terça-feira, 18 de maio de 2021

PAIS QUE ENSINAM OS FILHOS

 


Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu 
coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás...” (Deuteronômio 6.6,7).

A educação cristã começa em casa. O papel de educar os filhos não é do Estado nem mesmo prioritariamente da igreja, mas dos pais. Os pais são os primeiros e os mais importantes mestres dos filhos. Cabe-lhes a responsabilidade de transmitir aos filhos as verdades eternas. Porém, o ensino eficaz não é feito apenas transmitindo conceitos, mas fundamentando-os com exemplo.
O exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única forma eficaz de fazê-lo.

Os pais precisam amar a Deus de todo o coração. Só depois estão aptos a ensinar os filhos a amarem a Deus. Os filhos nos observam mais do que nos escutam. Nossas palavras só encontram guarida no coração dos filhos quando eles veem exemplo em nós. O ensino precisa ser perseverante, a fim de inculcá-lo aos filhos. Precisa ser dinâmico, realizado em todos os momentos e em todas as circunstâncias da vida. Precisa ser criativo, com recursos visuais oportunos.

Pais que amam ao Senhor abrem largas avenidas para seus filhos também amarem ao Senhor. Pais comprometidos em semear na vida dos filhos a bendita semente da verdade, colhem abundantemente os doces frutos dessa semeadura. E vocês, pais, têm ensinado seus filhos, com fidelidade, a Palavra de Deus? Seus filhos veem em vocês o exemplo daquilo que ensinam?

Extraído do livreto Cada Dia – 18/05/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário