-
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22.6).
Este texto encerra verdades soleníssimas acerca do processo ensino-aprendizagem na família. É digno de nota que o escritor sagrado não diz que devemos ensinar à criança o caminho em que ela quer andar. Hoje, estamos vendo crianças mandando nos pais. Há pais que são reféns das crianças. Pais perdidos vivem à mercê de filhos mimados. Também, o texto não orienta ensinar a criança o caminho que ela deve andar. Ensinar o caminho é apontar a direção, mas sem compromisso com esse ensino. Não basta dizer aos filhos o que crer e o que fazer.
Por isso, o texto é claro: ensina a criança no caminho em que deve andar. Ensinar no caminho é servir de exemplo. É mostrar pelo exemplo. É fazer da criança um discípulo. É caminhar junto, servindo de paradigma. Os pais ensinam mais pelo exemplo do que pelas palavras. Nossas palavras não podem ser desfeitas pelo mau testemunho. Nossos filhos veem mais nossa conduta do que escutam nossos preceitos.
Quando ensinamos a criança no caminho em que ela deve andar, temos uma promessa segura: “ainda quando for velho, não se desviará dele”. Quando cumprimos a nossa parte, Deus mesmo empenha sua palavra em aplicar esse ensino no coração da criança. E vocês, pais, têm cumprido com fidelidade essa orientação da Palavra de Deus?
Extraído do livreto Cada Dia – 26/05/21
Nenhum comentário:
Postar um comentário