sexta-feira, 14 de maio de 2021

PAI BONACHÃO

 


por que honras a teus filhos mais do que a mim... para 
vos engordardes das melhores das ofertas do meu povo?” (1 Samuel 2.29).

Eli foi juiz e sacerdote de Israel por quarenta anos. Exercia liderança política e religiosa. Cuidava dos assuntos civis e espirituais. Seus filhos Hofni e Finéias cresceram na casa de Deus e se tornaram sacerdotes. Porém, os dois, embora casados, viviam uma vida promíscua. Não respeitavam a Deus nem o culto divino. Eram adúlteros e profanos. Acostumaram-se a tal ponto com o sagrado que já não tinham mais qualquer temor a Deus. Apossavam-se, à força, daquilo que não lhes era de direito. Profanaram a casa de Deus. Adulteravam no altar e pervertiam o culto.

Deus alertou o sacerdote Eli por três vezes acerca da conduta inadequada de seus filhos. Porém, Eli não teve pulso para corrigi-los. Tornou-se um pai frouxo, bonachão e conivente com os pecados dos filhos. O juízo de Deus veio sobre a família de Eli e sobre a nação de Israel. Os filisteus vieram contra Israel, a Arca da Aliança foi roubada, os filhos de Eli morreram na batalha.

Eli, já velho e obeso, ao ouvir as más notícias caiu da cadeira e quebrou o pescoço, e a esposa de Hofni, ao ver todas essas tragédias, entrou em trabalho de parto e também morreu. Antes, porém, deu nome ao filho que nasceu de Icabode, “foi-se a glória do Senhor”. Vocês, pais, têm criado seus filhos na disciplina e na admoestação do Senhor?

Extraído do livreto Cada Dia – 14/05/21

Nenhum comentário:

Postar um comentário