“Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade” (Salmo 127.4).
Os filhos são herança de Deus. Os pais os recebem para cuidar deles e educá-los nos caminhos do Senhor, mas eles pertencem ao Senhor. Os pais os recebem como recebem uma herança, para cultivá-la em vez de a perder. Por isso, o salmista compara os filhos com flechas nas mãos do guerreiro. O que essa figura sugere?
Primeiro, o guerreiro carrega suas flechas nas costas. Ele não terceiriza esse trabalho. A mãe carrega os filhos no ventre. Os pais carregam os filhos no coração, nos braços e no bolso. Não é biblicamente defensável os pais colocarem filhos no mundo sem poder cuidar deles. A Bíblia ensina a paternidade responsável. Cada guerreiro deve cuidar de suas flechas.
Segundo, o guerreiro carrega as flechas para lançá-las para longe. Os pais preparam os filhos para a vida. Não criam os filhos para si mesmos. O papel dos pais é inculcar nos filhos os valores eternos, ensiná-los a verdade e conduzi-los pelas veredas da justiça e depois lançá-los. Terceiro, o guerreiro lança suas flechas no alvo certo. O guerreiro não desperdiça suas flechas. Assim são os pais. Eles criam os filhos para a glória de Deus. Eles preparam os filhos para o casamento. Eles educam os filhos para que estes transmitam às gerações vindouras os mesmos valores e princípios.
Extraído do livreto Cada Dia – 22/05/21
Nenhum comentário:
Postar um comentário