

O medo é o sentimento mais democrático no ser humano. Pode provocar desequilíbrio emocional e revelar vários sintomas como taquicardia, boca seca, tremores, dificuldade de respirar, sudorese e ansiedade. Há pessoas que vivem prisioneiras no cipoal do medo. Há muitas fobias que drenam nossas forças. Há pessoas que lidam com ágorafobia, medo de lugares abertos, e outros que enfrentam claustrofobia, medo de lugares fechados. Há aquelas que têm medo da luz, fotofobia, e aquelas que têm medo da escuridão, nictofobia.

Muitos têm medo de altura, acrofobia; medo de falar em público, glossofobia; medo de sangue, hematofobia; medo de andar de avião, aerofobia; medo de morrer, tanatofobia; medo de animais, zoofobia; medo de água, hidrofobia; medo de tomar decisões, decidofobia.

Quais são os seus medos e as suas fobias? Em virtude de Deus nos conhecer melhor do que nós mesmos, Ele ordena: “Não temais”, ou seja, não tenham medo. Podemos vencer nossos medos sabendo que Deus nos criou, nos formou, nos remiu, nos chamou pelo nome e nos fez sua herança. Ele conhece nossa estrutura frágil e, a despeito disso, nos ama e cuida de nós. Você não precisa viver prisioneiro do medo, você pode descansar no cuidado amoroso de Deus.

    Extraído do livreto Cada Dia – 27/12/20

Nenhum comentário:

Postar um comentário