terça-feira, 23 de novembro de 2021

ARROGANTES PRETENSÕES

 

    “Não te glories do dia de amanhã,
 porque não sabes o que trará à luz” (Provérbios 27.1).

Em 1588 uma poderosa frota naval deixou a Espanha rumo à Inglaterra. Ela foi batizada de Armada Invencível. O objetivo dos soberanos espanhóis era impor uma fragorosa derrota à rainha Elizabeth I e conquistar a considerada petulante e frágil nação protestante. A distância era relativamente curta e nada, nem ninguém, poderia se opor a tão poderosa força bélica.

Os espanhóis estavam convictos da vitória, que seria alcançada sem grandes esforços. Porém, uma tempestade destruiu os navios da poderosa nação ibérica causando não só frustração como também o início da derrocada de uma das maiores potências mundiais da época. O episódio citado é apenas uma pequena amostra da limitação humana e sua imensa fragilidade. O homem não possui o controle da vida, não é capaz sequer de prever o que pode ocorrer em questão de segundos.

A vida já fora comparada pelo salmista à relva do campo (Sl 90.3-6), frágil e breve. Portanto, não é possível ao homem afirmar que os planos elaborados, serão executados por completo. Tiago instrui os leitores a abandonarem a soberba e a presunção e a depositarem em Deus toda a sua confiança. 
O correto é afirmar que, segundo a vontade de Deus, faremos isto ou aquilo. Não temos o controle da vida em nossas mãos; ela pertence única e exclusivamente a Deus.

Extraído do livreto Cada Dia – 23/11/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário