“... assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura” (Gênesis 25.34).
Esaú era neto de Abraão, filho de Isaque, irmão de Jacó. Tornou-se um perito caçador e um bom cozinheiro. Por suas habilidades culinárias conquistou a preferência do pai. Desde cedo, Esaú desprezou seu direito de primogenitura. Um dia, numa decisão afobada, vendeu esse direito para Jacó por um prato de lentilhas. Mais tarde, Esaú se casou com mulheres heteias e essas mulheres se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca (Gn 26.34).
Mais tarde, Rebeca chegou a dizer que estava aborrecida da vida por causa dessas noras (Gn 27.46). Esaú, mesmo conhecendo a história dos patriarcas e o propósito de Deus para essa família na história da redenção, deliberadamente abandonou esse legado, para se tornar pai dos edomitas, uma nação idólatra, que se tornou inimiga de Israel ao longo dos séculos. Dois mil anos depois de Esaú, seus descendentes, a família Herodiana, tentou matar Jesus.
A vida é feita de escolhas. Somos o resultado das nossas decisões. Aqueles que tapam os ouvidos à voz de Deus e colocam os pés na estrada sinuosa do pecado, colhem os frutos amargos dessa semeadura insensata. Um fato digno de nota é que nossas decisões hoje vão reverberar nas futuras gerações. Portanto, cuidado com suas escolhas. Seja sábio em suas decisões!
Extraído do livreto Cada Dia – 03/05/21
Nenhum comentário:
Postar um comentário