sábado, 8 de maio de 2021

FILHOS OBEDIENTES

 “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras,
e se te multiplicarão os anos de vida” (Provérbios 4.10)

O livro de Provérbios é um manancial abundantíssimo de instruções familiares. Um dos temas prediletos do sábio é orientar os filhos a obedecer aos preceitos e ditames da sabedoria. A obediência é o caminho mais seguro para o destino da felicidade. Filhos desobedientes tornam-se a tristeza dos pais, colhem os frutos amargos de sua rebeldia e encurtam seus dias sobre a face da terra. A obediência, por outro lado, afasta os filhos do caminho sinuoso do perigo, oferece-lhes o banquete da alegria e ainda multiplica seus anos de vida.

A desobediência aos pais é um dos sinais mais evidentes da decadência de nossa geração. A família é a base de todos os relacionamentos sociais. Se a família estiver em crise, todo o restante do tecido social estará roto. Se a família falhar, a sociedade ficará enferma. Não se constrói uma grande nação sobre a base gelatinosa da rebelião dos filhos aos pais.

Por isso, o sábio faz um apelo aos filhos. A sensatez exige que eles escutem as palavras da sabedoria, a fim de que tenham longevidade e plena felicidade. E vocês, filhos, têm sido obedientes a seus pais? Têm honrado a seus pais? E vocês, pais, têm sido mestres da sabedoria para seus filhos? Pais e filhos precisam se colocar debaixo da autoridade da Palavra de Deus! 

Extraído do livreto Cada Dia  – 08/05/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário